Desafios e descobertas dos professores iniciantes na modalidade da EJA em Santa Maria no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Nathália Barros
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5189
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar quais são os desafios, dificuldades, descobertas e conquistas dos professores iniciantes na modalidade da Educação de Jovens e Adultos no primeiro segmento, tendo como foco aqueles que atuam na Regional de Ensino em Santa Maria no Distrito Federal. Assim, identificamos o perfil dos sujeitos da pesquisa e os elementos interpretativos do início da docência por meio da aplicação de questionário e de entrevistas semi-estruturadas. Conseguimos identificar que os principais desafios e dificuldades apontados por eles são: lidar com a desistência dos alunos, permanecer e não desistir da docência, lidar com os colegas de profissão, não estar preparado para trabalhar com educação de jovens e adultos e a estrutura da escola. Quanto às principais descobertas, temos a força de vontade dos alunos, a falta de conexão dos conteúdos acadêmicos com a realidade dos alunos, a escuta sensível e a valorização dos alunos.
id UFGD-8_b57f147719691a802f5198060d0f0565
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5189
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Desafios e descobertas dos professores iniciantes na modalidade da EJA em Santa Maria no Distrito FederalEJA. Professor (a) Iniciante. Docência. Formação Docente.Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar quais são os desafios, dificuldades, descobertas e conquistas dos professores iniciantes na modalidade da Educação de Jovens e Adultos no primeiro segmento, tendo como foco aqueles que atuam na Regional de Ensino em Santa Maria no Distrito Federal. Assim, identificamos o perfil dos sujeitos da pesquisa e os elementos interpretativos do início da docência por meio da aplicação de questionário e de entrevistas semi-estruturadas. Conseguimos identificar que os principais desafios e dificuldades apontados por eles são: lidar com a desistência dos alunos, permanecer e não desistir da docência, lidar com os colegas de profissão, não estar preparado para trabalhar com educação de jovens e adultos e a estrutura da escola. Quanto às principais descobertas, temos a força de vontade dos alunos, a falta de conexão dos conteúdos acadêmicos com a realidade dos alunos, a escuta sensível e a valorização dos alunos.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5189Horizontes - Revista de Educação; v. 3 n. 6 (2015); 78-942318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5189/3087Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Nathália BarrosCruz, Shirleide Pereira da Silva2020-02-20T15:52:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5189Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T15:52:12Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e descobertas dos professores iniciantes na modalidade da EJA em Santa Maria no Distrito Federal
title Desafios e descobertas dos professores iniciantes na modalidade da EJA em Santa Maria no Distrito Federal
spellingShingle Desafios e descobertas dos professores iniciantes na modalidade da EJA em Santa Maria no Distrito Federal
Ramos, Nathália Barros
EJA. Professor (a) Iniciante. Docência. Formação Docente.
title_short Desafios e descobertas dos professores iniciantes na modalidade da EJA em Santa Maria no Distrito Federal
title_full Desafios e descobertas dos professores iniciantes na modalidade da EJA em Santa Maria no Distrito Federal
title_fullStr Desafios e descobertas dos professores iniciantes na modalidade da EJA em Santa Maria no Distrito Federal
title_full_unstemmed Desafios e descobertas dos professores iniciantes na modalidade da EJA em Santa Maria no Distrito Federal
title_sort Desafios e descobertas dos professores iniciantes na modalidade da EJA em Santa Maria no Distrito Federal
author Ramos, Nathália Barros
author_facet Ramos, Nathália Barros
Cruz, Shirleide Pereira da Silva
author_role author
author2 Cruz, Shirleide Pereira da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Nathália Barros
Cruz, Shirleide Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv EJA. Professor (a) Iniciante. Docência. Formação Docente.
topic EJA. Professor (a) Iniciante. Docência. Formação Docente.
description Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar quais são os desafios, dificuldades, descobertas e conquistas dos professores iniciantes na modalidade da Educação de Jovens e Adultos no primeiro segmento, tendo como foco aqueles que atuam na Regional de Ensino em Santa Maria no Distrito Federal. Assim, identificamos o perfil dos sujeitos da pesquisa e os elementos interpretativos do início da docência por meio da aplicação de questionário e de entrevistas semi-estruturadas. Conseguimos identificar que os principais desafios e dificuldades apontados por eles são: lidar com a desistência dos alunos, permanecer e não desistir da docência, lidar com os colegas de profissão, não estar preparado para trabalhar com educação de jovens e adultos e a estrutura da escola. Quanto às principais descobertas, temos a força de vontade dos alunos, a falta de conexão dos conteúdos acadêmicos com a realidade dos alunos, a escuta sensível e a valorização dos alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5189
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5189/3087
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 3 n. 6 (2015); 78-94
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170060681216