O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueira

Bibliographic Details
Main Author: Sinãni, Marília Cláudia Favreto
Publication Date: 2020
Other Authors: Calves, Kimberly Weiss, Paes, Paulo Cesar Duarte
Format: Article
Language: por
Source: Horizontes (Dourados)
Download full: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13119
Summary: Este artigo visa contribuir com a abordagem no Ensino de Artes Visuais exercido na área de educação especial específica para alunos com deficiência visual e cegueira. No qual o ISMAC – Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florivaldo Vargas localizado em Campo Grande/MS, colaborou como sede para a pesquisa de campo. Como se dá o Ensino de Artes Visuais para alunos que possuem alguma deficiência no campo da visão? Sendo assim, a partir de análises de conteúdos, propomos outras perspectivas para o planejamento das aulas práticas direcionadas a estes alunos, sem que percamos a essência da arte e a importância das referências visuais produzidas ao longo da história. Dentre as problemáticas encontradas em campo, levantamos a evidente presença da prática artística associada a objetos utilitários, por isso adotamos a perspectiva histórico-crítica de Lev Vigotski dentro do ensino da arte, para elucidarmos possíveis alternativas para a valorização do processo de criação dos alunos com deficiência visual na qual a aula de artes visuais torna possível a fruição criadora.
id UFGD-8_b55ace4a37b37644e95d94990f997c7c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13119
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueiraEnseñar artes visuales a personas con discapacidad visual o cegueraDeficiência Visual. Artes Visuais. Expressão. Criatividade. Inclusão.Discapacidad visual. Artes visuales. Expresión. Creatividad. Inclusión.Este artigo visa contribuir com a abordagem no Ensino de Artes Visuais exercido na área de educação especial específica para alunos com deficiência visual e cegueira. No qual o ISMAC – Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florivaldo Vargas localizado em Campo Grande/MS, colaborou como sede para a pesquisa de campo. Como se dá o Ensino de Artes Visuais para alunos que possuem alguma deficiência no campo da visão? Sendo assim, a partir de análises de conteúdos, propomos outras perspectivas para o planejamento das aulas práticas direcionadas a estes alunos, sem que percamos a essência da arte e a importância das referências visuais produzidas ao longo da história. Dentre as problemáticas encontradas em campo, levantamos a evidente presença da prática artística associada a objetos utilitários, por isso adotamos a perspectiva histórico-crítica de Lev Vigotski dentro do ensino da arte, para elucidarmos possíveis alternativas para a valorização do processo de criação dos alunos com deficiência visual na qual a aula de artes visuais torna possível a fruição criadora.Este artículo tiene como objetivo contribuir al abordaje en la Enseñanza de las Artes Visuales que se ejerce en el área de educación especial especial para estudiantes con discapacidad visual y ceguera. En el cual ISMAC - Instituto Sul Mato Grossense para Ciegos Florivaldo Vargas ubicado en Campo Grande / MS, colaboró como sede de la investigación de campo. ¿Cómo se lleva a cabo la Enseñanza de las Artes Visuales para los estudiantes que tienen una discapacidad en el campo visual? Por ello, a partir del análisis de contenido, proponemos otras perspectivas para la planificación de clases prácticas dirigidas a estos estudiantes, sin perder la esencia del arte y la importancia de los referentes visuales producidos a lo largo de la historia. Entre los problemas encontrados en el campo, se planteó la presencia evidente de la práctica artística asociada a los objetos utilitarios, por eso adoptamos la perspectiva histórico-crítica de Lev Vigotski dentro de la enseñanza del arte, para dilucidar posibles alternativas de valoración del proceso de creación de estudiantes con discapacidad visual en la que la clase de artes visuales hace posible el disfrute creativo.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1311910.30612/hre.v9i16.13119Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-112318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13119/6600Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSinãni, Marília Cláudia FavretoCalves, Kimberly WeissPaes, Paulo Cesar Duarte2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13119Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueira
Enseñar artes visuales a personas con discapacidad visual o ceguera
title O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueira
spellingShingle O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueira
Sinãni, Marília Cláudia Favreto
Deficiência Visual. Artes Visuais. Expressão. Criatividade. Inclusão.
Discapacidad visual. Artes visuales. Expresión. Creatividad. Inclusión.
title_short O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueira
title_full O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueira
title_fullStr O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueira
title_full_unstemmed O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueira
title_sort O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueira
author Sinãni, Marília Cláudia Favreto
author_facet Sinãni, Marília Cláudia Favreto
Calves, Kimberly Weiss
Paes, Paulo Cesar Duarte
author_role author
author2 Calves, Kimberly Weiss
Paes, Paulo Cesar Duarte
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sinãni, Marília Cláudia Favreto
Calves, Kimberly Weiss
Paes, Paulo Cesar Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência Visual. Artes Visuais. Expressão. Criatividade. Inclusão.
Discapacidad visual. Artes visuales. Expresión. Creatividad. Inclusión.
topic Deficiência Visual. Artes Visuais. Expressão. Criatividade. Inclusão.
Discapacidad visual. Artes visuales. Expresión. Creatividad. Inclusión.
description Este artigo visa contribuir com a abordagem no Ensino de Artes Visuais exercido na área de educação especial específica para alunos com deficiência visual e cegueira. No qual o ISMAC – Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florivaldo Vargas localizado em Campo Grande/MS, colaborou como sede para a pesquisa de campo. Como se dá o Ensino de Artes Visuais para alunos que possuem alguma deficiência no campo da visão? Sendo assim, a partir de análises de conteúdos, propomos outras perspectivas para o planejamento das aulas práticas direcionadas a estes alunos, sem que percamos a essência da arte e a importância das referências visuais produzidas ao longo da história. Dentre as problemáticas encontradas em campo, levantamos a evidente presença da prática artística associada a objetos utilitários, por isso adotamos a perspectiva histórico-crítica de Lev Vigotski dentro do ensino da arte, para elucidarmos possíveis alternativas para a valorização do processo de criação dos alunos com deficiência visual na qual a aula de artes visuais torna possível a fruição criadora.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13119
10.30612/hre.v9i16.13119
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13119
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.13119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13119/6600
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-11
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831171023273984