Desafios da legitimação da Educação Física na Escola Republicana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fensterseifer, Paulo Evaldo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: González, Fernando Jaime
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3163
Resumo: O presente texto reflete sobre os desafios da Educação Física escolar, considerando seu estatuto de disciplina no contexto de uma sociedade democrática e republicana. Afirma o entendimento de que cabe à Educação Física tematizar as diferentes manifestações da cultura corporal de movimento, articulando-se com o desenvolvimento curricular proposto pelos marcos legais, sem desconsiderar as nuances do contexto no qual se desenvolve e os sujeitos que com ela estão envolvidos. Não pretende produzir respostas prescritivas, mas afirmar que elas necessitam ser produzidas levando em conta as expectativas da sociedade, a especificidade da escola e a responsabilidade curricular da Educação Física enquanto disciplina.
id UFGD-8_f35815c8c6228218a1dcf48cc242def6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3163
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Desafios da legitimação da Educação Física na Escola RepublicanaEscola. República. Democracia. Cultura Corporal de Movimento.O presente texto reflete sobre os desafios da Educação Física escolar, considerando seu estatuto de disciplina no contexto de uma sociedade democrática e republicana. Afirma o entendimento de que cabe à Educação Física tematizar as diferentes manifestações da cultura corporal de movimento, articulando-se com o desenvolvimento curricular proposto pelos marcos legais, sem desconsiderar as nuances do contexto no qual se desenvolve e os sujeitos que com ela estão envolvidos. Não pretende produzir respostas prescritivas, mas afirmar que elas necessitam ser produzidas levando em conta as expectativas da sociedade, a especificidade da escola e a responsabilidade curricular da Educação Física enquanto disciplina.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3163Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 2 (2013); 33-422318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3163/1713Fensterseifer, Paulo EvaldoGonzález, Fernando Jaimeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T17:39:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3163Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-18T17:39:01Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da legitimação da Educação Física na Escola Republicana
title Desafios da legitimação da Educação Física na Escola Republicana
spellingShingle Desafios da legitimação da Educação Física na Escola Republicana
Fensterseifer, Paulo Evaldo
Escola. República. Democracia. Cultura Corporal de Movimento.
title_short Desafios da legitimação da Educação Física na Escola Republicana
title_full Desafios da legitimação da Educação Física na Escola Republicana
title_fullStr Desafios da legitimação da Educação Física na Escola Republicana
title_full_unstemmed Desafios da legitimação da Educação Física na Escola Republicana
title_sort Desafios da legitimação da Educação Física na Escola Republicana
author Fensterseifer, Paulo Evaldo
author_facet Fensterseifer, Paulo Evaldo
González, Fernando Jaime
author_role author
author2 González, Fernando Jaime
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fensterseifer, Paulo Evaldo
González, Fernando Jaime
dc.subject.por.fl_str_mv Escola. República. Democracia. Cultura Corporal de Movimento.
topic Escola. República. Democracia. Cultura Corporal de Movimento.
description O presente texto reflete sobre os desafios da Educação Física escolar, considerando seu estatuto de disciplina no contexto de uma sociedade democrática e republicana. Afirma o entendimento de que cabe à Educação Física tematizar as diferentes manifestações da cultura corporal de movimento, articulando-se com o desenvolvimento curricular proposto pelos marcos legais, sem desconsiderar as nuances do contexto no qual se desenvolve e os sujeitos que com ela estão envolvidos. Não pretende produzir respostas prescritivas, mas afirmar que elas necessitam ser produzidas levando em conta as expectativas da sociedade, a especificidade da escola e a responsabilidade curricular da Educação Física enquanto disciplina.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3163
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3163/1713
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 2 (2013); 33-42
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170009300992