Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13107 |
Resumo: | A cada ano que passa novas tecnologias e métodos de ensino vão surgindo, e assim como os professores precisam se aperfeiçoar, os livros também vão mudando suas propostas para melhor atender seu público alvo. Pensando nisso, esta pesquisa tem por objetivo analisar os conteúdos e estabelecer diferenças e semelhanças de livros didáticos de Língua Portuguesa usados nos últimos anos em escolas Municipais de Naviraí, bem como a forma com que estes são aplicados em benefício da aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada com base nos livros didáticos de turmas de segundo ano do Ensino Fundamental e ainda pautado por artigos teóricos que defendem essa temática. Além da analise dos livros foi realizada uma entrevista estruturada com uma professora do Ensino Fundamental a qual destacou benefícios e malefícios do livro quanto à aplicação dele em sala de aula. Pode-se considerar que, o trabalho com livros didáticos no cotidiano escolar, é de suma relevância, tanto para aluno quanto para o professor, já que o mesmo traz conteúdos importantes para o convívio social da criança e conhecimento da diversidade de linguagens que propõe a disciplina de Língua Portuguesa. |
id |
UFGD-8_83ed354dc9e1021ea496abae3427b803 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13107 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamentalInvestigación de libros didácticos en clases de 2º año de educación primariaEnsino Fundamental. Língua portuguesa. Livros didáticos.Educación Primaria. Lengua portuguesa. Libros didácticos.A cada ano que passa novas tecnologias e métodos de ensino vão surgindo, e assim como os professores precisam se aperfeiçoar, os livros também vão mudando suas propostas para melhor atender seu público alvo. Pensando nisso, esta pesquisa tem por objetivo analisar os conteúdos e estabelecer diferenças e semelhanças de livros didáticos de Língua Portuguesa usados nos últimos anos em escolas Municipais de Naviraí, bem como a forma com que estes são aplicados em benefício da aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada com base nos livros didáticos de turmas de segundo ano do Ensino Fundamental e ainda pautado por artigos teóricos que defendem essa temática. Além da analise dos livros foi realizada uma entrevista estruturada com uma professora do Ensino Fundamental a qual destacou benefícios e malefícios do livro quanto à aplicação dele em sala de aula. Pode-se considerar que, o trabalho com livros didáticos no cotidiano escolar, é de suma relevância, tanto para aluno quanto para o professor, já que o mesmo traz conteúdos importantes para o convívio social da criança e conhecimento da diversidade de linguagens que propõe a disciplina de Língua Portuguesa.Con cada año que pasa, están surgiendo nuevas tecnologías y métodos de enseñanza, y así como los maestros necesitan mejorar, los libros también cambian sus propuestas para servir mejor a su público objetivo. Con esto en mente, esta investigación tiene como objetivo analizar los contenidos y establecer diferencias y similitudes de los libros de texto de lengua portuguesa utilizados en los últimos años en las escuelas municipales de Naviraí, así como la forma en que estos se aplican en beneficio del aprendizaje de los estudiantes. La investigación se llevó a cabo a partir de los libros didácticos de las clases de segundo año de la Escuela Primaria y también guiada por artículos teóricos que defienden esta temática. Además del análisis de los libros, se realizó una entrevista estructurada con una maestra de primaria que destacó los beneficios y perjuicios del libro en cuanto a su aplicación en el aula. Se puede considerar que el trabajo con los libros de texto en la rutina escolar es de suma relevancia, tanto para el alumno como para el docente, ya que aporta contenidos importantes para la interacción social del niño y el conocimiento de la diversidad de lenguajes propuestos por Curso de lengua portuguesa.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1310710.30612/hre.v9i16.13107Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-132318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13107/6594Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Daiana da Rocha2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13107Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental Investigación de libros didácticos en clases de 2º año de educación primaria |
title |
Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental Reis, Daiana da Rocha Ensino Fundamental. Língua portuguesa. Livros didáticos. Educación Primaria. Lengua portuguesa. Libros didácticos. |
title_short |
Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental |
title_full |
Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental |
title_sort |
Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental |
author |
Reis, Daiana da Rocha |
author_facet |
Reis, Daiana da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Daiana da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental. Língua portuguesa. Livros didáticos. Educación Primaria. Lengua portuguesa. Libros didácticos. |
topic |
Ensino Fundamental. Língua portuguesa. Livros didáticos. Educación Primaria. Lengua portuguesa. Libros didácticos. |
description |
A cada ano que passa novas tecnologias e métodos de ensino vão surgindo, e assim como os professores precisam se aperfeiçoar, os livros também vão mudando suas propostas para melhor atender seu público alvo. Pensando nisso, esta pesquisa tem por objetivo analisar os conteúdos e estabelecer diferenças e semelhanças de livros didáticos de Língua Portuguesa usados nos últimos anos em escolas Municipais de Naviraí, bem como a forma com que estes são aplicados em benefício da aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada com base nos livros didáticos de turmas de segundo ano do Ensino Fundamental e ainda pautado por artigos teóricos que defendem essa temática. Além da analise dos livros foi realizada uma entrevista estruturada com uma professora do Ensino Fundamental a qual destacou benefícios e malefícios do livro quanto à aplicação dele em sala de aula. Pode-se considerar que, o trabalho com livros didáticos no cotidiano escolar, é de suma relevância, tanto para aluno quanto para o professor, já que o mesmo traz conteúdos importantes para o convívio social da criança e conhecimento da diversidade de linguagens que propõe a disciplina de Língua Portuguesa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13107 10.30612/hre.v9i16.13107 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13107 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v9i16.13107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13107/6594 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-13 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831171012788224 |