Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643543 |
Resumo: | Neste artigo discorro sobre aspectos sócio-históricos da obra de Ivor F. Goodson, procurando contextualizá-la como obra historiográfica, e apresento algumas reflexões, em forma de diálogo com seus estudos curriculares denominados “currículos narrativos”. Tal diálogo é construído problematizando o tempo histórico e o tempo das memórias pessoais, a idéia de testemunhos, de experiências e de narrativas, considerando a possibilidade do rompimento com uma cultura escolar prescritiva. |
id |
UNICAMP-18_49e3a66897096091ca90c9e1b2a0d546 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643543 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimentoHistórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimentoHistórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimentoHistória do currículoHistória socialMemórias e narrativasTestemunhosEducaçãoCurriculum historySocial historyMemories and narrativesTestimoniesHistória do currículoHistória socialMemórias e narrativasTestemunhosNeste artigo discorro sobre aspectos sócio-históricos da obra de Ivor F. Goodson, procurando contextualizá-la como obra historiográfica, e apresento algumas reflexões, em forma de diálogo com seus estudos curriculares denominados “currículos narrativos”. Tal diálogo é construído problematizando o tempo histórico e o tempo das memórias pessoais, a idéia de testemunhos, de experiências e de narrativas, considerando a possibilidade do rompimento com uma cultura escolar prescritiva.Neste artigo discorro sobre aspectos sócio-históricos da obra de Ivor F. Goodson, procurando contextualizá-la como obra historiográfica, e apresento algumas reflexões, em forma de diálogo com seus estudos curriculares denominados “currículos narrativos”. Tal diálogo é construído problematizando o tempo histórico e o tempo das memórias pessoais, a idéia de testemunhos, de experiências e de narrativas, considerando a possibilidade do rompimento com uma cultura escolar prescritiva.Neste artigo discorro sobre aspectos sócio-históricos da obra de Ivor F. Goodson, procurando contextualizá-la como obra historiográfica, e apresento algumas reflexões, em forma de diálogo com seus estudos curriculares denominados “currículos narrativos”. Tal diálogo é construído problematizando o tempo histórico e o tempo das memórias pessoais, a idéia de testemunhos, de experiências e de narrativas, considerando a possibilidade do rompimento com uma cultura escolar prescritiva.Universidade Estadual de Campinas2016-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto Textoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643543Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 39-50Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 39-50Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 39-501980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643543/29748Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2016 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Maria do Carmo2022-08-11T12:50:42Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643543Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-08-11T12:50:42Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento |
title |
Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento |
spellingShingle |
Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento Martins, Maria do Carmo História do currículo História social Memórias e narrativas Testemunhos Educação Curriculum history Social history Memories and narratives Testimonies História do currículo História social Memórias e narrativas Testemunhos |
title_short |
Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento |
title_full |
Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento |
title_fullStr |
Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento |
title_sort |
Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento |
author |
Martins, Maria do Carmo |
author_facet |
Martins, Maria do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Maria do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História do currículo História social Memórias e narrativas Testemunhos Educação Curriculum history Social history Memories and narratives Testimonies História do currículo História social Memórias e narrativas Testemunhos |
topic |
História do currículo História social Memórias e narrativas Testemunhos Educação Curriculum history Social history Memories and narratives Testimonies História do currículo História social Memórias e narrativas Testemunhos |
description |
Neste artigo discorro sobre aspectos sócio-históricos da obra de Ivor F. Goodson, procurando contextualizá-la como obra historiográfica, e apresento algumas reflexões, em forma de diálogo com seus estudos curriculares denominados “currículos narrativos”. Tal diálogo é construído problematizando o tempo histórico e o tempo das memórias pessoais, a idéia de testemunhos, de experiências e de narrativas, considerando a possibilidade do rompimento com uma cultura escolar prescritiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643543 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643543/29748 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporáneo Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 39-50 Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 39-50 Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 39-50 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217185602240512 |