Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10289 |
Resumo: | As rápidas mudanças ocorridas em nosso cotidiano provocam choques culturais que têm pressionado o professor ”Imigrante Digital” a se adaptar às novas tecnologias para ensinar alunos “Nativos Digitais” a ensinarem de um modo diferente do qual aprenderam. Percebeu-se que o uso de ferramentas pedagógicas digitais pode aproximar o professor do mundo multitarefas tão peculiar aos alunos de hoje. Pretende-se aqui, provocar uma reflexão sobre a eminente necessidade de reduzir a distância entre escola e o cotidiano do aluno através do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Este artigo tem como propósito apresentar o relato de experiência vivido por discentes do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Ponta Grossa, Paraná no que se refere ao uso da produção de vídeos e animações como ferramenta pedagógica para abordar o tema “Distúrbios Alimentares”. |
id |
UFGD-8_56402c3a2783a57576a5e22622905914 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10289 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamentalTecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Tecnologias na Educação. Produção de Mídias.As rápidas mudanças ocorridas em nosso cotidiano provocam choques culturais que têm pressionado o professor ”Imigrante Digital” a se adaptar às novas tecnologias para ensinar alunos “Nativos Digitais” a ensinarem de um modo diferente do qual aprenderam. Percebeu-se que o uso de ferramentas pedagógicas digitais pode aproximar o professor do mundo multitarefas tão peculiar aos alunos de hoje. Pretende-se aqui, provocar uma reflexão sobre a eminente necessidade de reduzir a distância entre escola e o cotidiano do aluno através do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Este artigo tem como propósito apresentar o relato de experiência vivido por discentes do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Ponta Grossa, Paraná no que se refere ao uso da produção de vídeos e animações como ferramenta pedagógica para abordar o tema “Distúrbios Alimentares”.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1028910.30612/hre.v8i15.10289Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 363-3792318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10289/5853Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLaurindo, Anderson PedroAplewicz, Priscila SirigateSilva, Josie Ágatha Parrilha daMatos, Eloisa Aparecida Silva Ávila de2020-08-07T19:38:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10289Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-08-07T19:38:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental |
title |
Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental |
spellingShingle |
Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental Laurindo, Anderson Pedro Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Tecnologias na Educação. Produção de Mídias. |
title_short |
Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental |
title_full |
Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental |
title_fullStr |
Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental |
title_sort |
Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental |
author |
Laurindo, Anderson Pedro |
author_facet |
Laurindo, Anderson Pedro Aplewicz, Priscila Sirigate Silva, Josie Ágatha Parrilha da Matos, Eloisa Aparecida Silva Ávila de |
author_role |
author |
author2 |
Aplewicz, Priscila Sirigate Silva, Josie Ágatha Parrilha da Matos, Eloisa Aparecida Silva Ávila de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laurindo, Anderson Pedro Aplewicz, Priscila Sirigate Silva, Josie Ágatha Parrilha da Matos, Eloisa Aparecida Silva Ávila de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Tecnologias na Educação. Produção de Mídias. |
topic |
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Tecnologias na Educação. Produção de Mídias. |
description |
As rápidas mudanças ocorridas em nosso cotidiano provocam choques culturais que têm pressionado o professor ”Imigrante Digital” a se adaptar às novas tecnologias para ensinar alunos “Nativos Digitais” a ensinarem de um modo diferente do qual aprenderam. Percebeu-se que o uso de ferramentas pedagógicas digitais pode aproximar o professor do mundo multitarefas tão peculiar aos alunos de hoje. Pretende-se aqui, provocar uma reflexão sobre a eminente necessidade de reduzir a distância entre escola e o cotidiano do aluno através do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Este artigo tem como propósito apresentar o relato de experiência vivido por discentes do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Ponta Grossa, Paraná no que se refere ao uso da produção de vídeos e animações como ferramenta pedagógica para abordar o tema “Distúrbios Alimentares”. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10289 10.30612/hre.v8i15.10289 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10289 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v8i15.10289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10289/5853 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 363-379 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170929950720 |