Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
DOI: | 10.30612/hre.v9i16.10654 |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10654 |
Resumo: | A educação física é uma área do conhecimento que lida com diversas práticas corporais, dentre as quais, as que estão atualmente mais intimamente associadas ao campo da saúde pública. São diversos métodos de educação corporal que, na sua maioria, se originaram e desenvolveram-se paralelamente a tradição da educação física moderna. O intuito aqui é apresentar um relato da experiência adquirida ao longo dos últimos anos ensinando princípios e técnicas de algumas destas práticas corporais para estudantes de educação física, sistematizando e compartilhando esta experiência de ensino. Assim, os principais elementos que constituem tal modelo de ensino poderão favorecer ações que possam minimizar as dificuldades encontradas por docentes e estudantes de educação física quando do trato com este conhecimento. |
id |
UFGD-8_641e9f612af5698da426911512a2c210 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10654 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
spelling |
Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MGExperience report with the teaching of therapeutic body practices and techniques in professional education in physical education in Diamantina-MGPráticas Corporais Terapêuticas. Formação Profissional. Educação Física. Saúde.Therapeutic Body Practices. Professional Qualification. Physical Education. Health.A educação física é uma área do conhecimento que lida com diversas práticas corporais, dentre as quais, as que estão atualmente mais intimamente associadas ao campo da saúde pública. São diversos métodos de educação corporal que, na sua maioria, se originaram e desenvolveram-se paralelamente a tradição da educação física moderna. O intuito aqui é apresentar um relato da experiência adquirida ao longo dos últimos anos ensinando princípios e técnicas de algumas destas práticas corporais para estudantes de educação física, sistematizando e compartilhando esta experiência de ensino. Assim, os principais elementos que constituem tal modelo de ensino poderão favorecer ações que possam minimizar as dificuldades encontradas por docentes e estudantes de educação física quando do trato com este conhecimento.Physical education is an area of knowledge that deals with various body practices, among which those that are currently most closely associated with the field of public health. There are several methods of body education that mostly originated and developed in parallel with the tradition of modern physical education. The purpose here is to present an account of the experience gained over the last years teaching principles and techniques of some of these body practices to physical education students, systematizing and sharing this teaching experience. Thus, the main elements that constitute such a teaching model may favor actions that may minimize the difficulties encountered by teachers and students of physical education when dealing with this knowledge.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1065410.30612/hre.v9i16.10654Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-182318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10654/6622Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Gilbert de Oliveira2021-01-14T17:23:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10654Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:15Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG Experience report with the teaching of therapeutic body practices and techniques in professional education in physical education in Diamantina-MG |
title |
Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG |
spellingShingle |
Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG Santos, Gilbert de Oliveira Práticas Corporais Terapêuticas. Formação Profissional. Educação Física. Saúde. Therapeutic Body Practices. Professional Qualification. Physical Education. Health. Santos, Gilbert de Oliveira Práticas Corporais Terapêuticas. Formação Profissional. Educação Física. Saúde. Therapeutic Body Practices. Professional Qualification. Physical Education. Health. |
title_short |
Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG |
title_full |
Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG |
title_fullStr |
Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG |
title_sort |
Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG |
author |
Santos, Gilbert de Oliveira |
author_facet |
Santos, Gilbert de Oliveira Santos, Gilbert de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gilbert de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Corporais Terapêuticas. Formação Profissional. Educação Física. Saúde. Therapeutic Body Practices. Professional Qualification. Physical Education. Health. |
topic |
Práticas Corporais Terapêuticas. Formação Profissional. Educação Física. Saúde. Therapeutic Body Practices. Professional Qualification. Physical Education. Health. |
description |
A educação física é uma área do conhecimento que lida com diversas práticas corporais, dentre as quais, as que estão atualmente mais intimamente associadas ao campo da saúde pública. São diversos métodos de educação corporal que, na sua maioria, se originaram e desenvolveram-se paralelamente a tradição da educação física moderna. O intuito aqui é apresentar um relato da experiência adquirida ao longo dos últimos anos ensinando princípios e técnicas de algumas destas práticas corporais para estudantes de educação física, sistematizando e compartilhando esta experiência de ensino. Assim, os principais elementos que constituem tal modelo de ensino poderão favorecer ações que possam minimizar as dificuldades encontradas por docentes e estudantes de educação física quando do trato com este conhecimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10654 10.30612/hre.v9i16.10654 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10654 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v9i16.10654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10654/6622 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-18 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1822163030532685824 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.30612/hre.v9i16.10654 |