Políticas educacionais para formação continuada de diretoras escolares do município de Regente Feijó-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Josenildo de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini, Francisco, Marcos Vinicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12973
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no município de Regente Feijó-SP tendo como objeto de estudo as Políticas Educacionais para formação continuada de diretoras escolares. O objetivo foi analisar em que medida as atividades de formação continuada, oferecidas às gestoras do município, corresponderam às suas necessidades formativas. Neste estudo, de abordagem qualitativa descritivo-explicativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete diretoras (permaneceram mais tempo na função, no período de 2009 a 2018). As transcrições foram problematizadas por meio do diálogo com literaturas que tenham interface ou assumam o materialismo histórico-dialético como base. O estudo demonstrou que o município de Regente Feijó realizou políticas de formação para as diretoras, mas que prevaleceu um caráter fragmentado de ações e a quase inexistência de consulta às gestoras sobre suas necessidades formativas. Ainda assim, elas valorizaram a formação, numa constante luta por melhoria das condições de trabalho.
id UFGD-8_377ed5540fb186f4e86811aa250f53d7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12973
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Políticas educacionais para formação continuada de diretoras escolares do município de Regente Feijó-SPEducational policies for continuing training of school directors in the municipality of Regente Feijó-SPGestão Escolar. Formação Continuada. Política Educacional.School management. Continuing education. Educational policy.Esta pesquisa foi desenvolvida no município de Regente Feijó-SP tendo como objeto de estudo as Políticas Educacionais para formação continuada de diretoras escolares. O objetivo foi analisar em que medida as atividades de formação continuada, oferecidas às gestoras do município, corresponderam às suas necessidades formativas. Neste estudo, de abordagem qualitativa descritivo-explicativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete diretoras (permaneceram mais tempo na função, no período de 2009 a 2018). As transcrições foram problematizadas por meio do diálogo com literaturas que tenham interface ou assumam o materialismo histórico-dialético como base. O estudo demonstrou que o município de Regente Feijó realizou políticas de formação para as diretoras, mas que prevaleceu um caráter fragmentado de ações e a quase inexistência de consulta às gestoras sobre suas necessidades formativas. Ainda assim, elas valorizaram a formação, numa constante luta por melhoria das condições de trabalho. This research was developed in the Regente Feijó-SP city, having as object of study the Educational Policies for the continuous formation of school principals. The objective was to analyze the extent to which the continuing education activities, offered to city managers, corresponded to their training needs. In this study, with a qualitative descriptive-explanatory approach, semi-structured interviews were conducted with seven directors (they remained in the function longer, from 2009 to 2018). The transcriptions were problematized through dialogue with literatures that have an interface or take historical-dialectical materialism as a basis. The study showed that the municipality of Regente Feijó carried out training policies for the directors, but that a fragmented character of actions and the almost inexistence of consultation with managers about their training needs prevailed. Even so, they valued training, in a constant struggle to improve working conditions.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1297310.30612/hre.v9i16.12973Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-172318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12973/6617Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Josenildo deDi Giorgi, Cristiano Amaral GarbogginiFrancisco, Marcos Vinicius2021-01-14T17:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12973Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:16Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas educacionais para formação continuada de diretoras escolares do município de Regente Feijó-SP
Educational policies for continuing training of school directors in the municipality of Regente Feijó-SP
title Políticas educacionais para formação continuada de diretoras escolares do município de Regente Feijó-SP
spellingShingle Políticas educacionais para formação continuada de diretoras escolares do município de Regente Feijó-SP
Jesus, Josenildo de
Gestão Escolar. Formação Continuada. Política Educacional.
School management. Continuing education. Educational policy.
title_short Políticas educacionais para formação continuada de diretoras escolares do município de Regente Feijó-SP
title_full Políticas educacionais para formação continuada de diretoras escolares do município de Regente Feijó-SP
title_fullStr Políticas educacionais para formação continuada de diretoras escolares do município de Regente Feijó-SP
title_full_unstemmed Políticas educacionais para formação continuada de diretoras escolares do município de Regente Feijó-SP
title_sort Políticas educacionais para formação continuada de diretoras escolares do município de Regente Feijó-SP
author Jesus, Josenildo de
author_facet Jesus, Josenildo de
Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
Francisco, Marcos Vinicius
author_role author
author2 Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
Francisco, Marcos Vinicius
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Josenildo de
Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
Francisco, Marcos Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Escolar. Formação Continuada. Política Educacional.
School management. Continuing education. Educational policy.
topic Gestão Escolar. Formação Continuada. Política Educacional.
School management. Continuing education. Educational policy.
description Esta pesquisa foi desenvolvida no município de Regente Feijó-SP tendo como objeto de estudo as Políticas Educacionais para formação continuada de diretoras escolares. O objetivo foi analisar em que medida as atividades de formação continuada, oferecidas às gestoras do município, corresponderam às suas necessidades formativas. Neste estudo, de abordagem qualitativa descritivo-explicativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete diretoras (permaneceram mais tempo na função, no período de 2009 a 2018). As transcrições foram problematizadas por meio do diálogo com literaturas que tenham interface ou assumam o materialismo histórico-dialético como base. O estudo demonstrou que o município de Regente Feijó realizou políticas de formação para as diretoras, mas que prevaleceu um caráter fragmentado de ações e a quase inexistência de consulta às gestoras sobre suas necessidades formativas. Ainda assim, elas valorizaram a formação, numa constante luta por melhoria das condições de trabalho.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12973
10.30612/hre.v9i16.12973
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12973
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.12973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12973/6617
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-17
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170990768128