As datas comemorativas nas práticas escolares : uma questão de identidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severo, Carla Maciel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36321
Resumo: O tema identidades sociais discutido neste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo problematizar as práticas de algumas salas de aula de Educação Infantil e 5º ano do Ensino Fundamental de escolas situadas na periferia da região metropolitana de Porto Alegre, analisando as estratégias utilizadas pelas professoras em datas comemorativas e sua possível contribuição para a construção de identidades dos participantes desse processo (professoras/alunos e alunas). É uma pesquisa de abordagem qualitativa, focada na observação participante, utilizando como recursos os materiais relacionados às datas comemorativas previstas para serem trabalhadas nos planos de trabalho das escolas, baseadas nos calendários escolares propostos pelas Secretarias de Educação. Para essa investigação foi realizada a análise de registros e dos materiais de trabalho das professoras para seus alunos sobre datas comemorativas. Considerando que a identidade é algo mutável que se dá na medida da interação com o outro, podemos pressupor que os temas trabalhados em sala de aula e a maneira na qual os discursos contidos nessa prática são interpelados podem constituir identidades, haja vista que a escola constitui-se em um espaço de aprendizagem e reconhecimento como seres sociais. A partir das análises, pode-se inferir que determinadas práticas contribuem para a formação de uma identidade nacional.
id UFRGS-2_e955c0fdfdd3fa790d73785c109eee20
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36321
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Severo, Carla MacielMachado, Carmen Lúcia Bezerra2012-01-13T01:20:18Z2011http://hdl.handle.net/10183/36321000817540O tema identidades sociais discutido neste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo problematizar as práticas de algumas salas de aula de Educação Infantil e 5º ano do Ensino Fundamental de escolas situadas na periferia da região metropolitana de Porto Alegre, analisando as estratégias utilizadas pelas professoras em datas comemorativas e sua possível contribuição para a construção de identidades dos participantes desse processo (professoras/alunos e alunas). É uma pesquisa de abordagem qualitativa, focada na observação participante, utilizando como recursos os materiais relacionados às datas comemorativas previstas para serem trabalhadas nos planos de trabalho das escolas, baseadas nos calendários escolares propostos pelas Secretarias de Educação. Para essa investigação foi realizada a análise de registros e dos materiais de trabalho das professoras para seus alunos sobre datas comemorativas. Considerando que a identidade é algo mutável que se dá na medida da interação com o outro, podemos pressupor que os temas trabalhados em sala de aula e a maneira na qual os discursos contidos nessa prática são interpelados podem constituir identidades, haja vista que a escola constitui-se em um espaço de aprendizagem e reconhecimento como seres sociais. A partir das análises, pode-se inferir que determinadas práticas contribuem para a formação de uma identidade nacional.application/pdfporIdentidadeData comemorativaEscolaAs datas comemorativas nas práticas escolares : uma questão de identidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000817540.pdf.txt000817540.pdf.txtExtracted Texttext/plain52839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36321/2/000817540.pdf.txtd39c76f239d48539ae5dbb55b651bf88MD52ORIGINAL000817540.pdf000817540.pdfTexto completoapplication/pdf1000664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36321/1/000817540.pdf358d19f77f4b4d81b111fe71681642adMD51THUMBNAIL000817540.pdf.jpg000817540.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36321/3/000817540.pdf.jpg67084ea94c5ea46d3e1ef5f5feac17f0MD5310183/363212018-10-05 08:42:59.952oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36321Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:42:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As datas comemorativas nas práticas escolares : uma questão de identidade
title As datas comemorativas nas práticas escolares : uma questão de identidade
spellingShingle As datas comemorativas nas práticas escolares : uma questão de identidade
Severo, Carla Maciel
Identidade
Data comemorativa
Escola
title_short As datas comemorativas nas práticas escolares : uma questão de identidade
title_full As datas comemorativas nas práticas escolares : uma questão de identidade
title_fullStr As datas comemorativas nas práticas escolares : uma questão de identidade
title_full_unstemmed As datas comemorativas nas práticas escolares : uma questão de identidade
title_sort As datas comemorativas nas práticas escolares : uma questão de identidade
author Severo, Carla Maciel
author_facet Severo, Carla Maciel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Severo, Carla Maciel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Carmen Lúcia Bezerra
contributor_str_mv Machado, Carmen Lúcia Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Data comemorativa
Escola
topic Identidade
Data comemorativa
Escola
description O tema identidades sociais discutido neste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo problematizar as práticas de algumas salas de aula de Educação Infantil e 5º ano do Ensino Fundamental de escolas situadas na periferia da região metropolitana de Porto Alegre, analisando as estratégias utilizadas pelas professoras em datas comemorativas e sua possível contribuição para a construção de identidades dos participantes desse processo (professoras/alunos e alunas). É uma pesquisa de abordagem qualitativa, focada na observação participante, utilizando como recursos os materiais relacionados às datas comemorativas previstas para serem trabalhadas nos planos de trabalho das escolas, baseadas nos calendários escolares propostos pelas Secretarias de Educação. Para essa investigação foi realizada a análise de registros e dos materiais de trabalho das professoras para seus alunos sobre datas comemorativas. Considerando que a identidade é algo mutável que se dá na medida da interação com o outro, podemos pressupor que os temas trabalhados em sala de aula e a maneira na qual os discursos contidos nessa prática são interpelados podem constituir identidades, haja vista que a escola constitui-se em um espaço de aprendizagem e reconhecimento como seres sociais. A partir das análises, pode-se inferir que determinadas práticas contribuem para a formação de uma identidade nacional.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-13T01:20:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36321
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000817540
url http://hdl.handle.net/10183/36321
identifier_str_mv 000817540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36321/2/000817540.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36321/1/000817540.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36321/3/000817540.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d39c76f239d48539ae5dbb55b651bf88
358d19f77f4b4d81b111fe71681642ad
67084ea94c5ea46d3e1ef5f5feac17f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447070391140352