O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueira
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13119 |
Resumo: | Este artigo visa contribuir com a abordagem no Ensino de Artes Visuais exercido na área de educação especial específica para alunos com deficiência visual e cegueira. No qual o ISMAC – Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florivaldo Vargas localizado em Campo Grande/MS, colaborou como sede para a pesquisa de campo. Como se dá o Ensino de Artes Visuais para alunos que possuem alguma deficiência no campo da visão? Sendo assim, a partir de análises de conteúdos, propomos outras perspectivas para o planejamento das aulas práticas direcionadas a estes alunos, sem que percamos a essência da arte e a importância das referências visuais produzidas ao longo da história. Dentre as problemáticas encontradas em campo, levantamos a evidente presença da prática artística associada a objetos utilitários, por isso adotamos a perspectiva histórico-crítica de Lev Vigotski dentro do ensino da arte, para elucidarmos possíveis alternativas para a valorização do processo de criação dos alunos com deficiência visual na qual a aula de artes visuais torna possível a fruição criadora. |
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O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueiraEnseñar artes visuales a personas con discapacidad visual o cegueraDeficiência Visual. Artes Visuais. Expressão. Criatividade. Inclusão.Discapacidad visual. Artes visuales. Expresión. Creatividad. Inclusión.Este artigo visa contribuir com a abordagem no Ensino de Artes Visuais exercido na área de educação especial específica para alunos com deficiência visual e cegueira. No qual o ISMAC – Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florivaldo Vargas localizado em Campo Grande/MS, colaborou como sede para a pesquisa de campo. Como se dá o Ensino de Artes Visuais para alunos que possuem alguma deficiência no campo da visão? Sendo assim, a partir de análises de conteúdos, propomos outras perspectivas para o planejamento das aulas práticas direcionadas a estes alunos, sem que percamos a essência da arte e a importância das referências visuais produzidas ao longo da história. Dentre as problemáticas encontradas em campo, levantamos a evidente presença da prática artística associada a objetos utilitários, por isso adotamos a perspectiva histórico-crítica de Lev Vigotski dentro do ensino da arte, para elucidarmos possíveis alternativas para a valorização do processo de criação dos alunos com deficiência visual na qual a aula de artes visuais torna possível a fruição criadora.Este artículo tiene como objetivo contribuir al abordaje en la Enseñanza de las Artes Visuales que se ejerce en el área de educación especial especial para estudiantes con discapacidad visual y ceguera. En el cual ISMAC - Instituto Sul Mato Grossense para Ciegos Florivaldo Vargas ubicado en Campo Grande / MS, colaboró como sede de la investigación de campo. ¿Cómo se lleva a cabo la Enseñanza de las Artes Visuales para los estudiantes que tienen una discapacidad en el campo visual? Por ello, a partir del análisis de contenido, proponemos otras perspectivas para la planificación de clases prácticas dirigidas a estos estudiantes, sin perder la esencia del arte y la importancia de los referentes visuales producidos a lo largo de la historia. Entre los problemas encontrados en el campo, se planteó la presencia evidente de la práctica artística asociada a los objetos utilitarios, por eso adoptamos la perspectiva histórico-crítica de Lev Vigotski dentro de la enseñanza del arte, para dilucidar posibles alternativas de valoración del proceso de creación de estudiantes con discapacidad visual en la que la clase de artes visuales hace posible el disfrute creativo.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1311910.30612/hre.v9i16.13119Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-112318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13119/6600Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSinãni, Marília Cláudia FavretoCalves, Kimberly WeissPaes, Paulo Cesar Duarte2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13119Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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