Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Daiana da Rocha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13107
Resumo: A cada ano que passa novas tecnologias e métodos de ensino vão surgindo, e assim como os professores precisam se aperfeiçoar, os livros também vão mudando suas propostas para melhor atender seu público alvo. Pensando nisso, esta pesquisa tem por objetivo analisar os conteúdos e estabelecer diferenças e semelhanças de livros didáticos de Língua Portuguesa usados nos últimos anos em escolas Municipais de Naviraí, bem como a forma com que estes são aplicados em benefício da aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada com base nos livros didáticos de turmas de segundo ano do Ensino Fundamental e ainda pautado por artigos teóricos que defendem essa temática. Além da analise dos livros foi realizada uma entrevista estruturada com uma professora do Ensino Fundamental a qual destacou benefícios e malefícios do livro quanto à aplicação dele em sala de aula. Pode-se considerar que, o trabalho com livros didáticos no cotidiano escolar, é de suma relevância, tanto para aluno quanto para o professor, já que o mesmo traz conteúdos importantes para o convívio social da criança e conhecimento da diversidade de linguagens que propõe a disciplina de Língua Portuguesa.
id UFGD-8_83ed354dc9e1021ea496abae3427b803
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13107
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamentalInvestigación de libros didácticos en clases de 2º año de educación primariaEnsino Fundamental. Língua portuguesa. Livros didáticos.Educación Primaria. Lengua portuguesa. Libros didácticos.A cada ano que passa novas tecnologias e métodos de ensino vão surgindo, e assim como os professores precisam se aperfeiçoar, os livros também vão mudando suas propostas para melhor atender seu público alvo. Pensando nisso, esta pesquisa tem por objetivo analisar os conteúdos e estabelecer diferenças e semelhanças de livros didáticos de Língua Portuguesa usados nos últimos anos em escolas Municipais de Naviraí, bem como a forma com que estes são aplicados em benefício da aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada com base nos livros didáticos de turmas de segundo ano do Ensino Fundamental e ainda pautado por artigos teóricos que defendem essa temática. Além da analise dos livros foi realizada uma entrevista estruturada com uma professora do Ensino Fundamental a qual destacou benefícios e malefícios do livro quanto à aplicação dele em sala de aula. Pode-se considerar que, o trabalho com livros didáticos no cotidiano escolar, é de suma relevância, tanto para aluno quanto para o professor, já que o mesmo traz conteúdos importantes para o convívio social da criança e conhecimento da diversidade de linguagens que propõe a disciplina de Língua Portuguesa.Con cada año que pasa, están surgiendo nuevas tecnologías y métodos de enseñanza, y así como los maestros necesitan mejorar, los libros también cambian sus propuestas para servir mejor a su público objetivo. Con esto en mente, esta investigación tiene como objetivo analizar los contenidos y establecer diferencias y similitudes de los libros de texto de lengua portuguesa utilizados en los últimos años en las escuelas municipales de Naviraí, así como la forma en que estos se aplican en beneficio del aprendizaje de los estudiantes. La investigación se llevó a cabo a partir de los libros didácticos de las clases de segundo año de la Escuela Primaria y también guiada por artículos teóricos que defienden esta temática. Además del análisis de los libros, se realizó una entrevista estructurada con una maestra de primaria que destacó los beneficios y perjuicios del libro en cuanto a su aplicación en el aula. Se puede considerar que el trabajo con los libros de texto en la rutina escolar es de suma relevancia, tanto para el alumno como para el docente, ya que aporta contenidos importantes para la interacción social del niño y el conocimiento de la diversidad de lenguajes propuestos por Curso de lengua portuguesa.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1310710.30612/hre.v9i16.13107Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-132318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13107/6594Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Daiana da Rocha2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13107Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental
Investigación de libros didácticos en clases de 2º año de educación primaria
title Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental
spellingShingle Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental
Reis, Daiana da Rocha
Ensino Fundamental. Língua portuguesa. Livros didáticos.
Educación Primaria. Lengua portuguesa. Libros didácticos.
title_short Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental
title_full Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental
title_fullStr Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental
title_sort Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental
author Reis, Daiana da Rocha
author_facet Reis, Daiana da Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Daiana da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental. Língua portuguesa. Livros didáticos.
Educación Primaria. Lengua portuguesa. Libros didácticos.
topic Ensino Fundamental. Língua portuguesa. Livros didáticos.
Educación Primaria. Lengua portuguesa. Libros didácticos.
description A cada ano que passa novas tecnologias e métodos de ensino vão surgindo, e assim como os professores precisam se aperfeiçoar, os livros também vão mudando suas propostas para melhor atender seu público alvo. Pensando nisso, esta pesquisa tem por objetivo analisar os conteúdos e estabelecer diferenças e semelhanças de livros didáticos de Língua Portuguesa usados nos últimos anos em escolas Municipais de Naviraí, bem como a forma com que estes são aplicados em benefício da aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada com base nos livros didáticos de turmas de segundo ano do Ensino Fundamental e ainda pautado por artigos teóricos que defendem essa temática. Além da analise dos livros foi realizada uma entrevista estruturada com uma professora do Ensino Fundamental a qual destacou benefícios e malefícios do livro quanto à aplicação dele em sala de aula. Pode-se considerar que, o trabalho com livros didáticos no cotidiano escolar, é de suma relevância, tanto para aluno quanto para o professor, já que o mesmo traz conteúdos importantes para o convívio social da criança e conhecimento da diversidade de linguagens que propõe a disciplina de Língua Portuguesa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13107
10.30612/hre.v9i16.13107
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13107
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.13107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13107/6594
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-13
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831171012788224