Relato de experiência com o ensino de artes marciais na formação em Educação Física em Diamantina-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gilbert de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9313
Resumo: A educação física é uma área do conhecimento que lida com diversas práticas corporais, dentre as quais, as artes marciais, cuja especificidade encontra-se na simulação de um combate. Trata-se de uma prática da cultura corporal que exige um estudo aprofundado nas técnicas e nos princípios que balizam o seu ensino, por isso, é comum que muitos docentes de educação física encontrem dificuldades em ensinar artes marciais, excetuando-se na maioria, aqueles que possuem experiência com alguma arte marcial adquirida extracurricularmente ao seu curso de formação. O intuito aqui é apresentar um relato da experiência adquirida ao longo dos anos ensinando artes marciais para estudantes de educação física, compartilhando e sistematizando esta experiência de ensino. Assim, os principais elementos que constituem tal modelo de ensino poderão favorecer ações que possam minimizar as dificuldades encontradas por docentes e estudantes de educação física quando do trato com este conhecimento.
id UFGD-8_a69922ca873f0d8b589d44058d8c3480
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9313
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Relato de experiência com o ensino de artes marciais na formação em Educação Física em Diamantina-MGArtes Marciais. Ensino. Educação Física.A educação física é uma área do conhecimento que lida com diversas práticas corporais, dentre as quais, as artes marciais, cuja especificidade encontra-se na simulação de um combate. Trata-se de uma prática da cultura corporal que exige um estudo aprofundado nas técnicas e nos princípios que balizam o seu ensino, por isso, é comum que muitos docentes de educação física encontrem dificuldades em ensinar artes marciais, excetuando-se na maioria, aqueles que possuem experiência com alguma arte marcial adquirida extracurricularmente ao seu curso de formação. O intuito aqui é apresentar um relato da experiência adquirida ao longo dos anos ensinando artes marciais para estudantes de educação física, compartilhando e sistematizando esta experiência de ensino. Assim, os principais elementos que constituem tal modelo de ensino poderão favorecer ações que possam minimizar as dificuldades encontradas por docentes e estudantes de educação física quando do trato com este conhecimento.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/931310.30612/hre.v7i14.9313Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 14 (2019); 229-2452318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9313/5513Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Gilbert de Oliveira2019-12-19T21:54:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9313Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-12-19T21:54:58Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência com o ensino de artes marciais na formação em Educação Física em Diamantina-MG
title Relato de experiência com o ensino de artes marciais na formação em Educação Física em Diamantina-MG
spellingShingle Relato de experiência com o ensino de artes marciais na formação em Educação Física em Diamantina-MG
Santos, Gilbert de Oliveira
Artes Marciais. Ensino. Educação Física.
title_short Relato de experiência com o ensino de artes marciais na formação em Educação Física em Diamantina-MG
title_full Relato de experiência com o ensino de artes marciais na formação em Educação Física em Diamantina-MG
title_fullStr Relato de experiência com o ensino de artes marciais na formação em Educação Física em Diamantina-MG
title_full_unstemmed Relato de experiência com o ensino de artes marciais na formação em Educação Física em Diamantina-MG
title_sort Relato de experiência com o ensino de artes marciais na formação em Educação Física em Diamantina-MG
author Santos, Gilbert de Oliveira
author_facet Santos, Gilbert de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gilbert de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Artes Marciais. Ensino. Educação Física.
topic Artes Marciais. Ensino. Educação Física.
description A educação física é uma área do conhecimento que lida com diversas práticas corporais, dentre as quais, as artes marciais, cuja especificidade encontra-se na simulação de um combate. Trata-se de uma prática da cultura corporal que exige um estudo aprofundado nas técnicas e nos princípios que balizam o seu ensino, por isso, é comum que muitos docentes de educação física encontrem dificuldades em ensinar artes marciais, excetuando-se na maioria, aqueles que possuem experiência com alguma arte marcial adquirida extracurricularmente ao seu curso de formação. O intuito aqui é apresentar um relato da experiência adquirida ao longo dos anos ensinando artes marciais para estudantes de educação física, compartilhando e sistematizando esta experiência de ensino. Assim, os principais elementos que constituem tal modelo de ensino poderão favorecer ações que possam minimizar as dificuldades encontradas por docentes e estudantes de educação física quando do trato com este conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9313
10.30612/hre.v7i14.9313
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9313
identifier_str_mv 10.30612/hre.v7i14.9313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9313/5513
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 14 (2019); 229-245
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170600697856