O Profissional de educação física e as práticas corporais alternativas: interações ocupacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cesana, Juliana [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96036
Resumo: As mudanças ocorridas na sociedade ocidental, na segunda metade do século XX, expressas através dos movimentos de contracultura e de oposição à racionalidade técnica-científica da modernidade, resultaram na emergência de novos paradigmas a respeito do Homem, bem como da compreensão de corpo, gerando uma nova antropologia. No âmbito da Educação Física esta realidade apareceu marcada no conteúdo relacionado às práticas corporais tradicionais, bem como em relação à dualidade corpo-mente. Paralelo a este processo, a Educação Física sempre conviveu com outras práticas corporais relacionadas à massagem, expressão corporal, consciência corporal, esportes de integração com a natureza, entre outros, suscitando interações ocupacionais com aquilo que se convencionou chamar de Práticas Corporais Alternativas (PCAs). Em face deste contexto buscou-se aprofundar a temática da Educação Física com as PCAs, objetivando averiguar a inserção das praticas corporais alternativas (PCAs) no universo da Educação Física, e identificar se as mesmas constituem-se num novo espaço de intervenção para os profissionais de Educação Física. Na busca de resultados escolheu-se como caminho o estudo de caso de cunho qualitativo, tendo como objeto de estudo a UNESP Campus de Rio Claro. Como técnica para a coleta de dados utilizou-se do questionário, da entrevista e da fonte documental. Os resultados obtidos apontaram para uma compreensão das PCAs como conteúdo que pode ser utilizado na prática profissional da Educação Física, nos âmbitos escolar e não escolar. Demonstraram, também, uma indefinição da área de PCAs, com relação às características que lhe são peculiares, tornando difícil a identificação de um habitus, e conseqüentemente, a definição de um espaço social...
id UNSP_af1fc054e8f755d20b8e462c0a91a43f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96036
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O Profissional de educação física e as práticas corporais alternativas: interações ocupacionaisEducação física - Estudo e ensinoPráticas corporais alternativasPrática profissionalPhysical educationAlternative corporal practicesProfessional practiceAs mudanças ocorridas na sociedade ocidental, na segunda metade do século XX, expressas através dos movimentos de contracultura e de oposição à racionalidade técnica-científica da modernidade, resultaram na emergência de novos paradigmas a respeito do Homem, bem como da compreensão de corpo, gerando uma nova antropologia. No âmbito da Educação Física esta realidade apareceu marcada no conteúdo relacionado às práticas corporais tradicionais, bem como em relação à dualidade corpo-mente. Paralelo a este processo, a Educação Física sempre conviveu com outras práticas corporais relacionadas à massagem, expressão corporal, consciência corporal, esportes de integração com a natureza, entre outros, suscitando interações ocupacionais com aquilo que se convencionou chamar de Práticas Corporais Alternativas (PCAs). Em face deste contexto buscou-se aprofundar a temática da Educação Física com as PCAs, objetivando averiguar a inserção das praticas corporais alternativas (PCAs) no universo da Educação Física, e identificar se as mesmas constituem-se num novo espaço de intervenção para os profissionais de Educação Física. Na busca de resultados escolheu-se como caminho o estudo de caso de cunho qualitativo, tendo como objeto de estudo a UNESP Campus de Rio Claro. Como técnica para a coleta de dados utilizou-se do questionário, da entrevista e da fonte documental. Os resultados obtidos apontaram para uma compreensão das PCAs como conteúdo que pode ser utilizado na prática profissional da Educação Física, nos âmbitos escolar e não escolar. Demonstraram, também, uma indefinição da área de PCAs, com relação às características que lhe são peculiares, tornando difícil a identificação de um habitus, e conseqüentemente, a definição de um espaço social...The changes occurred in western society, at the second half of twentieth century, expressed through the counter-culture movements and opposition to the modern technical-scientific rationality, resulted in the emersion of new paradigms about Man, as well as in the comprehension of body, generating a new anthropology. Into the Physical Education sphere this reality appeared evident into the content related to the traditional practices, as well as in respect to body-mind duality. In parallel to this process Physical Education had always lived together other traditional corporal practices related to massage, corporal expression, corporal consistency, nature integration sports, among others, giving rise to occupational interactions with what has been called by convention of Alternative Corporal Practices (ACPs). In the face of this context a profound study was made about the Physical Education together the ACPs, intending to examine the insertion of alternative corporal practices (ACPs) into the universe of Physical Education, and identify whether or not the ACPs constitute themselves as a new intervention space of itself. In search of practical results the chosen way to obtain them was the creation of a qualitative case study, having UNESP Campus de Rio Claro as its object. For the data collecting technique, a questionnaire, an interview and the documental source were used. The obtained results pointed to a comprehension of the ACPs as a content that can be used on the Physical Education professional practice on both, school and out of school ambit. They demonstrated themselves undefined about ACPs, regarding their peculiar characteristics, making difficult an identification of a habitus and the definition of a social space as well ...(Complete abstract click electronic access below)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neto, Samuel de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cesana, Juliana [UNESP]2014-06-11T19:27:59Z2014-06-11T19:27:59Z2005-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis204 f. : il., tabs.application/pdfCESANA, Juliana. O Profissional de educação física e as práticas corporais alternativas: interações ocupacionais. 2005. 204 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2005.http://hdl.handle.net/11449/96036000322009cesana_j_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-28T06:47:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96036Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:08:20.574Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Profissional de educação física e as práticas corporais alternativas: interações ocupacionais
title O Profissional de educação física e as práticas corporais alternativas: interações ocupacionais
spellingShingle O Profissional de educação física e as práticas corporais alternativas: interações ocupacionais
Cesana, Juliana [UNESP]
Educação física - Estudo e ensino
Práticas corporais alternativas
Prática profissional
Physical education
Alternative corporal practices
Professional practice
title_short O Profissional de educação física e as práticas corporais alternativas: interações ocupacionais
title_full O Profissional de educação física e as práticas corporais alternativas: interações ocupacionais
title_fullStr O Profissional de educação física e as práticas corporais alternativas: interações ocupacionais
title_full_unstemmed O Profissional de educação física e as práticas corporais alternativas: interações ocupacionais
title_sort O Profissional de educação física e as práticas corporais alternativas: interações ocupacionais
author Cesana, Juliana [UNESP]
author_facet Cesana, Juliana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, Samuel de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cesana, Juliana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estudo e ensino
Práticas corporais alternativas
Prática profissional
Physical education
Alternative corporal practices
Professional practice
topic Educação física - Estudo e ensino
Práticas corporais alternativas
Prática profissional
Physical education
Alternative corporal practices
Professional practice
description As mudanças ocorridas na sociedade ocidental, na segunda metade do século XX, expressas através dos movimentos de contracultura e de oposição à racionalidade técnica-científica da modernidade, resultaram na emergência de novos paradigmas a respeito do Homem, bem como da compreensão de corpo, gerando uma nova antropologia. No âmbito da Educação Física esta realidade apareceu marcada no conteúdo relacionado às práticas corporais tradicionais, bem como em relação à dualidade corpo-mente. Paralelo a este processo, a Educação Física sempre conviveu com outras práticas corporais relacionadas à massagem, expressão corporal, consciência corporal, esportes de integração com a natureza, entre outros, suscitando interações ocupacionais com aquilo que se convencionou chamar de Práticas Corporais Alternativas (PCAs). Em face deste contexto buscou-se aprofundar a temática da Educação Física com as PCAs, objetivando averiguar a inserção das praticas corporais alternativas (PCAs) no universo da Educação Física, e identificar se as mesmas constituem-se num novo espaço de intervenção para os profissionais de Educação Física. Na busca de resultados escolheu-se como caminho o estudo de caso de cunho qualitativo, tendo como objeto de estudo a UNESP Campus de Rio Claro. Como técnica para a coleta de dados utilizou-se do questionário, da entrevista e da fonte documental. Os resultados obtidos apontaram para uma compreensão das PCAs como conteúdo que pode ser utilizado na prática profissional da Educação Física, nos âmbitos escolar e não escolar. Demonstraram, também, uma indefinição da área de PCAs, com relação às características que lhe são peculiares, tornando difícil a identificação de um habitus, e conseqüentemente, a definição de um espaço social...
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-20
2014-06-11T19:27:59Z
2014-06-11T19:27:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CESANA, Juliana. O Profissional de educação física e as práticas corporais alternativas: interações ocupacionais. 2005. 204 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/96036
000322009
cesana_j_me_rcla.pdf
33004137062P0
identifier_str_mv CESANA, Juliana. O Profissional de educação física e as práticas corporais alternativas: interações ocupacionais. 2005. 204 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2005.
000322009
cesana_j_me_rcla.pdf
33004137062P0
url http://hdl.handle.net/11449/96036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 204 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129589031993344