A história da educação física escolar no Brasil: leis e decretos norteadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mommad, Maicon Luiz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13118
Resumo: A Educação Física Escolar no Brasil é fruto de uma construção de políticas públicas educacionais, as quais veem sendo materializadas por Leis, Decretos e instrumentos legislativos que definem seus objetivos, metas, funções e responsabilidades de todos os entes envolvidos. O presente artigo se desenvolveu por pesquisas bibliográficas e documentais, focadas em documentos oficiais, como, leis, decretos, portarias e outros documentos publicados pelo Governo Federal Brasileiro, com recorte histórico de 1937 a 2003, os quais se justificam os períodos da 1º Constituição Federal de 1937 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e suas portarias complementares. O objetivo da pesquisa é demonstrar o desenvolvimento histórico das políticas púbicas educacionais no campo de educação física escolar, focando principalmente no período em que a disciplina adquire status de componente curricular obrigatório na educação básica.
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spelling A história da educação física escolar no Brasil: leis e decretos norteadoresLa historia de la educación física escolar en Brasil: leyes rectores y decretoEducação Física Escolar. Legislação Educacional. História da Educação. Física.Educación Física Escolar. Legislación educativa. Historia de la educación. Físico.A Educação Física Escolar no Brasil é fruto de uma construção de políticas públicas educacionais, as quais veem sendo materializadas por Leis, Decretos e instrumentos legislativos que definem seus objetivos, metas, funções e responsabilidades de todos os entes envolvidos. O presente artigo se desenvolveu por pesquisas bibliográficas e documentais, focadas em documentos oficiais, como, leis, decretos, portarias e outros documentos publicados pelo Governo Federal Brasileiro, com recorte histórico de 1937 a 2003, os quais se justificam os períodos da 1º Constituição Federal de 1937 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e suas portarias complementares. O objetivo da pesquisa é demonstrar o desenvolvimento histórico das políticas púbicas educacionais no campo de educação física escolar, focando principalmente no período em que a disciplina adquire status de componente curricular obrigatório na educação básica.La Educación Física Escolar en Brasil es el resultado de la construcción de políticas públicas educativas, las cuales se han materializado en Leyes, Decretos e instrumentos legislativos que definen sus objetivos, metas, funciones y responsabilidades de todas las entidades involucradas. Este artículo fue desarrollado a través de una investigación bibliográfica y documental, enfocada en documentos oficiales, tales como leyes, decretos, ordenanzas y otros documentos publicados por el Gobierno Federal de Brasil, con un perfil histórico de 1937 a 2003, que justifican los períodos de la I Constitución Federal. de 1937 la Ley de Lineamientos y Bases de Educación de 1996 y sus ordenanzas complementarias. El objetivo de la investigación es evidenciar el desarrollo histórico de las políticas educativas públicas en el campo de la educación física escolar, enfocándose principalmente en el período en el que la asignatura adquiere la condición de componente curricular obligatorio en la educación básica.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1311810.30612/hre.v9i16.13118Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-112318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13118/6599Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMommad, Maicon Luiz2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13118Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
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