Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Etiene Paula da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Aline Maira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13108
Resumo: O presente trabalho tem como tema a inclusão dos estudantes PAEE no ensino superior. O objetivo do estudo é apresentar um comparativo dos dados censitários da Educação Superior no Brasil e no Mato Grosso do Sul entre 2013 e 2017. Como metodologia foi utilizada a pesquisa documental com o levantamento dos dados do censo da Educação Superior no site do INEP, no que tange: o número de instituições; sua organização e distribuição; o número geral de matrículas; o número geral de concluintes; o número de matrículas de estudantes PAEE no Brasil, na região Centro-Oeste e no estado de Mato Grosso do Sul. Como resultados, observou-se uma diminuição no número das IPES brasileiras, mas em relação ao Mato Grosso do Sul o número permaneceu o mesmo. O número de matrículas e concluintes geral apresentou um leve aumento. Do mesmo modo percebeu-se aumento no número de matrículas dos estudantes PAEE nas IPES brasileiras, no Centro-Oeste e no MS, mas ainda o número total não é significativo.
id UFGD-8_6dc28b6f26f33abe1436e11214fc152b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13108
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuaisComparación de los datos censurales de la educación superior em Brasil desde la implementación del programa incluye hasta los días actualesEnsino Superior. Educação Especial. Inclusão.Educación superior. Educación especial. Inclusión.O presente trabalho tem como tema a inclusão dos estudantes PAEE no ensino superior. O objetivo do estudo é apresentar um comparativo dos dados censitários da Educação Superior no Brasil e no Mato Grosso do Sul entre 2013 e 2017. Como metodologia foi utilizada a pesquisa documental com o levantamento dos dados do censo da Educação Superior no site do INEP, no que tange: o número de instituições; sua organização e distribuição; o número geral de matrículas; o número geral de concluintes; o número de matrículas de estudantes PAEE no Brasil, na região Centro-Oeste e no estado de Mato Grosso do Sul. Como resultados, observou-se uma diminuição no número das IPES brasileiras, mas em relação ao Mato Grosso do Sul o número permaneceu o mesmo. O número de matrículas e concluintes geral apresentou um leve aumento. Do mesmo modo percebeu-se aumento no número de matrículas dos estudantes PAEE nas IPES brasileiras, no Centro-Oeste e no MS, mas ainda o número total não é significativo.El presente trabajo tiene como tema la inclusión de estudiantes PAEE en la educación superior. El objetivo del estudio es presentar una comparación de los datos del censo de Educación Superior en Brasil y Mato Grosso do Sul entre 2013 y 2017. Como metodología, se utilizó la investigación documental con la encuesta de datos del censo de Educación Superior en el sitio web del INEP, en que corresponde: el número de instituciones; su organización y distribución; el número general de inscripciones; el número general de graduados; el número de matrículas de estudiantes PAEE en Brasil, en la región Centro-Oeste y en el estado de Mato Grosso do Sul. Como resultado, hubo una disminución en el número de IPES brasileños, pero en relación con Mato Grosso do Sul el número se mantuvo mismo. El número de matrículas generales y graduados mostró un ligero aumento. De la misma manera, hubo un aumento en el número de matrículas de estudiantes PAEE en el IPES brasileño, en el Centro Oeste y en MS, pero el número total aún no es significativo.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1310810.30612/hre.v9i16.13108Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-132318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13108/6595Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Etiene Paula da SilvaSilva, Aline Maira da2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13108Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais
Comparación de los datos censurales de la educación superior em Brasil desde la implementación del programa incluye hasta los días actuales
title Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais
spellingShingle Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais
Diniz, Etiene Paula da Silva
Ensino Superior. Educação Especial. Inclusão.
Educación superior. Educación especial. Inclusión.
title_short Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais
title_full Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais
title_fullStr Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais
title_full_unstemmed Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais
title_sort Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais
author Diniz, Etiene Paula da Silva
author_facet Diniz, Etiene Paula da Silva
Silva, Aline Maira da
author_role author
author2 Silva, Aline Maira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Etiene Paula da Silva
Silva, Aline Maira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior. Educação Especial. Inclusão.
Educación superior. Educación especial. Inclusión.
topic Ensino Superior. Educação Especial. Inclusão.
Educación superior. Educación especial. Inclusión.
description O presente trabalho tem como tema a inclusão dos estudantes PAEE no ensino superior. O objetivo do estudo é apresentar um comparativo dos dados censitários da Educação Superior no Brasil e no Mato Grosso do Sul entre 2013 e 2017. Como metodologia foi utilizada a pesquisa documental com o levantamento dos dados do censo da Educação Superior no site do INEP, no que tange: o número de instituições; sua organização e distribuição; o número geral de matrículas; o número geral de concluintes; o número de matrículas de estudantes PAEE no Brasil, na região Centro-Oeste e no estado de Mato Grosso do Sul. Como resultados, observou-se uma diminuição no número das IPES brasileiras, mas em relação ao Mato Grosso do Sul o número permaneceu o mesmo. O número de matrículas e concluintes geral apresentou um leve aumento. Do mesmo modo percebeu-se aumento no número de matrículas dos estudantes PAEE nas IPES brasileiras, no Centro-Oeste e no MS, mas ainda o número total não é significativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13108
10.30612/hre.v9i16.13108
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13108
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.13108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13108/6595
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-13
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831171014885376