Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gilbert de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
DOI: 10.30612/hre.v9i16.10654
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10654
Resumo: A educação física é uma área do conhecimento que lida com diversas práticas corporais, dentre as quais, as que estão atualmente mais intimamente associadas ao campo da saúde pública. São diversos métodos de educação corporal que, na sua maioria, se originaram e desenvolveram-se paralelamente a tradição da educação física moderna. O intuito aqui é apresentar um relato da experiência adquirida ao longo dos últimos anos ensinando princípios e técnicas de algumas destas práticas corporais para estudantes de educação física, sistematizando e compartilhando esta experiência de ensino. Assim, os principais elementos que constituem tal modelo de ensino poderão favorecer ações que possam minimizar as dificuldades encontradas por docentes e estudantes de educação física quando do trato com este conhecimento.
id UFGD-8_641e9f612af5698da426911512a2c210
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10654
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
spelling Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MGExperience report with the teaching of therapeutic body practices and techniques in professional education in physical education in Diamantina-MGPráticas Corporais Terapêuticas. Formação Profissional. Educação Física. Saúde.Therapeutic Body Practices. Professional Qualification. Physical Education. Health.A educação física é uma área do conhecimento que lida com diversas práticas corporais, dentre as quais, as que estão atualmente mais intimamente associadas ao campo da saúde pública. São diversos métodos de educação corporal que, na sua maioria, se originaram e desenvolveram-se paralelamente a tradição da educação física moderna. O intuito aqui é apresentar um relato da experiência adquirida ao longo dos últimos anos ensinando princípios e técnicas de algumas destas práticas corporais para estudantes de educação física, sistematizando e compartilhando esta experiência de ensino. Assim, os principais elementos que constituem tal modelo de ensino poderão favorecer ações que possam minimizar as dificuldades encontradas por docentes e estudantes de educação física quando do trato com este conhecimento.Physical education is an area of knowledge that deals with various body practices, among which those that are currently most closely associated with the field of public health. There are several methods of body education that mostly originated and developed in parallel with the tradition of modern physical education. The purpose here is to present an account of the experience gained over the last years teaching principles and techniques of some of these body practices to physical education students, systematizing and sharing this teaching experience. Thus, the main elements that constitute such a teaching model may favor actions that may minimize the difficulties encountered by teachers and students of physical education when dealing with this knowledge.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1065410.30612/hre.v9i16.10654Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-182318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10654/6622Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Gilbert de Oliveira2021-01-14T17:23:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10654Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:15Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG
Experience report with the teaching of therapeutic body practices and techniques in professional education in physical education in Diamantina-MG
title Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG
spellingShingle Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG
Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG
Santos, Gilbert de Oliveira
Práticas Corporais Terapêuticas. Formação Profissional. Educação Física. Saúde.
Therapeutic Body Practices. Professional Qualification. Physical Education. Health.
Santos, Gilbert de Oliveira
Práticas Corporais Terapêuticas. Formação Profissional. Educação Física. Saúde.
Therapeutic Body Practices. Professional Qualification. Physical Education. Health.
title_short Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG
title_full Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG
title_fullStr Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG
Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG
title_full_unstemmed Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG
Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG
title_sort Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG
author Santos, Gilbert de Oliveira
author_facet Santos, Gilbert de Oliveira
Santos, Gilbert de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gilbert de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Corporais Terapêuticas. Formação Profissional. Educação Física. Saúde.
Therapeutic Body Practices. Professional Qualification. Physical Education. Health.
topic Práticas Corporais Terapêuticas. Formação Profissional. Educação Física. Saúde.
Therapeutic Body Practices. Professional Qualification. Physical Education. Health.
description A educação física é uma área do conhecimento que lida com diversas práticas corporais, dentre as quais, as que estão atualmente mais intimamente associadas ao campo da saúde pública. São diversos métodos de educação corporal que, na sua maioria, se originaram e desenvolveram-se paralelamente a tradição da educação física moderna. O intuito aqui é apresentar um relato da experiência adquirida ao longo dos últimos anos ensinando princípios e técnicas de algumas destas práticas corporais para estudantes de educação física, sistematizando e compartilhando esta experiência de ensino. Assim, os principais elementos que constituem tal modelo de ensino poderão favorecer ações que possam minimizar as dificuldades encontradas por docentes e estudantes de educação física quando do trato com este conhecimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10654
10.30612/hre.v9i16.10654
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10654
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.10654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10654/6622
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-18
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1822163030532685824
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.30612/hre.v9i16.10654