Brasileiros na Bolívia: identificando motivos da educação transfronteira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Viviane Cristina de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Real, Giselle Cristina Martins, Souza, Marianne Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8026
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar os motivos que levam estudantes brasileiros a ingressarem em instituições de educação superior na Bolívia e está vinculado à pesquisa intitulada “Expansão e qualidade da educação superior na fronteira: efeitos e impactos do MERCOSUL”. A importância da investigação se justifica pelo crescente número de solicitações de revalidação de títulos oriundos de instituições de educação superior bolivianas, o que explicita influência de políticas supranacionais e/ou internacionais no contexto brasileiro. A questão norteadora da pesquisa pode ser assim sintetizada: Quais motivos levam jovens brasileiros a estudarem em instituições de educação superior bolivianas? Para respondê-la, foram adotados como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica e a entrevista. Os dados da pesquisa permitiram inferir que a proximidade geográfica e as condições socioeconômicas foram os principais motivos dos entrevistados estudarem em instituições bolivianas.
id UFGD-8_82a0b6191658af0827925acad81f95d1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8026
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Brasileiros na Bolívia: identificando motivos da educação transfronteiraPolítica Educacional. Educação Superior. Educação transfronteira.Este trabalho tem como objetivo identificar os motivos que levam estudantes brasileiros a ingressarem em instituições de educação superior na Bolívia e está vinculado à pesquisa intitulada “Expansão e qualidade da educação superior na fronteira: efeitos e impactos do MERCOSUL”. A importância da investigação se justifica pelo crescente número de solicitações de revalidação de títulos oriundos de instituições de educação superior bolivianas, o que explicita influência de políticas supranacionais e/ou internacionais no contexto brasileiro. A questão norteadora da pesquisa pode ser assim sintetizada: Quais motivos levam jovens brasileiros a estudarem em instituições de educação superior bolivianas? Para respondê-la, foram adotados como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica e a entrevista. Os dados da pesquisa permitiram inferir que a proximidade geográfica e as condições socioeconômicas foram os principais motivos dos entrevistados estudarem em instituições bolivianas.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/802610.30612/hre.v6i11.8026Horizontes - Revista de Educação; v. 6 n. 11 (2018); 126-1382318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8026/4854Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Viviane Cristina deReal, Giselle Cristina MartinsSouza, Marianne Pereira de2019-08-15T17:36:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8026Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T17:36:58Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Brasileiros na Bolívia: identificando motivos da educação transfronteira
title Brasileiros na Bolívia: identificando motivos da educação transfronteira
spellingShingle Brasileiros na Bolívia: identificando motivos da educação transfronteira
Souza, Viviane Cristina de
Política Educacional. Educação Superior. Educação transfronteira.
title_short Brasileiros na Bolívia: identificando motivos da educação transfronteira
title_full Brasileiros na Bolívia: identificando motivos da educação transfronteira
title_fullStr Brasileiros na Bolívia: identificando motivos da educação transfronteira
title_full_unstemmed Brasileiros na Bolívia: identificando motivos da educação transfronteira
title_sort Brasileiros na Bolívia: identificando motivos da educação transfronteira
author Souza, Viviane Cristina de
author_facet Souza, Viviane Cristina de
Real, Giselle Cristina Martins
Souza, Marianne Pereira de
author_role author
author2 Real, Giselle Cristina Martins
Souza, Marianne Pereira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Viviane Cristina de
Real, Giselle Cristina Martins
Souza, Marianne Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Política Educacional. Educação Superior. Educação transfronteira.
topic Política Educacional. Educação Superior. Educação transfronteira.
description Este trabalho tem como objetivo identificar os motivos que levam estudantes brasileiros a ingressarem em instituições de educação superior na Bolívia e está vinculado à pesquisa intitulada “Expansão e qualidade da educação superior na fronteira: efeitos e impactos do MERCOSUL”. A importância da investigação se justifica pelo crescente número de solicitações de revalidação de títulos oriundos de instituições de educação superior bolivianas, o que explicita influência de políticas supranacionais e/ou internacionais no contexto brasileiro. A questão norteadora da pesquisa pode ser assim sintetizada: Quais motivos levam jovens brasileiros a estudarem em instituições de educação superior bolivianas? Para respondê-la, foram adotados como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica e a entrevista. Os dados da pesquisa permitiram inferir que a proximidade geográfica e as condições socioeconômicas foram os principais motivos dos entrevistados estudarem em instituições bolivianas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8026
10.30612/hre.v6i11.8026
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8026
identifier_str_mv 10.30612/hre.v6i11.8026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8026/4854
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 6 n. 11 (2018); 126-138
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170530443264