Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Regerson Franklin
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Eduardo Francisco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10057
Resumo: Possibilitar uma educação básica de qualidade nas escolas é o grande desafio da sociedade brasileira. Não é mais passível metodologias unívocas que se traduzem somente na centralidade no/do docente e no instrucionismo; urge apresentar aos estudantes um leque mais amplo, com diversidade metodológica e avaliativa que, aliada aos avanços tecnológicos, propicie aprendizado significativo a sua vida pessoal e profissional. Nesse sentido, as relações interdisciplinares são instrumentos com aplicabilidade no cotidiano escolar, corroborando a ideia de que é preciso aproximar os conteúdos à realidade do jovem. Outrossim, neste trabalho, a matemática, a geografia e a educação física são pontos nodais de um planejamento que se volta para, pelo e com o estudante do Ensino Médio, que desenvolve sua aprendizagem realizando pesquisa com viés autoral, utilizando os conhecimentos para compreender uma realidade holística à qual está inserido e sendo capaz de transformá-la positivamente.
id UFGD-8_e45ca188062e6472a3dc2d35c234ae04
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10057
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradoraRelaciones entre las matemáticas, la geografia y la educación física: propuesta de una educación inclusiva y integradoraRelationship between mathematics, geography, and physical education: proposal for an inclusive and integrative educationEscola. Aprendizagem. AutoriaEscuela. Aprendizaje. Sesgo de autor.School. Learning. Authorship.Possibilitar uma educação básica de qualidade nas escolas é o grande desafio da sociedade brasileira. Não é mais passível metodologias unívocas que se traduzem somente na centralidade no/do docente e no instrucionismo; urge apresentar aos estudantes um leque mais amplo, com diversidade metodológica e avaliativa que, aliada aos avanços tecnológicos, propicie aprendizado significativo a sua vida pessoal e profissional. Nesse sentido, as relações interdisciplinares são instrumentos com aplicabilidade no cotidiano escolar, corroborando a ideia de que é preciso aproximar os conteúdos à realidade do jovem. Outrossim, neste trabalho, a matemática, a geografia e a educação física são pontos nodais de um planejamento que se volta para, pelo e com o estudante do Ensino Médio, que desenvolve sua aprendizagem realizando pesquisa com viés autoral, utilizando os conhecimentos para compreender uma realidade holística à qual está inserido e sendo capaz de transformá-la positivamente.Posibilitar una educación básica de calidad en las escuelas públicas es lo gran desafío de la sociedad brasileña. No es más susceptible metodologías unívocas que se traducen en la centralidad en el docente y en el instruccionismo; urge presentar a los estudiantes una gama más amplia, con diversidad metodológica y evaluativa que, junto con avances tecnológicos, propicie aprendizaje significativo a su vida personal y profesional. En ese sentido, las relaciones interdisciplinares son instrumentos con aplicabilidad en el cotidiano escuelar, corroborando con la ideia de que es necesario acercar el contenido a la realidad del joven. Asimismo, en el presente trabajo, las matemáticas, la geografia y la educación física son puntos nodales de una planificación que se vuelve para, por el y con el estudiante de la Escuela Secundária, que desarrolla suya aprendizaje realizando pesquisa con sesgo de autor, utilizando los conocimientos para compreender una realidad holística a la que está introducido y siendo capaz de transformala positivamente.Providing quality education in public schools is the great challenge of Brazilian society. It is no longer possible to use univocal methodologies that translate into centrality in teaching and instruction; It is urgent to present to the students a wider range, with methodological and evaluative diversity that, together with the technological advances, provide a significant learning experience for their personal and professional lives. In this sense, interdisciplinary relationships are insightful instruments with feasible applicability in the daily life of an integral school, corroborating the idea that it is necessary to bring the contents closer to the reality of the young. Also, in the present work, mathematic, geography and physical education is the nodal point of a planning that turns to the student, by the student and with the student, who develops his learning conducting research with authorial bias, using the knowledge to understand a holistic reality to which it is inserted being able to turn your life in a positive sense.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1005710.30612/hre.v9i16.10057Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-242318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10057/6612Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Regerson FranklinOliveira, Eduardo Francisco de2021-01-14T17:23:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10057Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:15Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora
Relaciones entre las matemáticas, la geografia y la educación física: propuesta de una educación inclusiva y integradora
Relationship between mathematics, geography, and physical education: proposal for an inclusive and integrative education
title Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora
spellingShingle Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora
Santos, Regerson Franklin
Escola. Aprendizagem. Autoria
Escuela. Aprendizaje. Sesgo de autor.
School. Learning. Authorship.
title_short Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora
title_full Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora
title_fullStr Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora
title_full_unstemmed Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora
title_sort Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora
author Santos, Regerson Franklin
author_facet Santos, Regerson Franklin
Oliveira, Eduardo Francisco de
author_role author
author2 Oliveira, Eduardo Francisco de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Regerson Franklin
Oliveira, Eduardo Francisco de
dc.subject.por.fl_str_mv Escola. Aprendizagem. Autoria
Escuela. Aprendizaje. Sesgo de autor.
School. Learning. Authorship.
topic Escola. Aprendizagem. Autoria
Escuela. Aprendizaje. Sesgo de autor.
School. Learning. Authorship.
description Possibilitar uma educação básica de qualidade nas escolas é o grande desafio da sociedade brasileira. Não é mais passível metodologias unívocas que se traduzem somente na centralidade no/do docente e no instrucionismo; urge apresentar aos estudantes um leque mais amplo, com diversidade metodológica e avaliativa que, aliada aos avanços tecnológicos, propicie aprendizado significativo a sua vida pessoal e profissional. Nesse sentido, as relações interdisciplinares são instrumentos com aplicabilidade no cotidiano escolar, corroborando a ideia de que é preciso aproximar os conteúdos à realidade do jovem. Outrossim, neste trabalho, a matemática, a geografia e a educação física são pontos nodais de um planejamento que se volta para, pelo e com o estudante do Ensino Médio, que desenvolve sua aprendizagem realizando pesquisa com viés autoral, utilizando os conhecimentos para compreender uma realidade holística à qual está inserido e sendo capaz de transformá-la positivamente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10057
10.30612/hre.v9i16.10057
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10057
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.10057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10057/6612
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-24
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170630057984