Relações étnico-raciais e prática pedagógica na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Camila da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197087
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_68adee8275b5d2aedbcd476917178d11
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197087
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Relações étnico-raciais e prática pedagógica na Educação InfantilRelações étnico-raciaisEducação InfantilracismoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esta pesquisa teve como objetivo analisar como estão sendo implementadas às Diretrizes Curriculares para a educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em uma instituição de Educação Infantil de Florianópolis. Diante dessa questão, são discutidas as relações étnico-raciais dentro de uma sala de aula e como essa temática é abordada na prática pedagógica. Foram priorizados como procedimentos de pesquisa: análise de documentos pedagógicos da instituição, entrevista e observação de um grupo de crianças na faixa etária dos 06 anos de idade. Dialogou-se com estudiosos da área das relações raciais no Brasil como: Munanga (2005), Gomes (2005), Cavalleiro (2012) e Passos (2012). Os resultados desse estudo informam a necessidade do trabalho pedagógico sobre as relações étnico-raciais com as crianças, para um projeto coletivo e uma educação mais justa e democrática. Principalmente porque as crianças se constituem nas interações e estas são permeadas por seus pertencimentos étnico-raciais, de gêneros, de classe, de religiosidade, entre outros.This research has the objective of analise how has been implementaded the Curricular Policies for education of the Ethnic Racial Relations and for education of History and Afro-Brasilian Culture in an institution of childish education in Florianópolis. On this issue are discussed the ethnic-racial relations inside a class and how this theme is approached in the pedagogical practice. It was prioritized how procedures of the research: to analise the pedagogical documents of the institution, interview and to observe a group of children in the age bracket of six years old. It was prioritary dialogued with studious in the area of racial relations in Brasil (Munanga (2005), Gomes (2005), Cavalleiro (2012) e Passos (2012). The results of this study can report the necessity of pedagogical work about the ethnic-racial relations with children for a collective project and a more fair and democratic education. Mostly why the children are formed of interaction and these are permeated for the ethnic-racial belongs, kind, class, religiousness, among others.Florianópolis, SCPassos, Joana Célia dosUniversidade Federal de Santa CatarinaSantana, Camila da Silva2019-07-03T12:40:30Z2019-07-03T12:40:30Z2015-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197087info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-03T12:40:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197087Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-03T12:40:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações étnico-raciais e prática pedagógica na Educação Infantil
title Relações étnico-raciais e prática pedagógica na Educação Infantil
spellingShingle Relações étnico-raciais e prática pedagógica na Educação Infantil
Santana, Camila da Silva
Relações étnico-raciais
Educação Infantil
racismo
title_short Relações étnico-raciais e prática pedagógica na Educação Infantil
title_full Relações étnico-raciais e prática pedagógica na Educação Infantil
title_fullStr Relações étnico-raciais e prática pedagógica na Educação Infantil
title_full_unstemmed Relações étnico-raciais e prática pedagógica na Educação Infantil
title_sort Relações étnico-raciais e prática pedagógica na Educação Infantil
author Santana, Camila da Silva
author_facet Santana, Camila da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passos, Joana Célia dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Camila da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Relações étnico-raciais
Educação Infantil
racismo
topic Relações étnico-raciais
Educação Infantil
racismo
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
2019-07-03T12:40:30Z
2019-07-03T12:40:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197087
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652166739525632