Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12198 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo verificar a acessibilidade e apoio pedagógico para a prática das aulas de Educação Física por alunos com necessidades especiais em escolas estaduais de Dourados – MS. O processo de inclusão escolar ainda perpassa por muitos desafios e dificuldades, uma vez que as escolas ainda não se encontram preparadas para enfrentar todas as barreiras sociais e pedagógicas existentes. Neste estudo, foram analisados 13 questionários provenientes dos Relatórios de Estágio da disciplina de Estágio Supervisionado II, realizados em 2018 pelos alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN. Dentre os resultados obtidos, observou-se a falta de espaços arquitetônicos para atender adequadamente os alunos com necessidades especiais, falta de capacitação profissional e ausência de apoio pedagógico específico para a prática das aulas de educação física. |
id |
UFGD-8_41328aca27b4f946c8858ace82a39382 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12198 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MSAccessibility and pedagogical support in physical education classes: a study in state schools in Dourados – MSAcessibilidade. Apoio pedagógico. Educação física.Accessibility. Pedagogical support. Physical education.Esta pesquisa teve como objetivo verificar a acessibilidade e apoio pedagógico para a prática das aulas de Educação Física por alunos com necessidades especiais em escolas estaduais de Dourados – MS. O processo de inclusão escolar ainda perpassa por muitos desafios e dificuldades, uma vez que as escolas ainda não se encontram preparadas para enfrentar todas as barreiras sociais e pedagógicas existentes. Neste estudo, foram analisados 13 questionários provenientes dos Relatórios de Estágio da disciplina de Estágio Supervisionado II, realizados em 2018 pelos alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN. Dentre os resultados obtidos, observou-se a falta de espaços arquitetônicos para atender adequadamente os alunos com necessidades especiais, falta de capacitação profissional e ausência de apoio pedagógico específico para a prática das aulas de educação física.The goal of this research is to scrutinize the accessibility and pedagogical support for Physical Education classes with students with special needs in state schools in Dourados, MS. Inclusive education still suffers with many challenges and difficulties, given the schools are not yet prepared to face all existing social and pedagogical barrriers. In this study, thirteen questionnaires, answered in 2018 by students in their Internship Report for the Supervised Internship II discipline at the Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN, were analyzed. A lack of adequate facilities to provide a proper environment for students with special needs, meager professional training, and the absence of specialized pedagogical support during Physical Education classes were observed among the obtained results.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1219810.30612/hre.v9i16.12198Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-202318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12198/6614Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSonni, Ana Lídia ParejaValadão, AdrianaSilva, Alex Basílio da2021-01-14T17:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12198Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:16Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS Accessibility and pedagogical support in physical education classes: a study in state schools in Dourados – MS |
title |
Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS |
spellingShingle |
Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS Sonni, Ana Lídia Pareja Acessibilidade. Apoio pedagógico. Educação física. Accessibility. Pedagogical support. Physical education. |
title_short |
Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS |
title_full |
Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS |
title_fullStr |
Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS |
title_full_unstemmed |
Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS |
title_sort |
Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS |
author |
Sonni, Ana Lídia Pareja |
author_facet |
Sonni, Ana Lídia Pareja Valadão, Adriana Silva, Alex Basílio da |
author_role |
author |
author2 |
Valadão, Adriana Silva, Alex Basílio da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sonni, Ana Lídia Pareja Valadão, Adriana Silva, Alex Basílio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade. Apoio pedagógico. Educação física. Accessibility. Pedagogical support. Physical education. |
topic |
Acessibilidade. Apoio pedagógico. Educação física. Accessibility. Pedagogical support. Physical education. |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo verificar a acessibilidade e apoio pedagógico para a prática das aulas de Educação Física por alunos com necessidades especiais em escolas estaduais de Dourados – MS. O processo de inclusão escolar ainda perpassa por muitos desafios e dificuldades, uma vez que as escolas ainda não se encontram preparadas para enfrentar todas as barreiras sociais e pedagógicas existentes. Neste estudo, foram analisados 13 questionários provenientes dos Relatórios de Estágio da disciplina de Estágio Supervisionado II, realizados em 2018 pelos alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN. Dentre os resultados obtidos, observou-se a falta de espaços arquitetônicos para atender adequadamente os alunos com necessidades especiais, falta de capacitação profissional e ausência de apoio pedagógico específico para a prática das aulas de educação física. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12198 10.30612/hre.v9i16.12198 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12198 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v9i16.12198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12198/6614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-20 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170977136640 |