Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10057 |
Resumo: | Possibilitar uma educação básica de qualidade nas escolas é o grande desafio da sociedade brasileira. Não é mais passível metodologias unívocas que se traduzem somente na centralidade no/do docente e no instrucionismo; urge apresentar aos estudantes um leque mais amplo, com diversidade metodológica e avaliativa que, aliada aos avanços tecnológicos, propicie aprendizado significativo a sua vida pessoal e profissional. Nesse sentido, as relações interdisciplinares são instrumentos com aplicabilidade no cotidiano escolar, corroborando a ideia de que é preciso aproximar os conteúdos à realidade do jovem. Outrossim, neste trabalho, a matemática, a geografia e a educação física são pontos nodais de um planejamento que se volta para, pelo e com o estudante do Ensino Médio, que desenvolve sua aprendizagem realizando pesquisa com viés autoral, utilizando os conhecimentos para compreender uma realidade holística à qual está inserido e sendo capaz de transformá-la positivamente. |
id |
UFGD-8_e45ca188062e6472a3dc2d35c234ae04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10057 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradoraRelaciones entre las matemáticas, la geografia y la educación física: propuesta de una educación inclusiva y integradoraRelationship between mathematics, geography, and physical education: proposal for an inclusive and integrative educationEscola. Aprendizagem. AutoriaEscuela. Aprendizaje. Sesgo de autor.School. Learning. Authorship.Possibilitar uma educação básica de qualidade nas escolas é o grande desafio da sociedade brasileira. Não é mais passível metodologias unívocas que se traduzem somente na centralidade no/do docente e no instrucionismo; urge apresentar aos estudantes um leque mais amplo, com diversidade metodológica e avaliativa que, aliada aos avanços tecnológicos, propicie aprendizado significativo a sua vida pessoal e profissional. Nesse sentido, as relações interdisciplinares são instrumentos com aplicabilidade no cotidiano escolar, corroborando a ideia de que é preciso aproximar os conteúdos à realidade do jovem. Outrossim, neste trabalho, a matemática, a geografia e a educação física são pontos nodais de um planejamento que se volta para, pelo e com o estudante do Ensino Médio, que desenvolve sua aprendizagem realizando pesquisa com viés autoral, utilizando os conhecimentos para compreender uma realidade holística à qual está inserido e sendo capaz de transformá-la positivamente.Posibilitar una educación básica de calidad en las escuelas públicas es lo gran desafío de la sociedad brasileña. No es más susceptible metodologías unívocas que se traducen en la centralidad en el docente y en el instruccionismo; urge presentar a los estudiantes una gama más amplia, con diversidad metodológica y evaluativa que, junto con avances tecnológicos, propicie aprendizaje significativo a su vida personal y profesional. En ese sentido, las relaciones interdisciplinares son instrumentos con aplicabilidad en el cotidiano escuelar, corroborando con la ideia de que es necesario acercar el contenido a la realidad del joven. Asimismo, en el presente trabajo, las matemáticas, la geografia y la educación física son puntos nodales de una planificación que se vuelve para, por el y con el estudiante de la Escuela Secundária, que desarrolla suya aprendizaje realizando pesquisa con sesgo de autor, utilizando los conocimientos para compreender una realidad holística a la que está introducido y siendo capaz de transformala positivamente.Providing quality education in public schools is the great challenge of Brazilian society. It is no longer possible to use univocal methodologies that translate into centrality in teaching and instruction; It is urgent to present to the students a wider range, with methodological and evaluative diversity that, together with the technological advances, provide a significant learning experience for their personal and professional lives. In this sense, interdisciplinary relationships are insightful instruments with feasible applicability in the daily life of an integral school, corroborating the idea that it is necessary to bring the contents closer to the reality of the young. Also, in the present work, mathematic, geography and physical education is the nodal point of a planning that turns to the student, by the student and with the student, who develops his learning conducting research with authorial bias, using the knowledge to understand a holistic reality to which it is inserted being able to turn your life in a positive sense.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1005710.30612/hre.v9i16.10057Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-242318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10057/6612Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Regerson FranklinOliveira, Eduardo Francisco de2021-01-14T17:23:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10057Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:15Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora Relaciones entre las matemáticas, la geografia y la educación física: propuesta de una educación inclusiva y integradora Relationship between mathematics, geography, and physical education: proposal for an inclusive and integrative education |
title |
Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora |
spellingShingle |
Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora Santos, Regerson Franklin Escola. Aprendizagem. Autoria Escuela. Aprendizaje. Sesgo de autor. School. Learning. Authorship. |
title_short |
Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora |
title_full |
Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora |
title_fullStr |
Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora |
title_full_unstemmed |
Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora |
title_sort |
Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora |
author |
Santos, Regerson Franklin |
author_facet |
Santos, Regerson Franklin Oliveira, Eduardo Francisco de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Eduardo Francisco de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Regerson Franklin Oliveira, Eduardo Francisco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola. Aprendizagem. Autoria Escuela. Aprendizaje. Sesgo de autor. School. Learning. Authorship. |
topic |
Escola. Aprendizagem. Autoria Escuela. Aprendizaje. Sesgo de autor. School. Learning. Authorship. |
description |
Possibilitar uma educação básica de qualidade nas escolas é o grande desafio da sociedade brasileira. Não é mais passível metodologias unívocas que se traduzem somente na centralidade no/do docente e no instrucionismo; urge apresentar aos estudantes um leque mais amplo, com diversidade metodológica e avaliativa que, aliada aos avanços tecnológicos, propicie aprendizado significativo a sua vida pessoal e profissional. Nesse sentido, as relações interdisciplinares são instrumentos com aplicabilidade no cotidiano escolar, corroborando a ideia de que é preciso aproximar os conteúdos à realidade do jovem. Outrossim, neste trabalho, a matemática, a geografia e a educação física são pontos nodais de um planejamento que se volta para, pelo e com o estudante do Ensino Médio, que desenvolve sua aprendizagem realizando pesquisa com viés autoral, utilizando os conhecimentos para compreender uma realidade holística à qual está inserido e sendo capaz de transformá-la positivamente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10057 10.30612/hre.v9i16.10057 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10057 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v9i16.10057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10057/6612 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-24 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170630057984 |