Análise do desempenho motor esportivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/7644 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi analisar o desempenho motor esportivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, uma síndrome do neurodesenvolvimento que afeta principalmente áreas comunicativas e de relacionamento social. A pesquisa é considerada descritiva com abordagem qualitativa e foi composta por 6 indivíduos com idades entre 8 e 13 anos, pertencentes a um projeto de educação física voltado a autistas da cidade de Dourados-MS. Utilizou-se os testes de velocidade de deslocamento e força explosiva dos membros inferiores do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) e observações de um período de 10 meses de aulas do projeto. Todos os sujeitos apresentaram resultado considerado “fraco” nos testes, porém algumas questões relativas ao teste e à deficiência devem ser consideradas, justificando o desempenho dos avaliados. Concluiu-se que a avaliação motora utilizada indicou que os alunos autistas possuem desempenho motor diferente das crianças de mesma idade. A atividade física é um importante mecanismo de desenvolvimento motor, cognitivo e social dos autistas e, portanto, a presença do profissional de educação física é fundamental na vida dessas pessoas. |
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Análise do desempenho motor esportivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro AutistaSportive motor performance analysis of children and adolescents with Autistic Spectrum DisorderTranstorno do Espectro Autista. Educação Física. PROESP-Brasil.Autistic Spectrum Disorder. Physical Education. PROESP-Brazil.O objetivo do presente estudo foi analisar o desempenho motor esportivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, uma síndrome do neurodesenvolvimento que afeta principalmente áreas comunicativas e de relacionamento social. A pesquisa é considerada descritiva com abordagem qualitativa e foi composta por 6 indivíduos com idades entre 8 e 13 anos, pertencentes a um projeto de educação física voltado a autistas da cidade de Dourados-MS. Utilizou-se os testes de velocidade de deslocamento e força explosiva dos membros inferiores do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) e observações de um período de 10 meses de aulas do projeto. Todos os sujeitos apresentaram resultado considerado “fraco” nos testes, porém algumas questões relativas ao teste e à deficiência devem ser consideradas, justificando o desempenho dos avaliados. Concluiu-se que a avaliação motora utilizada indicou que os alunos autistas possuem desempenho motor diferente das crianças de mesma idade. A atividade física é um importante mecanismo de desenvolvimento motor, cognitivo e social dos autistas e, portanto, a presença do profissional de educação física é fundamental na vida dessas pessoas.The objective of the present study was to analyze the sports motor performance of children and adolescents with Autistic Spectrum Disorder, a neurodevelopment syndrome that mainly affects areas of behavior and social communication. The research is descriptive qualitative approach considered and was composed of 6 individuals aged between 8 and 13 years, students of a physical education project focused on autistic city of Dourados-MS. We used the speed tests and explosive force of the lower limbs Sport Brazil Project (PROESP-BR) and observations of a period of 10 months of classes in the project. All subjects presented a result considered "weak" in testing, however some issues related to testing and disability should be considered, justifying the assessed performance. It was concluded that physical activity is an important mechanism of motor, cognitive and social development of autistic and, therefore, the presence of professional physical education is fundamental in the life of these people.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/764410.30612/hre.v5i9.7644Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 9 (2017); 100-1122318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/7644/4421Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Felipe SoaresFreitas, Josiane Fujisawa Filus de2019-08-15T16:37:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7644Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T16:37:14Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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