Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4433 |
Resumo: | Este artigo buscou apontar como tem se dado a oferta e a procura por vagas na Educação de Jovens e Adultos nas séries iniciais do ensino fundamental (fases 1 e 2) na escola Clarice Bastos Rosa na cidade de Dourados-MS. Utilizou-se a metodologia de pesquisa exploratória, com pesquisa de campo, de natureza qualitativa. Após levantamento das escolas municipais que oferecem esta modalidade de ensino, junto a órgãos governamentais como a Secretaria de Educação Municipal (SEMED), foi realizada a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com diretores, professores, coordenadores das escolas, com os responsáveis pela área/modalidade na SEMED e com um conjunto de alunos que frequentam esta modalidade de ensino. O referencial teórico foi constituído a partir de autores como DI PIERRO et. al. (2001), REZENDE (2008), HADDAD (1997), SOARES (2005 e 2006), ARROYO (2001), GADOTTI e ROMÃO (2000) dentre outros. |
id |
UFGD-8_a3783c5572176a2dfb32a73d6c0d27fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4433 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MSEducação tardia. Instituições escolares. Memória.Este artigo buscou apontar como tem se dado a oferta e a procura por vagas na Educação de Jovens e Adultos nas séries iniciais do ensino fundamental (fases 1 e 2) na escola Clarice Bastos Rosa na cidade de Dourados-MS. Utilizou-se a metodologia de pesquisa exploratória, com pesquisa de campo, de natureza qualitativa. Após levantamento das escolas municipais que oferecem esta modalidade de ensino, junto a órgãos governamentais como a Secretaria de Educação Municipal (SEMED), foi realizada a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com diretores, professores, coordenadores das escolas, com os responsáveis pela área/modalidade na SEMED e com um conjunto de alunos que frequentam esta modalidade de ensino. O referencial teórico foi constituído a partir de autores como DI PIERRO et. al. (2001), REZENDE (2008), HADDAD (1997), SOARES (2005 e 2006), ARROYO (2001), GADOTTI e ROMÃO (2000) dentre outros.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2016-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4433Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 4 (2014); 82-952318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4433/2721Batista, Eliane GonçalvesSantos, Maria de Lourdes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-20T15:09:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4433Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T15:09:18Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MS |
title |
Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MS |
spellingShingle |
Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MS Batista, Eliane Gonçalves Educação tardia. Instituições escolares. Memória. |
title_short |
Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MS |
title_full |
Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MS |
title_fullStr |
Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MS |
title_full_unstemmed |
Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MS |
title_sort |
Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MS |
author |
Batista, Eliane Gonçalves |
author_facet |
Batista, Eliane Gonçalves Santos, Maria de Lourdes dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Maria de Lourdes dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Eliane Gonçalves Santos, Maria de Lourdes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação tardia. Instituições escolares. Memória. |
topic |
Educação tardia. Instituições escolares. Memória. |
description |
Este artigo buscou apontar como tem se dado a oferta e a procura por vagas na Educação de Jovens e Adultos nas séries iniciais do ensino fundamental (fases 1 e 2) na escola Clarice Bastos Rosa na cidade de Dourados-MS. Utilizou-se a metodologia de pesquisa exploratória, com pesquisa de campo, de natureza qualitativa. Após levantamento das escolas municipais que oferecem esta modalidade de ensino, junto a órgãos governamentais como a Secretaria de Educação Municipal (SEMED), foi realizada a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com diretores, professores, coordenadores das escolas, com os responsáveis pela área/modalidade na SEMED e com um conjunto de alunos que frequentam esta modalidade de ensino. O referencial teórico foi constituído a partir de autores como DI PIERRO et. al. (2001), REZENDE (2008), HADDAD (1997), SOARES (2005 e 2006), ARROYO (2001), GADOTTI e ROMÃO (2000) dentre outros. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4433 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4433/2721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 4 (2014); 82-95 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170031321088 |