Análise do desempenho motor esportivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Felipe Soares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Freitas, Josiane Fujisawa Filus de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/7644
Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar o desempenho motor esportivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, uma síndrome do neurodesenvolvimento que afeta principalmente áreas comunicativas e de relacionamento social. A pesquisa é considerada descritiva com abordagem qualitativa e foi composta por 6 indivíduos com idades entre 8 e 13 anos, pertencentes a um projeto de educação física voltado a autistas da cidade de Dourados-MS. Utilizou-se os testes de velocidade de deslocamento e força explosiva dos membros inferiores do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) e observações de um período de 10 meses de aulas do projeto. Todos os sujeitos apresentaram resultado considerado “fraco” nos testes, porém algumas questões relativas ao teste e à deficiência devem ser consideradas, justificando o desempenho dos avaliados. Concluiu-se que a avaliação motora utilizada indicou que os alunos autistas possuem desempenho motor diferente das crianças de mesma idade. A atividade física é um importante mecanismo de desenvolvimento motor, cognitivo e social dos autistas e, portanto, a presença do profissional de educação física é fundamental na vida dessas pessoas.
id UFGD-8_e2204c5dd9853a697e39160bbf50d09b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7644
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Análise do desempenho motor esportivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro AutistaSportive motor performance analysis of children and adolescents with Autistic Spectrum DisorderTranstorno do Espectro Autista. Educação Física. PROESP-Brasil.Autistic Spectrum Disorder. Physical Education. PROESP-Brazil.O objetivo do presente estudo foi analisar o desempenho motor esportivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, uma síndrome do neurodesenvolvimento que afeta principalmente áreas comunicativas e de relacionamento social. A pesquisa é considerada descritiva com abordagem qualitativa e foi composta por 6 indivíduos com idades entre 8 e 13 anos, pertencentes a um projeto de educação física voltado a autistas da cidade de Dourados-MS. Utilizou-se os testes de velocidade de deslocamento e força explosiva dos membros inferiores do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) e observações de um período de 10 meses de aulas do projeto. Todos os sujeitos apresentaram resultado considerado “fraco” nos testes, porém algumas questões relativas ao teste e à deficiência devem ser consideradas, justificando o desempenho dos avaliados. Concluiu-se que a avaliação motora utilizada indicou que os alunos autistas possuem desempenho motor diferente das crianças de mesma idade. A atividade física é um importante mecanismo de desenvolvimento motor, cognitivo e social dos autistas e, portanto, a presença do profissional de educação física é fundamental na vida dessas pessoas.The objective of the present study was to analyze the sports motor performance of children and adolescents with Autistic Spectrum Disorder, a neurodevelopment syndrome that mainly affects areas of behavior and social communication. The research is descriptive qualitative approach considered and was composed of 6 individuals aged between 8 and 13 years, students of a physical education project focused on autistic city of Dourados-MS. We used the speed tests and explosive force of the lower limbs Sport Brazil Project (PROESP-BR) and observations of a period of 10 months of classes in the project. All subjects presented a result considered "weak" in testing, however some issues related to testing and disability should be considered, justifying the assessed performance. It was concluded that physical activity is an important mechanism of motor, cognitive and social development of autistic and, therefore, the presence of professional physical education is fundamental in the life of these people.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/764410.30612/hre.v5i9.7644Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 9 (2017); 100-1122318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/7644/4421Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Felipe SoaresFreitas, Josiane Fujisawa Filus de2019-08-15T16:37:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7644Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T16:37:14Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do desempenho motor esportivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista
Sportive motor performance analysis of children and adolescents with Autistic Spectrum Disorder
title Análise do desempenho motor esportivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista
spellingShingle Análise do desempenho motor esportivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista
Pereira, Felipe Soares
Transtorno do Espectro Autista. Educação Física. PROESP-Brasil.
Autistic Spectrum Disorder. Physical Education. PROESP-Brazil.
title_short Análise do desempenho motor esportivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista
title_full Análise do desempenho motor esportivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista
title_fullStr Análise do desempenho motor esportivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista
title_full_unstemmed Análise do desempenho motor esportivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista
title_sort Análise do desempenho motor esportivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista
author Pereira, Felipe Soares
author_facet Pereira, Felipe Soares
Freitas, Josiane Fujisawa Filus de
author_role author
author2 Freitas, Josiane Fujisawa Filus de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Felipe Soares
Freitas, Josiane Fujisawa Filus de
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista. Educação Física. PROESP-Brasil.
Autistic Spectrum Disorder. Physical Education. PROESP-Brazil.
topic Transtorno do Espectro Autista. Educação Física. PROESP-Brasil.
Autistic Spectrum Disorder. Physical Education. PROESP-Brazil.
description O objetivo do presente estudo foi analisar o desempenho motor esportivo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, uma síndrome do neurodesenvolvimento que afeta principalmente áreas comunicativas e de relacionamento social. A pesquisa é considerada descritiva com abordagem qualitativa e foi composta por 6 indivíduos com idades entre 8 e 13 anos, pertencentes a um projeto de educação física voltado a autistas da cidade de Dourados-MS. Utilizou-se os testes de velocidade de deslocamento e força explosiva dos membros inferiores do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) e observações de um período de 10 meses de aulas do projeto. Todos os sujeitos apresentaram resultado considerado “fraco” nos testes, porém algumas questões relativas ao teste e à deficiência devem ser consideradas, justificando o desempenho dos avaliados. Concluiu-se que a avaliação motora utilizada indicou que os alunos autistas possuem desempenho motor diferente das crianças de mesma idade. A atividade física é um importante mecanismo de desenvolvimento motor, cognitivo e social dos autistas e, portanto, a presença do profissional de educação física é fundamental na vida dessas pessoas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/7644
10.30612/hre.v5i9.7644
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/7644
identifier_str_mv 10.30612/hre.v5i9.7644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/7644/4421
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 9 (2017); 100-112
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170524151808