Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13108 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema a inclusão dos estudantes PAEE no ensino superior. O objetivo do estudo é apresentar um comparativo dos dados censitários da Educação Superior no Brasil e no Mato Grosso do Sul entre 2013 e 2017. Como metodologia foi utilizada a pesquisa documental com o levantamento dos dados do censo da Educação Superior no site do INEP, no que tange: o número de instituições; sua organização e distribuição; o número geral de matrículas; o número geral de concluintes; o número de matrículas de estudantes PAEE no Brasil, na região Centro-Oeste e no estado de Mato Grosso do Sul. Como resultados, observou-se uma diminuição no número das IPES brasileiras, mas em relação ao Mato Grosso do Sul o número permaneceu o mesmo. O número de matrículas e concluintes geral apresentou um leve aumento. Do mesmo modo percebeu-se aumento no número de matrículas dos estudantes PAEE nas IPES brasileiras, no Centro-Oeste e no MS, mas ainda o número total não é significativo. |
id |
UFGD-8_6dc28b6f26f33abe1436e11214fc152b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13108 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuaisComparación de los datos censurales de la educación superior em Brasil desde la implementación del programa incluye hasta los días actualesEnsino Superior. Educação Especial. Inclusão.Educación superior. Educación especial. Inclusión.O presente trabalho tem como tema a inclusão dos estudantes PAEE no ensino superior. O objetivo do estudo é apresentar um comparativo dos dados censitários da Educação Superior no Brasil e no Mato Grosso do Sul entre 2013 e 2017. Como metodologia foi utilizada a pesquisa documental com o levantamento dos dados do censo da Educação Superior no site do INEP, no que tange: o número de instituições; sua organização e distribuição; o número geral de matrículas; o número geral de concluintes; o número de matrículas de estudantes PAEE no Brasil, na região Centro-Oeste e no estado de Mato Grosso do Sul. Como resultados, observou-se uma diminuição no número das IPES brasileiras, mas em relação ao Mato Grosso do Sul o número permaneceu o mesmo. O número de matrículas e concluintes geral apresentou um leve aumento. Do mesmo modo percebeu-se aumento no número de matrículas dos estudantes PAEE nas IPES brasileiras, no Centro-Oeste e no MS, mas ainda o número total não é significativo.El presente trabajo tiene como tema la inclusión de estudiantes PAEE en la educación superior. El objetivo del estudio es presentar una comparación de los datos del censo de Educación Superior en Brasil y Mato Grosso do Sul entre 2013 y 2017. Como metodología, se utilizó la investigación documental con la encuesta de datos del censo de Educación Superior en el sitio web del INEP, en que corresponde: el número de instituciones; su organización y distribución; el número general de inscripciones; el número general de graduados; el número de matrículas de estudiantes PAEE en Brasil, en la región Centro-Oeste y en el estado de Mato Grosso do Sul. Como resultado, hubo una disminución en el número de IPES brasileños, pero en relación con Mato Grosso do Sul el número se mantuvo mismo. El número de matrículas generales y graduados mostró un ligero aumento. De la misma manera, hubo un aumento en el número de matrículas de estudiantes PAEE en el IPES brasileño, en el Centro Oeste y en MS, pero el número total aún no es significativo.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1310810.30612/hre.v9i16.13108Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-132318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13108/6595Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Etiene Paula da SilvaSilva, Aline Maira da2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13108Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais Comparación de los datos censurales de la educación superior em Brasil desde la implementación del programa incluye hasta los días actuales |
title |
Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais |
spellingShingle |
Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais Diniz, Etiene Paula da Silva Ensino Superior. Educação Especial. Inclusão. Educación superior. Educación especial. Inclusión. |
title_short |
Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais |
title_full |
Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais |
title_fullStr |
Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais |
title_full_unstemmed |
Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais |
title_sort |
Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais |
author |
Diniz, Etiene Paula da Silva |
author_facet |
Diniz, Etiene Paula da Silva Silva, Aline Maira da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Aline Maira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Etiene Paula da Silva Silva, Aline Maira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior. Educação Especial. Inclusão. Educación superior. Educación especial. Inclusión. |
topic |
Ensino Superior. Educação Especial. Inclusão. Educación superior. Educación especial. Inclusión. |
description |
O presente trabalho tem como tema a inclusão dos estudantes PAEE no ensino superior. O objetivo do estudo é apresentar um comparativo dos dados censitários da Educação Superior no Brasil e no Mato Grosso do Sul entre 2013 e 2017. Como metodologia foi utilizada a pesquisa documental com o levantamento dos dados do censo da Educação Superior no site do INEP, no que tange: o número de instituições; sua organização e distribuição; o número geral de matrículas; o número geral de concluintes; o número de matrículas de estudantes PAEE no Brasil, na região Centro-Oeste e no estado de Mato Grosso do Sul. Como resultados, observou-se uma diminuição no número das IPES brasileiras, mas em relação ao Mato Grosso do Sul o número permaneceu o mesmo. O número de matrículas e concluintes geral apresentou um leve aumento. Do mesmo modo percebeu-se aumento no número de matrículas dos estudantes PAEE nas IPES brasileiras, no Centro-Oeste e no MS, mas ainda o número total não é significativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13108 10.30612/hre.v9i16.13108 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13108 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v9i16.13108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13108/6595 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-13 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831171014885376 |