Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laurindo, Anderson Pedro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Aplewicz, Priscila Sirigate, Silva, Josie Ágatha Parrilha da, Matos, Eloisa Aparecida Silva Ávila de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10289
Resumo: As rápidas mudanças ocorridas em nosso cotidiano provocam choques culturais que têm pressionado o professor ”Imigrante Digital” a se adaptar às novas tecnologias para ensinar alunos “Nativos Digitais” a ensinarem de um modo diferente do qual aprenderam. Percebeu-se que o uso de ferramentas pedagógicas digitais pode aproximar o professor do mundo multitarefas tão peculiar aos alunos de hoje. Pretende-se aqui, provocar uma reflexão sobre a eminente necessidade de reduzir a distância entre escola e o cotidiano do aluno através do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Este artigo tem como propósito apresentar o relato de experiência vivido por discentes do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Ponta Grossa, Paraná no que se refere ao uso da produção de vídeos e animações como ferramenta pedagógica para abordar o tema “Distúrbios Alimentares”.
id UFGD-8_56402c3a2783a57576a5e22622905914
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10289
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamentalTecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Tecnologias na Educação. Produção de Mídias.As rápidas mudanças ocorridas em nosso cotidiano provocam choques culturais que têm pressionado o professor ”Imigrante Digital” a se adaptar às novas tecnologias para ensinar alunos “Nativos Digitais” a ensinarem de um modo diferente do qual aprenderam. Percebeu-se que o uso de ferramentas pedagógicas digitais pode aproximar o professor do mundo multitarefas tão peculiar aos alunos de hoje. Pretende-se aqui, provocar uma reflexão sobre a eminente necessidade de reduzir a distância entre escola e o cotidiano do aluno através do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Este artigo tem como propósito apresentar o relato de experiência vivido por discentes do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Ponta Grossa, Paraná no que se refere ao uso da produção de vídeos e animações como ferramenta pedagógica para abordar o tema “Distúrbios Alimentares”.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1028910.30612/hre.v8i15.10289Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 363-3792318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10289/5853Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLaurindo, Anderson PedroAplewicz, Priscila SirigateSilva, Josie Ágatha Parrilha daMatos, Eloisa Aparecida Silva Ávila de2020-08-07T19:38:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10289Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-08-07T19:38:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental
title Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental
spellingShingle Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental
Laurindo, Anderson Pedro
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Tecnologias na Educação. Produção de Mídias.
title_short Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental
title_full Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental
title_fullStr Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental
title_full_unstemmed Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental
title_sort Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental
author Laurindo, Anderson Pedro
author_facet Laurindo, Anderson Pedro
Aplewicz, Priscila Sirigate
Silva, Josie Ágatha Parrilha da
Matos, Eloisa Aparecida Silva Ávila de
author_role author
author2 Aplewicz, Priscila Sirigate
Silva, Josie Ágatha Parrilha da
Matos, Eloisa Aparecida Silva Ávila de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laurindo, Anderson Pedro
Aplewicz, Priscila Sirigate
Silva, Josie Ágatha Parrilha da
Matos, Eloisa Aparecida Silva Ávila de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Tecnologias na Educação. Produção de Mídias.
topic Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Tecnologias na Educação. Produção de Mídias.
description As rápidas mudanças ocorridas em nosso cotidiano provocam choques culturais que têm pressionado o professor ”Imigrante Digital” a se adaptar às novas tecnologias para ensinar alunos “Nativos Digitais” a ensinarem de um modo diferente do qual aprenderam. Percebeu-se que o uso de ferramentas pedagógicas digitais pode aproximar o professor do mundo multitarefas tão peculiar aos alunos de hoje. Pretende-se aqui, provocar uma reflexão sobre a eminente necessidade de reduzir a distância entre escola e o cotidiano do aluno através do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Este artigo tem como propósito apresentar o relato de experiência vivido por discentes do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Ponta Grossa, Paraná no que se refere ao uso da produção de vídeos e animações como ferramenta pedagógica para abordar o tema “Distúrbios Alimentares”.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10289
10.30612/hre.v8i15.10289
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10289
identifier_str_mv 10.30612/hre.v8i15.10289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10289/5853
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 363-379
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170929950720