Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tovani, Cairê Moreno
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Celia Ortegas de, Oliveira, Sandra Ortegas de, Souza, Ilma Regina Castro Saramago de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
DOI: 10.30612/hre.v9i16.13093
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13093
Resumo: Este trabalho insere-se no campo da educação e da diversidade, em especial no que tange as questões referentes aos povos indígenas brasileiros. Tem como objetivo discutir os equívocos que atravessaram a história dos povos indígenas, a partir da sua colonização, bem como as lutas que travaram e as conquistas que tiveram no decorrer dos séculos, inclusive quanto a educação escolar. A metodologia adotada pauta-se no estudo bibliográfico, perpassando por estudos de documentos legais que garantem aos indígenas o direito como cidadãos brasileiros, conforme a Constituição Federal Brasileira de 1988, o direito a educação escolar diferenciada conforme a Lei de Diretrizes e Bases de 1986, dentre outros dispositivos que ampliam o respeito por sua cultura, língua e modo próprio de aprendizagem. Espera-se que as discussões aqui feitas contribuam para que os equívocos, referentes as histórias dos indígenas, sejam desconstruídos e para que instigue novas discussões e aprofundamentos acerca da temática.
id UFGD-8_b9290b761f2dcab1f1bf959f76d3db9f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13093
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
spelling Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no BrasilEntre errores y logros educativos: la historia de la población indígena en BrasilPopulação indígena. Lutas. Desconstrução. Educação escolar indígena.Población indígena. Peleas. Deconstrucción. Educación escolar indígena.Este trabalho insere-se no campo da educação e da diversidade, em especial no que tange as questões referentes aos povos indígenas brasileiros. Tem como objetivo discutir os equívocos que atravessaram a história dos povos indígenas, a partir da sua colonização, bem como as lutas que travaram e as conquistas que tiveram no decorrer dos séculos, inclusive quanto a educação escolar. A metodologia adotada pauta-se no estudo bibliográfico, perpassando por estudos de documentos legais que garantem aos indígenas o direito como cidadãos brasileiros, conforme a Constituição Federal Brasileira de 1988, o direito a educação escolar diferenciada conforme a Lei de Diretrizes e Bases de 1986, dentre outros dispositivos que ampliam o respeito por sua cultura, língua e modo próprio de aprendizagem. Espera-se que as discussões aqui feitas contribuam para que os equívocos, referentes as histórias dos indígenas, sejam desconstruídos e para que instigue novas discussões e aprofundamentos acerca da temática.Este trabajo es parte del campo de la educación y la diversidad, especialmente en lo que respecta a los temas relacionados con los pueblos indígenas brasileños. Tiene como objetivo discutir los errores que han atravesado la historia de los pueblos indígenas, desde su colonización, así como las luchas que han librado y las conquistas que han tenido a lo largo de los siglos, incluso en materia de educación escolar. La metodología adoptada se basa en el estudio bibliográfico, pasando por estudios de documentos legales que garantizan a los pueblos indígenas el derecho como ciudadanos brasileños, según la Constitución Federal Brasileña de 1988, el derecho a la educación escolar diferenciada según la Ley de Directrices y Bases de 1986, entre otros dispositivos que aumentan el respeto por su cultura, idioma y su propia forma de aprender. Se espera que las discusiones aquí realizadas contribuyan a que el malentendido, respecto de las historias de los pueblos indígenas, sea deconstruido y que suscite nuevas discusiones y más discusiones sobre el tema.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1309310.30612/hre.v9i16.13093Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-102318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13093/6587Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTovani, Cairê MorenoOliveira, Celia Ortegas deOliveira, Sandra Ortegas deSouza, Ilma Regina Castro Saramago de2021-01-14T17:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13093Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:16Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil
Entre errores y logros educativos: la historia de la población indígena en Brasil
title Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil
spellingShingle Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil
Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil
Tovani, Cairê Moreno
População indígena. Lutas. Desconstrução. Educação escolar indígena.
Población indígena. Peleas. Deconstrucción. Educación escolar indígena.
Tovani, Cairê Moreno
População indígena. Lutas. Desconstrução. Educação escolar indígena.
Población indígena. Peleas. Deconstrucción. Educación escolar indígena.
title_short Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil
title_full Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil
title_fullStr Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil
Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil
title_full_unstemmed Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil
Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil
title_sort Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil
author Tovani, Cairê Moreno
author_facet Tovani, Cairê Moreno
Tovani, Cairê Moreno
Oliveira, Celia Ortegas de
Oliveira, Sandra Ortegas de
Souza, Ilma Regina Castro Saramago de
Oliveira, Celia Ortegas de
Oliveira, Sandra Ortegas de
Souza, Ilma Regina Castro Saramago de
author_role author
author2 Oliveira, Celia Ortegas de
Oliveira, Sandra Ortegas de
Souza, Ilma Regina Castro Saramago de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tovani, Cairê Moreno
Oliveira, Celia Ortegas de
Oliveira, Sandra Ortegas de
Souza, Ilma Regina Castro Saramago de
dc.subject.por.fl_str_mv População indígena. Lutas. Desconstrução. Educação escolar indígena.
Población indígena. Peleas. Deconstrucción. Educación escolar indígena.
topic População indígena. Lutas. Desconstrução. Educação escolar indígena.
Población indígena. Peleas. Deconstrucción. Educación escolar indígena.
description Este trabalho insere-se no campo da educação e da diversidade, em especial no que tange as questões referentes aos povos indígenas brasileiros. Tem como objetivo discutir os equívocos que atravessaram a história dos povos indígenas, a partir da sua colonização, bem como as lutas que travaram e as conquistas que tiveram no decorrer dos séculos, inclusive quanto a educação escolar. A metodologia adotada pauta-se no estudo bibliográfico, perpassando por estudos de documentos legais que garantem aos indígenas o direito como cidadãos brasileiros, conforme a Constituição Federal Brasileira de 1988, o direito a educação escolar diferenciada conforme a Lei de Diretrizes e Bases de 1986, dentre outros dispositivos que ampliam o respeito por sua cultura, língua e modo próprio de aprendizagem. Espera-se que as discussões aqui feitas contribuam para que os equívocos, referentes as histórias dos indígenas, sejam desconstruídos e para que instigue novas discussões e aprofundamentos acerca da temática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13093
10.30612/hre.v9i16.13093
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13093
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.13093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13093/6587
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-10
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1822163281457971200
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.30612/hre.v9i16.13093