Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13105 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar as diferenças conceituais do entendimento de currículo, apontando a influência das determinações sociais, históricas, culturais, econômicas, políticas e ideológicas na construção desse conceito. Para tanto, a opção metodológica adotada situa-se como de natureza teórico-bibliográfica dentro de uma abordagem qualitativa de análise. Buscamos oportunizar uma aproximação a esse conceito, compreendendo os fundamentos, os determinantes, os modelos e as implicações do Currículo para as práticas pedagógicas. As leituras encaminhadas indicam que a compreensão do que seja currículo integra-se a distintas concepções que, por sua vez derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afeta e se fazem hegemônicas em um dado momento/período. Entretanto, inferimos a partir do referencial teórico analisado que há, de fato, elementos comuns no entendimento do que é denominado de currículo, como a ideia de organização (prévia ou não), de experiências e/ou situações educativas promovidas por docentes e/ou redes de ensino de forma a materializar o processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFGD-8_c40e794f99c8eadace3a52fd4213508a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13105 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepção de currículo como construção histórico-social: breves consideraçõesConcepción del currículo como construcción histórico-social: breves consideracionesCurrículo. Concepções. Construção histórico-social.Curriculum. Concepciones. Construcción histórico-social.O presente trabalho tem por objetivo analisar as diferenças conceituais do entendimento de currículo, apontando a influência das determinações sociais, históricas, culturais, econômicas, políticas e ideológicas na construção desse conceito. Para tanto, a opção metodológica adotada situa-se como de natureza teórico-bibliográfica dentro de uma abordagem qualitativa de análise. Buscamos oportunizar uma aproximação a esse conceito, compreendendo os fundamentos, os determinantes, os modelos e as implicações do Currículo para as práticas pedagógicas. As leituras encaminhadas indicam que a compreensão do que seja currículo integra-se a distintas concepções que, por sua vez derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afeta e se fazem hegemônicas em um dado momento/período. Entretanto, inferimos a partir do referencial teórico analisado que há, de fato, elementos comuns no entendimento do que é denominado de currículo, como a ideia de organização (prévia ou não), de experiências e/ou situações educativas promovidas por docentes e/ou redes de ensino de forma a materializar o processo de ensino-aprendizagem.El presente trabajo tiene como objetivo analizar las diferencias conceptuales en la comprensión del currículo, señalando la influencia de determinaciones sociales, históricas, culturales, económicas, políticas e ideológicas en la construcción de este concepto. Para ello, la opción metodológica adoptada es de carácter teórico-bibliográfico dentro de un enfoque de análisis cualitativo. Buscamos brindar una oportunidad para abordar este concepto, entendiendo los fundamentos, determinantes, modelos e implicaciones del Curriculum para las prácticas pedagógicas. Las lecturas señaladas indican que la comprensión de qué currículum se integra con diferentes concepciones que, a su vez, se derivan de las distintas formas en las que históricamente se concibe la educación, así como de las influencias teóricas que la afectan y se vuelven hegemónicas en un momento dado/período. Sin embargo, del marco teórico analizado inferimos que existen, de hecho, elementos comunes en la comprensión de lo que se denomina currículo, como la idea de organización (previa o no), experiencias y/o situaciones educativas impulsadas por docentes y/o redes de educación para materializar el proceso de enseñanza-aprendizaje.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1310510.30612/hre.v9i16.13105Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-112318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13105/6592Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessViegas, Elis Regina dos SantosSantana, Cristina Fátima Pires ÁvilaNoda, Claudia Marinho Carneiro2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13105Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações Concepción del currículo como construcción histórico-social: breves consideraciones |
title |
Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações |
spellingShingle |
Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações Viegas, Elis Regina dos Santos Currículo. Concepções. Construção histórico-social. Curriculum. Concepciones. Construcción histórico-social. |
title_short |
Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações |
title_full |
Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações |
title_fullStr |
Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações |
title_full_unstemmed |
Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações |
title_sort |
Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações |
author |
Viegas, Elis Regina dos Santos |
author_facet |
Viegas, Elis Regina dos Santos Santana, Cristina Fátima Pires Ávila Noda, Claudia Marinho Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Cristina Fátima Pires Ávila Noda, Claudia Marinho Carneiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viegas, Elis Regina dos Santos Santana, Cristina Fátima Pires Ávila Noda, Claudia Marinho Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo. Concepções. Construção histórico-social. Curriculum. Concepciones. Construcción histórico-social. |
topic |
Currículo. Concepções. Construção histórico-social. Curriculum. Concepciones. Construcción histórico-social. |
description |
O presente trabalho tem por objetivo analisar as diferenças conceituais do entendimento de currículo, apontando a influência das determinações sociais, históricas, culturais, econômicas, políticas e ideológicas na construção desse conceito. Para tanto, a opção metodológica adotada situa-se como de natureza teórico-bibliográfica dentro de uma abordagem qualitativa de análise. Buscamos oportunizar uma aproximação a esse conceito, compreendendo os fundamentos, os determinantes, os modelos e as implicações do Currículo para as práticas pedagógicas. As leituras encaminhadas indicam que a compreensão do que seja currículo integra-se a distintas concepções que, por sua vez derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afeta e se fazem hegemônicas em um dado momento/período. Entretanto, inferimos a partir do referencial teórico analisado que há, de fato, elementos comuns no entendimento do que é denominado de currículo, como a ideia de organização (prévia ou não), de experiências e/ou situações educativas promovidas por docentes e/ou redes de ensino de forma a materializar o processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13105 10.30612/hre.v9i16.13105 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13105 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v9i16.13105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13105/6592 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-11 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831171008593920 |