O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meyer, Isolete Aparecida Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168764
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_788c340c2b671b7d905ec4e8862c2903
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168764
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professoresTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)Mídia-educaçãoEscolaTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.O presente trabalho teve por objetivo refletir sobre como o professor utiliza as TDICs em seu fazer pedagógico. As reflexões foram feitas tendo como base o ensino fundamental I e II, devido ao fato de o professor desse segmento estar diretamente em contato com as novas gerações. Para cumprir com o objetivo proposto por este estudo, a coleta de dados contou com questionários aplicados aos professores da Escola Básica Adriano Mosimann, do município de Braço do Trombudo, Santa Catarina. As questões que nortearam esta pesquisa referem-se ao uso das TDICs e à importância que elas têm no fazer pedagógico dos professores no dia a dia para o ensino-aprendizagem dos alunos. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, baseado no método do estudo de caso, ao passo que os dados foram analisados com base na metodologia da análise de conteúdo. Alguns resultados apontam para a necessidade de uma formação pedagógica para uso das TDICs, por isso é relevante que os professores estejam em constante busca pelo aperfeiçoamento e novos conhecimentos, principalmente no que tange ao uso das novas tecnologias, que mostram que os alunos estão além dos professores. Estes, portanto, não podem ficar aquém de seus alunos.Florianópolis, SCTeixeira, Graziela Gomes SteinUniversidade Federal de Santa CatarinaMeyer, Isolete Aparecida Dias2016-09-28T20:40:15Z2016-09-28T20:40:15Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis34application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168764porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-28T20:40:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168764Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-28T20:40:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professores
title O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professores
spellingShingle O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professores
Meyer, Isolete Aparecida Dias
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)
Mídia-educação
Escola
title_short O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professores
title_full O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professores
title_fullStr O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professores
title_full_unstemmed O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professores
title_sort O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professores
author Meyer, Isolete Aparecida Dias
author_facet Meyer, Isolete Aparecida Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Graziela Gomes Stein
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Meyer, Isolete Aparecida Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)
Mídia-educação
Escola
topic Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)
Mídia-educação
Escola
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-28T20:40:15Z
2016-09-28T20:40:15Z
2016-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168764
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 34
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652406710337536