O IDEÁRIO REPUBLICANO E A CONSOLIDAÇÃO DA ESCOLA NORMAL EM SANTA CATARINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
DOI: | 10.22196/rp.v22i0.4471 |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4471 |
Resumo: | Este artigo tem como foco as aspirações de ordem e conformação na formação de professores nos anos finais da monarquia e no início da República, a partir da análise de discursos dos governadores do Estado de Santa Catarina e na legislação educacional referente à Escola Normal. As iniciativas para a instituição da Escola Normal são anteriores à República, onde já observam o direcionamento das questões morais, da adequação de comportamentos e dos cuidados de saúde e higiene, bem como a preocupação com a causa educacional para formação do povo catarinense, mesmo com as descontinuidades que teve o curso de formação. No regime republicano, por sua vez, foram centrais a ideias de mudança de hábitos da população, principalmente, sobre a formação de uma nova mentalidade dos professores que poderiam ser os agentes responsáveis pela conformação da população às questões morais que os dirigentes consideravam necessárias à República. |
id |
UNOCHAPO-1_687e679f710ac6ba3864de11adea534d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4471 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
spelling |
O IDEÁRIO REPUBLICANO E A CONSOLIDAÇÃO DA ESCOLA NORMAL EM SANTA CATARINARepúblicaEscola NormalFormação de professoresEste artigo tem como foco as aspirações de ordem e conformação na formação de professores nos anos finais da monarquia e no início da República, a partir da análise de discursos dos governadores do Estado de Santa Catarina e na legislação educacional referente à Escola Normal. As iniciativas para a instituição da Escola Normal são anteriores à República, onde já observam o direcionamento das questões morais, da adequação de comportamentos e dos cuidados de saúde e higiene, bem como a preocupação com a causa educacional para formação do povo catarinense, mesmo com as descontinuidades que teve o curso de formação. No regime republicano, por sua vez, foram centrais a ideias de mudança de hábitos da população, principalmente, sobre a formação de uma nova mentalidade dos professores que poderiam ser os agentes responsáveis pela conformação da população às questões morais que os dirigentes consideravam necessárias à República.Unochapecó2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/447110.22196/rp.v22i0.4471Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-20Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-201984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4471/3110Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSganderla, Ana PaolaCarvalho de Carvalho, Diana2020-06-10T17:26:00Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4471Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-06-10T17:26Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O IDEÁRIO REPUBLICANO E A CONSOLIDAÇÃO DA ESCOLA NORMAL EM SANTA CATARINA |
title |
O IDEÁRIO REPUBLICANO E A CONSOLIDAÇÃO DA ESCOLA NORMAL EM SANTA CATARINA |
spellingShingle |
O IDEÁRIO REPUBLICANO E A CONSOLIDAÇÃO DA ESCOLA NORMAL EM SANTA CATARINA O IDEÁRIO REPUBLICANO E A CONSOLIDAÇÃO DA ESCOLA NORMAL EM SANTA CATARINA Sganderla, Ana Paola República Escola Normal Formação de professores Sganderla, Ana Paola República Escola Normal Formação de professores |
title_short |
O IDEÁRIO REPUBLICANO E A CONSOLIDAÇÃO DA ESCOLA NORMAL EM SANTA CATARINA |
title_full |
O IDEÁRIO REPUBLICANO E A CONSOLIDAÇÃO DA ESCOLA NORMAL EM SANTA CATARINA |
title_fullStr |
O IDEÁRIO REPUBLICANO E A CONSOLIDAÇÃO DA ESCOLA NORMAL EM SANTA CATARINA O IDEÁRIO REPUBLICANO E A CONSOLIDAÇÃO DA ESCOLA NORMAL EM SANTA CATARINA |
title_full_unstemmed |
O IDEÁRIO REPUBLICANO E A CONSOLIDAÇÃO DA ESCOLA NORMAL EM SANTA CATARINA O IDEÁRIO REPUBLICANO E A CONSOLIDAÇÃO DA ESCOLA NORMAL EM SANTA CATARINA |
title_sort |
O IDEÁRIO REPUBLICANO E A CONSOLIDAÇÃO DA ESCOLA NORMAL EM SANTA CATARINA |
author |
Sganderla, Ana Paola |
author_facet |
Sganderla, Ana Paola Sganderla, Ana Paola Carvalho de Carvalho, Diana Carvalho de Carvalho, Diana |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho de Carvalho, Diana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sganderla, Ana Paola Carvalho de Carvalho, Diana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
República Escola Normal Formação de professores |
topic |
República Escola Normal Formação de professores |
description |
Este artigo tem como foco as aspirações de ordem e conformação na formação de professores nos anos finais da monarquia e no início da República, a partir da análise de discursos dos governadores do Estado de Santa Catarina e na legislação educacional referente à Escola Normal. As iniciativas para a instituição da Escola Normal são anteriores à República, onde já observam o direcionamento das questões morais, da adequação de comportamentos e dos cuidados de saúde e higiene, bem como a preocupação com a causa educacional para formação do povo catarinense, mesmo com as descontinuidades que teve o curso de formação. No regime republicano, por sua vez, foram centrais a ideias de mudança de hábitos da população, principalmente, sobre a formação de uma nova mentalidade dos professores que poderiam ser os agentes responsáveis pela conformação da população às questões morais que os dirigentes consideravam necessárias à República. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4471 10.22196/rp.v22i0.4471 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4471 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.4471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4471/3110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-20 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-20 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1822180483892510720 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.4471 |