As datas comemorativas nas práticas escolares : uma questão de identidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36321 |
Resumo: | O tema identidades sociais discutido neste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo problematizar as práticas de algumas salas de aula de Educação Infantil e 5º ano do Ensino Fundamental de escolas situadas na periferia da região metropolitana de Porto Alegre, analisando as estratégias utilizadas pelas professoras em datas comemorativas e sua possível contribuição para a construção de identidades dos participantes desse processo (professoras/alunos e alunas). É uma pesquisa de abordagem qualitativa, focada na observação participante, utilizando como recursos os materiais relacionados às datas comemorativas previstas para serem trabalhadas nos planos de trabalho das escolas, baseadas nos calendários escolares propostos pelas Secretarias de Educação. Para essa investigação foi realizada a análise de registros e dos materiais de trabalho das professoras para seus alunos sobre datas comemorativas. Considerando que a identidade é algo mutável que se dá na medida da interação com o outro, podemos pressupor que os temas trabalhados em sala de aula e a maneira na qual os discursos contidos nessa prática são interpelados podem constituir identidades, haja vista que a escola constitui-se em um espaço de aprendizagem e reconhecimento como seres sociais. A partir das análises, pode-se inferir que determinadas práticas contribuem para a formação de uma identidade nacional. |
id |
UFRGS-2_e955c0fdfdd3fa790d73785c109eee20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36321 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Severo, Carla MacielMachado, Carmen Lúcia Bezerra2012-01-13T01:20:18Z2011http://hdl.handle.net/10183/36321000817540O tema identidades sociais discutido neste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo problematizar as práticas de algumas salas de aula de Educação Infantil e 5º ano do Ensino Fundamental de escolas situadas na periferia da região metropolitana de Porto Alegre, analisando as estratégias utilizadas pelas professoras em datas comemorativas e sua possível contribuição para a construção de identidades dos participantes desse processo (professoras/alunos e alunas). É uma pesquisa de abordagem qualitativa, focada na observação participante, utilizando como recursos os materiais relacionados às datas comemorativas previstas para serem trabalhadas nos planos de trabalho das escolas, baseadas nos calendários escolares propostos pelas Secretarias de Educação. Para essa investigação foi realizada a análise de registros e dos materiais de trabalho das professoras para seus alunos sobre datas comemorativas. Considerando que a identidade é algo mutável que se dá na medida da interação com o outro, podemos pressupor que os temas trabalhados em sala de aula e a maneira na qual os discursos contidos nessa prática são interpelados podem constituir identidades, haja vista que a escola constitui-se em um espaço de aprendizagem e reconhecimento como seres sociais. A partir das análises, pode-se inferir que determinadas práticas contribuem para a formação de uma identidade nacional.application/pdfporIdentidadeData comemorativaEscolaAs datas comemorativas nas práticas escolares : uma questão de identidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000817540.pdf.txt000817540.pdf.txtExtracted Texttext/plain52839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36321/2/000817540.pdf.txtd39c76f239d48539ae5dbb55b651bf88MD52ORIGINAL000817540.pdf000817540.pdfTexto completoapplication/pdf1000664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36321/1/000817540.pdf358d19f77f4b4d81b111fe71681642adMD51THUMBNAIL000817540.pdf.jpg000817540.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36321/3/000817540.pdf.jpg67084ea94c5ea46d3e1ef5f5feac17f0MD5310183/363212018-10-05 08:42:59.952oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36321Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:42:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As datas comemorativas nas práticas escolares : uma questão de identidade |
title |
As datas comemorativas nas práticas escolares : uma questão de identidade |
spellingShingle |
As datas comemorativas nas práticas escolares : uma questão de identidade Severo, Carla Maciel Identidade Data comemorativa Escola |
title_short |
As datas comemorativas nas práticas escolares : uma questão de identidade |
title_full |
As datas comemorativas nas práticas escolares : uma questão de identidade |
title_fullStr |
As datas comemorativas nas práticas escolares : uma questão de identidade |
title_full_unstemmed |
As datas comemorativas nas práticas escolares : uma questão de identidade |
title_sort |
As datas comemorativas nas práticas escolares : uma questão de identidade |
author |
Severo, Carla Maciel |
author_facet |
Severo, Carla Maciel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Severo, Carla Maciel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Carmen Lúcia Bezerra |
contributor_str_mv |
Machado, Carmen Lúcia Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Data comemorativa Escola |
topic |
Identidade Data comemorativa Escola |
description |
O tema identidades sociais discutido neste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo problematizar as práticas de algumas salas de aula de Educação Infantil e 5º ano do Ensino Fundamental de escolas situadas na periferia da região metropolitana de Porto Alegre, analisando as estratégias utilizadas pelas professoras em datas comemorativas e sua possível contribuição para a construção de identidades dos participantes desse processo (professoras/alunos e alunas). É uma pesquisa de abordagem qualitativa, focada na observação participante, utilizando como recursos os materiais relacionados às datas comemorativas previstas para serem trabalhadas nos planos de trabalho das escolas, baseadas nos calendários escolares propostos pelas Secretarias de Educação. Para essa investigação foi realizada a análise de registros e dos materiais de trabalho das professoras para seus alunos sobre datas comemorativas. Considerando que a identidade é algo mutável que se dá na medida da interação com o outro, podemos pressupor que os temas trabalhados em sala de aula e a maneira na qual os discursos contidos nessa prática são interpelados podem constituir identidades, haja vista que a escola constitui-se em um espaço de aprendizagem e reconhecimento como seres sociais. A partir das análises, pode-se inferir que determinadas práticas contribuem para a formação de uma identidade nacional. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-13T01:20:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36321 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000817540 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36321 |
identifier_str_mv |
000817540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36321/2/000817540.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36321/1/000817540.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36321/3/000817540.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d39c76f239d48539ae5dbb55b651bf88 358d19f77f4b4d81b111fe71681642ad 67084ea94c5ea46d3e1ef5f5feac17f0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447070391140352 |