O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168764 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_788c340c2b671b7d905ec4e8862c2903 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168764 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professoresTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)Mídia-educaçãoEscolaTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.O presente trabalho teve por objetivo refletir sobre como o professor utiliza as TDICs em seu fazer pedagógico. As reflexões foram feitas tendo como base o ensino fundamental I e II, devido ao fato de o professor desse segmento estar diretamente em contato com as novas gerações. Para cumprir com o objetivo proposto por este estudo, a coleta de dados contou com questionários aplicados aos professores da Escola Básica Adriano Mosimann, do município de Braço do Trombudo, Santa Catarina. As questões que nortearam esta pesquisa referem-se ao uso das TDICs e à importância que elas têm no fazer pedagógico dos professores no dia a dia para o ensino-aprendizagem dos alunos. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, baseado no método do estudo de caso, ao passo que os dados foram analisados com base na metodologia da análise de conteúdo. Alguns resultados apontam para a necessidade de uma formação pedagógica para uso das TDICs, por isso é relevante que os professores estejam em constante busca pelo aperfeiçoamento e novos conhecimentos, principalmente no que tange ao uso das novas tecnologias, que mostram que os alunos estão além dos professores. Estes, portanto, não podem ficar aquém de seus alunos.Florianópolis, SCTeixeira, Graziela Gomes SteinUniversidade Federal de Santa CatarinaMeyer, Isolete Aparecida Dias2016-09-28T20:40:15Z2016-09-28T20:40:15Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis34application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168764porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-28T20:40:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168764Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-28T20:40:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professores |
title |
O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professores |
spellingShingle |
O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professores Meyer, Isolete Aparecida Dias Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) Mídia-educação Escola |
title_short |
O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professores |
title_full |
O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professores |
title_fullStr |
O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professores |
title_full_unstemmed |
O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professores |
title_sort |
O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) na escola básica Adriano Mosimann: a percepção dos professores |
author |
Meyer, Isolete Aparecida Dias |
author_facet |
Meyer, Isolete Aparecida Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Graziela Gomes Stein Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meyer, Isolete Aparecida Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) Mídia-educação Escola |
topic |
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) Mídia-educação Escola |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-28T20:40:15Z 2016-09-28T20:40:15Z 2016-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168764 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
34 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652406710337536 |