Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Elis Regina dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santana, Cristina Fátima Pires Ávila, Noda, Claudia Marinho Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13105
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as diferenças conceituais do entendimento de currículo, apontando a influência das determinações sociais, históricas, culturais, econômicas, políticas e ideológicas na construção desse conceito. Para tanto, a opção metodológica adotada situa-se como de natureza teórico-bibliográfica dentro de uma abordagem qualitativa de análise. Buscamos oportunizar uma aproximação a esse conceito, compreendendo os fundamentos, os determinantes, os modelos e as implicações do Currículo para as práticas pedagógicas. As leituras encaminhadas indicam que a compreensão do que seja currículo integra-se a distintas concepções que, por sua vez derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afeta e se fazem hegemônicas em um dado momento/período. Entretanto, inferimos a partir do referencial teórico analisado que há, de fato, elementos comuns no entendimento do que é denominado de currículo, como a ideia de organização (prévia ou não), de experiências e/ou situações educativas promovidas por docentes e/ou redes de ensino de forma a materializar o processo de ensino-aprendizagem.
id UFGD-8_c40e794f99c8eadace3a52fd4213508a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13105
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Concepção de currículo como construção histórico-social: breves consideraçõesConcepción del currículo como construcción histórico-social: breves consideracionesCurrículo. Concepções. Construção histórico-social.Curriculum. Concepciones. Construcción histórico-social.O presente trabalho tem por objetivo analisar as diferenças conceituais do entendimento de currículo, apontando a influência das determinações sociais, históricas, culturais, econômicas, políticas e ideológicas na construção desse conceito. Para tanto, a opção metodológica adotada situa-se como de natureza teórico-bibliográfica dentro de uma abordagem qualitativa de análise. Buscamos oportunizar uma aproximação a esse conceito, compreendendo os fundamentos, os determinantes, os modelos e as implicações do Currículo para as práticas pedagógicas. As leituras encaminhadas indicam que a compreensão do que seja currículo integra-se a distintas concepções que, por sua vez derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afeta e se fazem hegemônicas em um dado momento/período. Entretanto, inferimos a partir do referencial teórico analisado que há, de fato, elementos comuns no entendimento do que é denominado de currículo, como a ideia de organização (prévia ou não), de experiências e/ou situações educativas promovidas por docentes e/ou redes de ensino de forma a materializar o processo de ensino-aprendizagem.El presente trabajo tiene como objetivo analizar las diferencias conceptuales en la comprensión del currículo, señalando la influencia de determinaciones sociales, históricas, culturales, económicas, políticas e ideológicas en la construcción de este concepto. Para ello, la opción metodológica adoptada es de carácter teórico-bibliográfico dentro de un enfoque de análisis cualitativo. Buscamos brindar una oportunidad para abordar este concepto, entendiendo los fundamentos, determinantes, modelos e implicaciones del Curriculum para las prácticas pedagógicas. Las lecturas señaladas indican que la comprensión de qué currículum se integra con diferentes concepciones que, a su vez, se derivan de las distintas formas en las que históricamente se concibe la educación, así como de las influencias teóricas que la afectan y se vuelven hegemónicas en un momento dado/período. Sin embargo, del marco teórico analizado inferimos que existen, de hecho, elementos comunes en la comprensión de lo que se denomina currículo, como la idea de organización (previa o no), experiencias y/o situaciones educativas impulsadas por docentes y/o redes de educación para materializar el proceso de enseñanza-aprendizaje.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1310510.30612/hre.v9i16.13105Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-112318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13105/6592Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessViegas, Elis Regina dos SantosSantana, Cristina Fátima Pires ÁvilaNoda, Claudia Marinho Carneiro2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13105Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações
Concepción del currículo como construcción histórico-social: breves consideraciones
title Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações
spellingShingle Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações
Viegas, Elis Regina dos Santos
Currículo. Concepções. Construção histórico-social.
Curriculum. Concepciones. Construcción histórico-social.
title_short Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações
title_full Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações
title_fullStr Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações
title_full_unstemmed Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações
title_sort Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações
author Viegas, Elis Regina dos Santos
author_facet Viegas, Elis Regina dos Santos
Santana, Cristina Fátima Pires Ávila
Noda, Claudia Marinho Carneiro
author_role author
author2 Santana, Cristina Fátima Pires Ávila
Noda, Claudia Marinho Carneiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viegas, Elis Regina dos Santos
Santana, Cristina Fátima Pires Ávila
Noda, Claudia Marinho Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo. Concepções. Construção histórico-social.
Curriculum. Concepciones. Construcción histórico-social.
topic Currículo. Concepções. Construção histórico-social.
Curriculum. Concepciones. Construcción histórico-social.
description O presente trabalho tem por objetivo analisar as diferenças conceituais do entendimento de currículo, apontando a influência das determinações sociais, históricas, culturais, econômicas, políticas e ideológicas na construção desse conceito. Para tanto, a opção metodológica adotada situa-se como de natureza teórico-bibliográfica dentro de uma abordagem qualitativa de análise. Buscamos oportunizar uma aproximação a esse conceito, compreendendo os fundamentos, os determinantes, os modelos e as implicações do Currículo para as práticas pedagógicas. As leituras encaminhadas indicam que a compreensão do que seja currículo integra-se a distintas concepções que, por sua vez derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afeta e se fazem hegemônicas em um dado momento/período. Entretanto, inferimos a partir do referencial teórico analisado que há, de fato, elementos comuns no entendimento do que é denominado de currículo, como a ideia de organização (prévia ou não), de experiências e/ou situações educativas promovidas por docentes e/ou redes de ensino de forma a materializar o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13105
10.30612/hre.v9i16.13105
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13105
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.13105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13105/6592
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-11
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831171008593920