Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Eliane Gonçalves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Maria de Lourdes dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4433
Resumo: Este artigo buscou apontar como tem se dado a oferta e a procura por vagas na Educação de Jovens e Adultos nas séries iniciais do ensino fundamental (fases 1 e 2) na escola Clarice Bastos Rosa na cidade de Dourados-MS. Utilizou-se a metodologia de pesquisa exploratória, com pesquisa de campo, de natureza qualitativa. Após levantamento das escolas municipais que oferecem esta modalidade de ensino, junto a órgãos governamentais como a Secretaria de Educação Municipal (SEMED), foi realizada a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com diretores, professores, coordenadores das escolas, com os responsáveis pela área/modalidade na SEMED e com um conjunto de alunos que frequentam esta modalidade de ensino. O referencial teórico foi constituído a partir de autores como DI PIERRO et. al. (2001), REZENDE (2008), HADDAD (1997), SOARES (2005 e 2006), ARROYO (2001), GADOTTI e ROMÃO (2000) dentre outros.
id UFGD-8_a3783c5572176a2dfb32a73d6c0d27fa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4433
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MSEducação tardia. Instituições escolares. Memória.Este artigo buscou apontar como tem se dado a oferta e a procura por vagas na Educação de Jovens e Adultos nas séries iniciais do ensino fundamental (fases 1 e 2) na escola Clarice Bastos Rosa na cidade de Dourados-MS. Utilizou-se a metodologia de pesquisa exploratória, com pesquisa de campo, de natureza qualitativa. Após levantamento das escolas municipais que oferecem esta modalidade de ensino, junto a órgãos governamentais como a Secretaria de Educação Municipal (SEMED), foi realizada a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com diretores, professores, coordenadores das escolas, com os responsáveis pela área/modalidade na SEMED e com um conjunto de alunos que frequentam esta modalidade de ensino. O referencial teórico foi constituído a partir de autores como DI PIERRO et. al. (2001), REZENDE (2008), HADDAD (1997), SOARES (2005 e 2006), ARROYO (2001), GADOTTI e ROMÃO (2000) dentre outros.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2016-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4433Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 4 (2014); 82-952318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4433/2721Batista, Eliane GonçalvesSantos, Maria de Lourdes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-20T15:09:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4433Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T15:09:18Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MS
title Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MS
spellingShingle Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MS
Batista, Eliane Gonçalves
Educação tardia. Instituições escolares. Memória.
title_short Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MS
title_full Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MS
title_fullStr Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MS
title_full_unstemmed Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MS
title_sort Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MS
author Batista, Eliane Gonçalves
author_facet Batista, Eliane Gonçalves
Santos, Maria de Lourdes dos
author_role author
author2 Santos, Maria de Lourdes dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Eliane Gonçalves
Santos, Maria de Lourdes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação tardia. Instituições escolares. Memória.
topic Educação tardia. Instituições escolares. Memória.
description Este artigo buscou apontar como tem se dado a oferta e a procura por vagas na Educação de Jovens e Adultos nas séries iniciais do ensino fundamental (fases 1 e 2) na escola Clarice Bastos Rosa na cidade de Dourados-MS. Utilizou-se a metodologia de pesquisa exploratória, com pesquisa de campo, de natureza qualitativa. Após levantamento das escolas municipais que oferecem esta modalidade de ensino, junto a órgãos governamentais como a Secretaria de Educação Municipal (SEMED), foi realizada a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com diretores, professores, coordenadores das escolas, com os responsáveis pela área/modalidade na SEMED e com um conjunto de alunos que frequentam esta modalidade de ensino. O referencial teórico foi constituído a partir de autores como DI PIERRO et. al. (2001), REZENDE (2008), HADDAD (1997), SOARES (2005 e 2006), ARROYO (2001), GADOTTI e ROMÃO (2000) dentre outros.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4433
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4433/2721
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 4 (2014); 82-95
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170031321088