Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5910 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo sistematizar os jogos tradicionais no contexto do Curso de Formação em Nível Médio de Professores Guarani e Kaiowá, denominado Projeto Àra Verá [Espaço-Tempo Iluminado]. A base metodológica consistiu em uma pesquisa documental com característica descritiva, em que foram realizadas buscas em documentos redigidos por professores indígenas matriculados no Curso Àra Verá. Os referenciais documentais foram obtidos em: Dossiê do Projeto Ára Verá, Referencial Curricular para Escolas Indígenas, documentos escrito pela UNESCO e o Acervo de jogos tradicionais Guarani e Kaiowá elaborados na disciplina Educação Física, referentes à turma de 2010. A recuperação e sistematização das práticas corporais dos jogos tradicionais contribuem para o fortalecimento de valores culturais, por revitalizar a cultura corporal de movimento dos indígenas. |
id |
UFGD-8_900d4d1d0fd573e03a873224e4ee71a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5910 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010Educação Indígena. Educação Física. Índios Guarani e Kaiowá.Este artigo teve como objetivo sistematizar os jogos tradicionais no contexto do Curso de Formação em Nível Médio de Professores Guarani e Kaiowá, denominado Projeto Àra Verá [Espaço-Tempo Iluminado]. A base metodológica consistiu em uma pesquisa documental com característica descritiva, em que foram realizadas buscas em documentos redigidos por professores indígenas matriculados no Curso Àra Verá. Os referenciais documentais foram obtidos em: Dossiê do Projeto Ára Verá, Referencial Curricular para Escolas Indígenas, documentos escrito pela UNESCO e o Acervo de jogos tradicionais Guarani e Kaiowá elaborados na disciplina Educação Física, referentes à turma de 2010. A recuperação e sistematização das práticas corporais dos jogos tradicionais contribuem para o fortalecimento de valores culturais, por revitalizar a cultura corporal de movimento dos indígenas.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5910Horizontes - Revista de Educação; v. 3 n. 6 (2015); 109-1182318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5910/3088Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Barbara Karoline Antunes daVinha, Marina2020-02-20T15:52:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5910Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T15:52:13Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010 |
title |
Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010 |
spellingShingle |
Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010 Silva, Barbara Karoline Antunes da Educação Indígena. Educação Física. Índios Guarani e Kaiowá. |
title_short |
Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010 |
title_full |
Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010 |
title_fullStr |
Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010 |
title_full_unstemmed |
Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010 |
title_sort |
Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010 |
author |
Silva, Barbara Karoline Antunes da |
author_facet |
Silva, Barbara Karoline Antunes da Vinha, Marina |
author_role |
author |
author2 |
Vinha, Marina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Barbara Karoline Antunes da Vinha, Marina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Indígena. Educação Física. Índios Guarani e Kaiowá. |
topic |
Educação Indígena. Educação Física. Índios Guarani e Kaiowá. |
description |
Este artigo teve como objetivo sistematizar os jogos tradicionais no contexto do Curso de Formação em Nível Médio de Professores Guarani e Kaiowá, denominado Projeto Àra Verá [Espaço-Tempo Iluminado]. A base metodológica consistiu em uma pesquisa documental com característica descritiva, em que foram realizadas buscas em documentos redigidos por professores indígenas matriculados no Curso Àra Verá. Os referenciais documentais foram obtidos em: Dossiê do Projeto Ára Verá, Referencial Curricular para Escolas Indígenas, documentos escrito pela UNESCO e o Acervo de jogos tradicionais Guarani e Kaiowá elaborados na disciplina Educação Física, referentes à turma de 2010. A recuperação e sistematização das práticas corporais dos jogos tradicionais contribuem para o fortalecimento de valores culturais, por revitalizar a cultura corporal de movimento dos indígenas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5910 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5910/3088 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 3 n. 6 (2015); 109-118 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170087944192 |