Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8521 |
Resumo: | O artigo resulta uma investigação parcial sobre práticas pedagógicas inclusivas, com a proposta de contribuir para o letramento matemático dos alunos com deficiência intelectual, dificuldades de aprendizagens e comportamentos desviantes. Iniciamos com um levantamento bibliográfico sobre as práticas inclusivas utilizadas para o ensino de matemática. O objetivo geral consistiu em investigar junto aos educadores e corpo diretivo, procedimentos iniciais para a elaboração de atividades pedagógicas no processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagens. Obtivemos resultados satisfatórios mesmo com interferências do cotidiano da aula e as dificuldades de aprendizagens apresentadas pelos alunos com deficiência intelectual. Há indícios que a prática possibilite trabalhar com multidisciplinaridade. |
id |
UFGD-8_e1f0d8c6e0549c55bfc6506d630cb633 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8521 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusivaPráticas pedagógicas. Matemática inclusiva. Deficiência intelectual.O artigo resulta uma investigação parcial sobre práticas pedagógicas inclusivas, com a proposta de contribuir para o letramento matemático dos alunos com deficiência intelectual, dificuldades de aprendizagens e comportamentos desviantes. Iniciamos com um levantamento bibliográfico sobre as práticas inclusivas utilizadas para o ensino de matemática. O objetivo geral consistiu em investigar junto aos educadores e corpo diretivo, procedimentos iniciais para a elaboração de atividades pedagógicas no processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagens. Obtivemos resultados satisfatórios mesmo com interferências do cotidiano da aula e as dificuldades de aprendizagens apresentadas pelos alunos com deficiência intelectual. Há indícios que a prática possibilite trabalhar com multidisciplinaridade.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/852110.30612/hre.v5i10.8521Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 10 (2017); 182-1942318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8521/4662Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessDolival, Ronaldo GobbisSilva, Maristela daCristovão, Nilce Léa LobatoNascimento, Rômulo Pereira2019-08-15T16:54:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8521Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T16:54:06Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva |
title |
Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva |
spellingShingle |
Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva Dolival, Ronaldo Gobbis Práticas pedagógicas. Matemática inclusiva. Deficiência intelectual. |
title_short |
Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva |
title_full |
Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva |
title_fullStr |
Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva |
title_full_unstemmed |
Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva |
title_sort |
Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva |
author |
Dolival, Ronaldo Gobbis |
author_facet |
Dolival, Ronaldo Gobbis Silva, Maristela da Cristovão, Nilce Léa Lobato Nascimento, Rômulo Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maristela da Cristovão, Nilce Léa Lobato Nascimento, Rômulo Pereira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dolival, Ronaldo Gobbis Silva, Maristela da Cristovão, Nilce Léa Lobato Nascimento, Rômulo Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas. Matemática inclusiva. Deficiência intelectual. |
topic |
Práticas pedagógicas. Matemática inclusiva. Deficiência intelectual. |
description |
O artigo resulta uma investigação parcial sobre práticas pedagógicas inclusivas, com a proposta de contribuir para o letramento matemático dos alunos com deficiência intelectual, dificuldades de aprendizagens e comportamentos desviantes. Iniciamos com um levantamento bibliográfico sobre as práticas inclusivas utilizadas para o ensino de matemática. O objetivo geral consistiu em investigar junto aos educadores e corpo diretivo, procedimentos iniciais para a elaboração de atividades pedagógicas no processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagens. Obtivemos resultados satisfatórios mesmo com interferências do cotidiano da aula e as dificuldades de aprendizagens apresentadas pelos alunos com deficiência intelectual. Há indícios que a prática possibilite trabalhar com multidisciplinaridade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8521 10.30612/hre.v5i10.8521 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8521 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v5i10.8521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8521/4662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 10 (2017); 182-194 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170566094848 |