Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Barbara Karoline Antunes da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vinha, Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5910
Resumo: Este artigo teve como objetivo sistematizar os jogos tradicionais no contexto do Curso de Formação em Nível Médio de Professores Guarani e Kaiowá, denominado Projeto Àra Verá [Espaço-Tempo Iluminado]. A base metodológica consistiu em uma pesquisa documental com característica descritiva, em que foram realizadas buscas em documentos redigidos por professores indígenas matriculados no Curso Àra Verá. Os referenciais documentais foram obtidos em: Dossiê do Projeto Ára Verá, Referencial Curricular para Escolas Indígenas, documentos escrito pela UNESCO e o Acervo de jogos tradicionais Guarani e Kaiowá elaborados na disciplina Educação Física, referentes à turma de 2010. A recuperação e sistematização das práticas corporais dos jogos tradicionais contribuem para o fortalecimento de valores culturais, por revitalizar a cultura corporal de movimento dos indígenas.
id UFGD-8_900d4d1d0fd573e03a873224e4ee71a5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5910
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010Educação Indígena. Educação Física. Índios Guarani e Kaiowá.Este artigo teve como objetivo sistematizar os jogos tradicionais no contexto do Curso de Formação em Nível Médio de Professores Guarani e Kaiowá, denominado Projeto Àra Verá [Espaço-Tempo Iluminado]. A base metodológica consistiu em uma pesquisa documental com característica descritiva, em que foram realizadas buscas em documentos redigidos por professores indígenas matriculados no Curso Àra Verá. Os referenciais documentais foram obtidos em: Dossiê do Projeto Ára Verá, Referencial Curricular para Escolas Indígenas, documentos escrito pela UNESCO e o Acervo de jogos tradicionais Guarani e Kaiowá elaborados na disciplina Educação Física, referentes à turma de 2010. A recuperação e sistematização das práticas corporais dos jogos tradicionais contribuem para o fortalecimento de valores culturais, por revitalizar a cultura corporal de movimento dos indígenas.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5910Horizontes - Revista de Educação; v. 3 n. 6 (2015); 109-1182318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5910/3088Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Barbara Karoline Antunes daVinha, Marina2020-02-20T15:52:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5910Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T15:52:13Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010
title Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010
spellingShingle Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010
Silva, Barbara Karoline Antunes da
Educação Indígena. Educação Física. Índios Guarani e Kaiowá.
title_short Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010
title_full Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010
title_fullStr Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010
title_full_unstemmed Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010
title_sort Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010
author Silva, Barbara Karoline Antunes da
author_facet Silva, Barbara Karoline Antunes da
Vinha, Marina
author_role author
author2 Vinha, Marina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Barbara Karoline Antunes da
Vinha, Marina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Indígena. Educação Física. Índios Guarani e Kaiowá.
topic Educação Indígena. Educação Física. Índios Guarani e Kaiowá.
description Este artigo teve como objetivo sistematizar os jogos tradicionais no contexto do Curso de Formação em Nível Médio de Professores Guarani e Kaiowá, denominado Projeto Àra Verá [Espaço-Tempo Iluminado]. A base metodológica consistiu em uma pesquisa documental com característica descritiva, em que foram realizadas buscas em documentos redigidos por professores indígenas matriculados no Curso Àra Verá. Os referenciais documentais foram obtidos em: Dossiê do Projeto Ára Verá, Referencial Curricular para Escolas Indígenas, documentos escrito pela UNESCO e o Acervo de jogos tradicionais Guarani e Kaiowá elaborados na disciplina Educação Física, referentes à turma de 2010. A recuperação e sistematização das práticas corporais dos jogos tradicionais contribuem para o fortalecimento de valores culturais, por revitalizar a cultura corporal de movimento dos indígenas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5910
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5910/3088
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 3 n. 6 (2015); 109-118
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170087944192