Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dolival, Ronaldo Gobbis
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Maristela da, Cristovão, Nilce Léa Lobato, Nascimento, Rômulo Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8521
Resumo: O artigo resulta uma investigação parcial sobre práticas pedagógicas inclusivas, com a proposta de contribuir para o letramento matemático dos alunos com deficiência intelectual, dificuldades de aprendizagens e comportamentos desviantes. Iniciamos com um levantamento bibliográfico sobre as práticas inclusivas utilizadas para o ensino de matemática. O objetivo geral consistiu em investigar junto aos educadores e corpo diretivo, procedimentos iniciais para a elaboração de atividades pedagógicas no processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagens. Obtivemos resultados satisfatórios mesmo com interferências do cotidiano da aula e as dificuldades de aprendizagens apresentadas pelos alunos com deficiência intelectual. Há indícios que a prática possibilite trabalhar com multidisciplinaridade.
id UFGD-8_e1f0d8c6e0549c55bfc6506d630cb633
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8521
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusivaPráticas pedagógicas. Matemática inclusiva. Deficiência intelectual.O artigo resulta uma investigação parcial sobre práticas pedagógicas inclusivas, com a proposta de contribuir para o letramento matemático dos alunos com deficiência intelectual, dificuldades de aprendizagens e comportamentos desviantes. Iniciamos com um levantamento bibliográfico sobre as práticas inclusivas utilizadas para o ensino de matemática. O objetivo geral consistiu em investigar junto aos educadores e corpo diretivo, procedimentos iniciais para a elaboração de atividades pedagógicas no processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagens. Obtivemos resultados satisfatórios mesmo com interferências do cotidiano da aula e as dificuldades de aprendizagens apresentadas pelos alunos com deficiência intelectual. Há indícios que a prática possibilite trabalhar com multidisciplinaridade.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/852110.30612/hre.v5i10.8521Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 10 (2017); 182-1942318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8521/4662Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessDolival, Ronaldo GobbisSilva, Maristela daCristovão, Nilce Léa LobatoNascimento, Rômulo Pereira2019-08-15T16:54:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8521Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T16:54:06Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva
title Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva
spellingShingle Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva
Dolival, Ronaldo Gobbis
Práticas pedagógicas. Matemática inclusiva. Deficiência intelectual.
title_short Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva
title_full Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva
title_fullStr Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva
title_full_unstemmed Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva
title_sort Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva
author Dolival, Ronaldo Gobbis
author_facet Dolival, Ronaldo Gobbis
Silva, Maristela da
Cristovão, Nilce Léa Lobato
Nascimento, Rômulo Pereira
author_role author
author2 Silva, Maristela da
Cristovão, Nilce Léa Lobato
Nascimento, Rômulo Pereira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dolival, Ronaldo Gobbis
Silva, Maristela da
Cristovão, Nilce Léa Lobato
Nascimento, Rômulo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas. Matemática inclusiva. Deficiência intelectual.
topic Práticas pedagógicas. Matemática inclusiva. Deficiência intelectual.
description O artigo resulta uma investigação parcial sobre práticas pedagógicas inclusivas, com a proposta de contribuir para o letramento matemático dos alunos com deficiência intelectual, dificuldades de aprendizagens e comportamentos desviantes. Iniciamos com um levantamento bibliográfico sobre as práticas inclusivas utilizadas para o ensino de matemática. O objetivo geral consistiu em investigar junto aos educadores e corpo diretivo, procedimentos iniciais para a elaboração de atividades pedagógicas no processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagens. Obtivemos resultados satisfatórios mesmo com interferências do cotidiano da aula e as dificuldades de aprendizagens apresentadas pelos alunos com deficiência intelectual. Há indícios que a prática possibilite trabalhar com multidisciplinaridade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8521
10.30612/hre.v5i10.8521
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8521
identifier_str_mv 10.30612/hre.v5i10.8521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8521/4662
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 10 (2017); 182-194
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170566094848