Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sonni, Ana Lídia Pareja
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Valadão, Adriana, Silva, Alex Basílio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12198
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar a acessibilidade e apoio pedagógico para a prática das aulas de Educação Física por alunos com necessidades especiais em escolas estaduais de Dourados – MS. O processo de inclusão escolar ainda perpassa por muitos desafios e dificuldades, uma vez que as escolas ainda não se encontram preparadas para enfrentar todas as barreiras sociais e pedagógicas existentes. Neste estudo, foram analisados 13 questionários provenientes dos Relatórios de Estágio da disciplina de Estágio Supervisionado II, realizados em 2018 pelos alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN. Dentre os resultados obtidos, observou-se a falta de espaços arquitetônicos para atender adequadamente os alunos com necessidades especiais, falta de capacitação profissional e ausência de apoio pedagógico específico para a prática das aulas de educação física.
id UFGD-8_41328aca27b4f946c8858ace82a39382
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12198
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MSAccessibility and pedagogical support in physical education classes: a study in state schools in Dourados – MSAcessibilidade. Apoio pedagógico. Educação física.Accessibility. Pedagogical support. Physical education.Esta pesquisa teve como objetivo verificar a acessibilidade e apoio pedagógico para a prática das aulas de Educação Física por alunos com necessidades especiais em escolas estaduais de Dourados – MS. O processo de inclusão escolar ainda perpassa por muitos desafios e dificuldades, uma vez que as escolas ainda não se encontram preparadas para enfrentar todas as barreiras sociais e pedagógicas existentes. Neste estudo, foram analisados 13 questionários provenientes dos Relatórios de Estágio da disciplina de Estágio Supervisionado II, realizados em 2018 pelos alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN. Dentre os resultados obtidos, observou-se a falta de espaços arquitetônicos para atender adequadamente os alunos com necessidades especiais, falta de capacitação profissional e ausência de apoio pedagógico específico para a prática das aulas de educação física.The goal of this research is to scrutinize the accessibility and pedagogical support for Physical Education classes with students with special needs in state schools in Dourados, MS. Inclusive education still suffers with many challenges and difficulties, given the schools are not yet prepared to face all existing social and pedagogical barrriers. In this study, thirteen questionnaires, answered in 2018 by students in their Internship Report for the Supervised Internship II discipline at the Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN, were analyzed. A lack of adequate facilities to provide a proper environment for students with special needs, meager professional training, and the absence of specialized pedagogical support during Physical Education classes were observed among the obtained results.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1219810.30612/hre.v9i16.12198Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-202318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12198/6614Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSonni, Ana Lídia ParejaValadão, AdrianaSilva, Alex Basílio da2021-01-14T17:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12198Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:16Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS
Accessibility and pedagogical support in physical education classes: a study in state schools in Dourados – MS
title Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS
spellingShingle Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS
Sonni, Ana Lídia Pareja
Acessibilidade. Apoio pedagógico. Educação física.
Accessibility. Pedagogical support. Physical education.
title_short Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS
title_full Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS
title_fullStr Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS
title_full_unstemmed Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS
title_sort Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS
author Sonni, Ana Lídia Pareja
author_facet Sonni, Ana Lídia Pareja
Valadão, Adriana
Silva, Alex Basílio da
author_role author
author2 Valadão, Adriana
Silva, Alex Basílio da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sonni, Ana Lídia Pareja
Valadão, Adriana
Silva, Alex Basílio da
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade. Apoio pedagógico. Educação física.
Accessibility. Pedagogical support. Physical education.
topic Acessibilidade. Apoio pedagógico. Educação física.
Accessibility. Pedagogical support. Physical education.
description Esta pesquisa teve como objetivo verificar a acessibilidade e apoio pedagógico para a prática das aulas de Educação Física por alunos com necessidades especiais em escolas estaduais de Dourados – MS. O processo de inclusão escolar ainda perpassa por muitos desafios e dificuldades, uma vez que as escolas ainda não se encontram preparadas para enfrentar todas as barreiras sociais e pedagógicas existentes. Neste estudo, foram analisados 13 questionários provenientes dos Relatórios de Estágio da disciplina de Estágio Supervisionado II, realizados em 2018 pelos alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN. Dentre os resultados obtidos, observou-se a falta de espaços arquitetônicos para atender adequadamente os alunos com necessidades especiais, falta de capacitação profissional e ausência de apoio pedagógico específico para a prática das aulas de educação física.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12198
10.30612/hre.v9i16.12198
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12198
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.12198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12198/6614
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-20
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170977136640