As datas comemorativas na Educação Infantil: análise das práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Cindy Romualdo Souza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Monteiro, Karolina de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5928
Resumo: A iniciativa da pesquisa para a realização deste artigo surgiu da minha inquietação em meu ambiente de trabalho, onde nos corredores é possível observar o privilegiar de atividades estritamente ligadas a datas comemorativas. Por tanto, este artigo se trata de um estudo sobre essas impressões, de que as aprendizagens desenvolvidas na Educação Infantil se vinculam apenas a esses momentos. Sendo assim, esse estudo buscou compreender a estruturação das atividades e o modo como elas têm sido abordadas, em específico nas turmas de Berçário I e Pré I. Para tanto, se utilizou de questionários para obtenção de dados sobre essas práticas fazendo um comparativo entre CEIMs situados em pontos da cidade condizentes com os pontos cardiais, e quando possível utilizamos as fotografias das atividades expostas nos corredores da instituição. A metodologia partiu de releitura das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e posteriormente estudos em autores da Educação Infantil.
id UFGD-8_a374b92d74a07b7fcdee5e85e440995e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5928
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling As datas comemorativas na Educação Infantil: análise das práticas docentesEducação Infantil. Prática pedagógica. Datas comemorativas.A iniciativa da pesquisa para a realização deste artigo surgiu da minha inquietação em meu ambiente de trabalho, onde nos corredores é possível observar o privilegiar de atividades estritamente ligadas a datas comemorativas. Por tanto, este artigo se trata de um estudo sobre essas impressões, de que as aprendizagens desenvolvidas na Educação Infantil se vinculam apenas a esses momentos. Sendo assim, esse estudo buscou compreender a estruturação das atividades e o modo como elas têm sido abordadas, em específico nas turmas de Berçário I e Pré I. Para tanto, se utilizou de questionários para obtenção de dados sobre essas práticas fazendo um comparativo entre CEIMs situados em pontos da cidade condizentes com os pontos cardiais, e quando possível utilizamos as fotografias das atividades expostas nos corredores da instituição. A metodologia partiu de releitura das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e posteriormente estudos em autores da Educação Infantil.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5928Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 7 (2016): Dossiê Educação Infantil: fundamentos e práticas docentes; 152-1732318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5928/3207Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Cindy Romualdo SouzaMonteiro, Karolina de Jesus2020-02-20T16:13:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5928Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T16:13:51Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv As datas comemorativas na Educação Infantil: análise das práticas docentes
title As datas comemorativas na Educação Infantil: análise das práticas docentes
spellingShingle As datas comemorativas na Educação Infantil: análise das práticas docentes
Gomes, Cindy Romualdo Souza
Educação Infantil. Prática pedagógica. Datas comemorativas.
title_short As datas comemorativas na Educação Infantil: análise das práticas docentes
title_full As datas comemorativas na Educação Infantil: análise das práticas docentes
title_fullStr As datas comemorativas na Educação Infantil: análise das práticas docentes
title_full_unstemmed As datas comemorativas na Educação Infantil: análise das práticas docentes
title_sort As datas comemorativas na Educação Infantil: análise das práticas docentes
author Gomes, Cindy Romualdo Souza
author_facet Gomes, Cindy Romualdo Souza
Monteiro, Karolina de Jesus
author_role author
author2 Monteiro, Karolina de Jesus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Cindy Romualdo Souza
Monteiro, Karolina de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Prática pedagógica. Datas comemorativas.
topic Educação Infantil. Prática pedagógica. Datas comemorativas.
description A iniciativa da pesquisa para a realização deste artigo surgiu da minha inquietação em meu ambiente de trabalho, onde nos corredores é possível observar o privilegiar de atividades estritamente ligadas a datas comemorativas. Por tanto, este artigo se trata de um estudo sobre essas impressões, de que as aprendizagens desenvolvidas na Educação Infantil se vinculam apenas a esses momentos. Sendo assim, esse estudo buscou compreender a estruturação das atividades e o modo como elas têm sido abordadas, em específico nas turmas de Berçário I e Pré I. Para tanto, se utilizou de questionários para obtenção de dados sobre essas práticas fazendo um comparativo entre CEIMs situados em pontos da cidade condizentes com os pontos cardiais, e quando possível utilizamos as fotografias das atividades expostas nos corredores da instituição. A metodologia partiu de releitura das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e posteriormente estudos em autores da Educação Infantil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5928
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5928/3207
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 7 (2016): Dossiê Educação Infantil: fundamentos e práticas docentes; 152-173
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170091089920