Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
DOI: | 10.30612/hre.v9i16.13093 |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13093 |
Resumo: | Este trabalho insere-se no campo da educação e da diversidade, em especial no que tange as questões referentes aos povos indígenas brasileiros. Tem como objetivo discutir os equívocos que atravessaram a história dos povos indígenas, a partir da sua colonização, bem como as lutas que travaram e as conquistas que tiveram no decorrer dos séculos, inclusive quanto a educação escolar. A metodologia adotada pauta-se no estudo bibliográfico, perpassando por estudos de documentos legais que garantem aos indígenas o direito como cidadãos brasileiros, conforme a Constituição Federal Brasileira de 1988, o direito a educação escolar diferenciada conforme a Lei de Diretrizes e Bases de 1986, dentre outros dispositivos que ampliam o respeito por sua cultura, língua e modo próprio de aprendizagem. Espera-se que as discussões aqui feitas contribuam para que os equívocos, referentes as histórias dos indígenas, sejam desconstruídos e para que instigue novas discussões e aprofundamentos acerca da temática. |
id |
UFGD-8_b9290b761f2dcab1f1bf959f76d3db9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13093 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
spelling |
Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no BrasilEntre errores y logros educativos: la historia de la población indígena en BrasilPopulação indígena. Lutas. Desconstrução. Educação escolar indígena.Población indígena. Peleas. Deconstrucción. Educación escolar indígena.Este trabalho insere-se no campo da educação e da diversidade, em especial no que tange as questões referentes aos povos indígenas brasileiros. Tem como objetivo discutir os equívocos que atravessaram a história dos povos indígenas, a partir da sua colonização, bem como as lutas que travaram e as conquistas que tiveram no decorrer dos séculos, inclusive quanto a educação escolar. A metodologia adotada pauta-se no estudo bibliográfico, perpassando por estudos de documentos legais que garantem aos indígenas o direito como cidadãos brasileiros, conforme a Constituição Federal Brasileira de 1988, o direito a educação escolar diferenciada conforme a Lei de Diretrizes e Bases de 1986, dentre outros dispositivos que ampliam o respeito por sua cultura, língua e modo próprio de aprendizagem. Espera-se que as discussões aqui feitas contribuam para que os equívocos, referentes as histórias dos indígenas, sejam desconstruídos e para que instigue novas discussões e aprofundamentos acerca da temática.Este trabajo es parte del campo de la educación y la diversidad, especialmente en lo que respecta a los temas relacionados con los pueblos indígenas brasileños. Tiene como objetivo discutir los errores que han atravesado la historia de los pueblos indígenas, desde su colonización, así como las luchas que han librado y las conquistas que han tenido a lo largo de los siglos, incluso en materia de educación escolar. La metodología adoptada se basa en el estudio bibliográfico, pasando por estudios de documentos legales que garantizan a los pueblos indígenas el derecho como ciudadanos brasileños, según la Constitución Federal Brasileña de 1988, el derecho a la educación escolar diferenciada según la Ley de Directrices y Bases de 1986, entre otros dispositivos que aumentan el respeto por su cultura, idioma y su propia forma de aprender. Se espera que las discusiones aquí realizadas contribuyan a que el malentendido, respecto de las historias de los pueblos indígenas, sea deconstruido y que suscite nuevas discusiones y más discusiones sobre el tema.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1309310.30612/hre.v9i16.13093Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-102318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13093/6587Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTovani, Cairê MorenoOliveira, Celia Ortegas deOliveira, Sandra Ortegas deSouza, Ilma Regina Castro Saramago de2021-01-14T17:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13093Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:16Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil Entre errores y logros educativos: la historia de la población indígena en Brasil |
title |
Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil |
spellingShingle |
Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil Tovani, Cairê Moreno População indígena. Lutas. Desconstrução. Educação escolar indígena. Población indígena. Peleas. Deconstrucción. Educación escolar indígena. Tovani, Cairê Moreno População indígena. Lutas. Desconstrução. Educação escolar indígena. Población indígena. Peleas. Deconstrucción. Educación escolar indígena. |
title_short |
Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil |
title_full |
Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil |
title_fullStr |
Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil |
title_full_unstemmed |
Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil |
title_sort |
Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil |
author |
Tovani, Cairê Moreno |
author_facet |
Tovani, Cairê Moreno Tovani, Cairê Moreno Oliveira, Celia Ortegas de Oliveira, Sandra Ortegas de Souza, Ilma Regina Castro Saramago de Oliveira, Celia Ortegas de Oliveira, Sandra Ortegas de Souza, Ilma Regina Castro Saramago de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Celia Ortegas de Oliveira, Sandra Ortegas de Souza, Ilma Regina Castro Saramago de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tovani, Cairê Moreno Oliveira, Celia Ortegas de Oliveira, Sandra Ortegas de Souza, Ilma Regina Castro Saramago de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
População indígena. Lutas. Desconstrução. Educação escolar indígena. Población indígena. Peleas. Deconstrucción. Educación escolar indígena. |
topic |
População indígena. Lutas. Desconstrução. Educação escolar indígena. Población indígena. Peleas. Deconstrucción. Educación escolar indígena. |
description |
Este trabalho insere-se no campo da educação e da diversidade, em especial no que tange as questões referentes aos povos indígenas brasileiros. Tem como objetivo discutir os equívocos que atravessaram a história dos povos indígenas, a partir da sua colonização, bem como as lutas que travaram e as conquistas que tiveram no decorrer dos séculos, inclusive quanto a educação escolar. A metodologia adotada pauta-se no estudo bibliográfico, perpassando por estudos de documentos legais que garantem aos indígenas o direito como cidadãos brasileiros, conforme a Constituição Federal Brasileira de 1988, o direito a educação escolar diferenciada conforme a Lei de Diretrizes e Bases de 1986, dentre outros dispositivos que ampliam o respeito por sua cultura, língua e modo próprio de aprendizagem. Espera-se que as discussões aqui feitas contribuam para que os equívocos, referentes as histórias dos indígenas, sejam desconstruídos e para que instigue novas discussões e aprofundamentos acerca da temática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13093 10.30612/hre.v9i16.13093 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13093 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v9i16.13093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13093/6587 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-10 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1822163281457971200 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.30612/hre.v9i16.13093 |