Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria do Carmo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643543
Resumo: Neste artigo discorro sobre aspectos sócio-históricos da obra de Ivor F. Goodson, procurando contextualizá-la como obra historiográfica, e apresento algumas reflexões, em forma de diálogo com seus estudos curriculares denominados “currículos narrativos”. Tal diálogo é construído problematizando o tempo histórico e o tempo das memórias pessoais, a idéia de testemunhos, de experiências e de narrativas, considerando a possibilidade do rompimento com uma cultura escolar prescritiva.
id UNICAMP-18_49e3a66897096091ca90c9e1b2a0d546
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643543
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimentoHistórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimentoHistórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimentoHistória do currículoHistória socialMemórias e narrativasTestemunhosEducaçãoCurriculum historySocial historyMemories and narrativesTestimoniesHistória do currículoHistória socialMemórias e narrativasTestemunhosNeste artigo discorro sobre aspectos sócio-históricos da obra de Ivor F. Goodson, procurando contextualizá-la como obra historiográfica, e apresento algumas reflexões, em forma de diálogo com seus estudos curriculares denominados “currículos narrativos”. Tal diálogo é construído problematizando o tempo histórico e o tempo das memórias pessoais, a idéia de testemunhos, de experiências e de narrativas, considerando a possibilidade do rompimento com uma cultura escolar prescritiva.Neste artigo discorro sobre aspectos sócio-históricos da obra de Ivor F. Goodson, procurando contextualizá-la como obra historiográfica, e apresento algumas reflexões, em forma de diálogo com seus estudos curriculares denominados “currículos narrativos”. Tal diálogo é construído problematizando o tempo histórico e o tempo das memórias pessoais, a idéia de testemunhos, de experiências e de narrativas, considerando a possibilidade do rompimento com uma cultura escolar prescritiva.Neste artigo discorro sobre aspectos sócio-históricos da obra de Ivor F. Goodson, procurando contextualizá-la como obra historiográfica, e apresento algumas reflexões, em forma de diálogo com seus estudos curriculares denominados “currículos narrativos”. Tal diálogo é construído problematizando o tempo histórico e o tempo das memórias pessoais, a idéia de testemunhos, de experiências e de narrativas, considerando a possibilidade do rompimento com uma cultura escolar prescritiva.Universidade Estadual de Campinas2016-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto Textoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643543Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 39-50Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 39-50Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 39-501980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643543/29748Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2016 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Maria do Carmo2022-08-11T12:50:42Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643543Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-08-11T12:50:42Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento
Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento
Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento
title Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento
spellingShingle Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento
Martins, Maria do Carmo
História do currículo
História social
Memórias e narrativas
Testemunhos
Educação
Curriculum history
Social history
Memories and narratives
Testimonies
História do currículo
História social
Memórias e narrativas
Testemunhos
title_short Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento
title_full Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento
title_fullStr Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento
title_full_unstemmed Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento
title_sort Histórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento
author Martins, Maria do Carmo
author_facet Martins, Maria do Carmo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv História do currículo
História social
Memórias e narrativas
Testemunhos
Educação
Curriculum history
Social history
Memories and narratives
Testimonies
História do currículo
História social
Memórias e narrativas
Testemunhos
topic História do currículo
História social
Memórias e narrativas
Testemunhos
Educação
Curriculum history
Social history
Memories and narratives
Testimonies
História do currículo
História social
Memórias e narrativas
Testemunhos
description Neste artigo discorro sobre aspectos sócio-históricos da obra de Ivor F. Goodson, procurando contextualizá-la como obra historiográfica, e apresento algumas reflexões, em forma de diálogo com seus estudos curriculares denominados “currículos narrativos”. Tal diálogo é construído problematizando o tempo histórico e o tempo das memórias pessoais, a idéia de testemunhos, de experiências e de narrativas, considerando a possibilidade do rompimento com uma cultura escolar prescritiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643543
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643543/29748
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 39-50
Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 39-50
Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 39-50
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185602240512