Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Marcos Paulo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Almeida, Alessandra Rodrigues, Ribeiro, Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7367
Resumo: O presente trabalho aborda a implementação de uma tarefa de multiplicação com alunos de terceiro ano do ensino fundamental. Durante a tarefa foi analisado o raciocínio dos alunos, considerando uma maior ou menor evidência na multiplicação. Usamos como referencial teórico os estudos de Vergnaud para melhor entender diferentes raciocínios associados à operação de multiplicação e fazemos uma análise qualitativa do nível de raciocínio dos alunos, percebidos através da escrita ou da explicação oral sobre a resolução a tarefa. Os resultados mostraram que grande parte dos alunos passaram para um raciocínio de transição do pensamento aditivo para o multiplicativo, mas poucos apresentaram pensamento multiplicativo de fato.
id UFGD-9_02a3b50c6b578a678c8675010e7bcf30
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7367
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental.O presente trabalho aborda a implementação de uma tarefa de multiplicação com alunos de terceiro ano do ensino fundamental. Durante a tarefa foi analisado o raciocínio dos alunos, considerando uma maior ou menor evidência na multiplicação. Usamos como referencial teórico os estudos de Vergnaud para melhor entender diferentes raciocínios associados à operação de multiplicação e fazemos uma análise qualitativa do nível de raciocínio dos alunos, percebidos através da escrita ou da explicação oral sobre a resolução a tarefa. Os resultados mostraram que grande parte dos alunos passaram para um raciocínio de transição do pensamento aditivo para o multiplicativo, mas poucos apresentaram pensamento multiplicativo de fato.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2018-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/736710.30612/tangram.v1i1.7367TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 1 (2018); 89-1012595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7367/4223Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Marcos Paulode Almeida, Alessandra RodriguesRibeiro, Miguel2018-06-27T01:02:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7367Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-06-27T01:02:49Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental.
title Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental.
spellingShingle Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental.
de Oliveira, Marcos Paulo
title_short Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental.
title_full Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental.
title_fullStr Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental.
title_full_unstemmed Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental.
title_sort Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental.
author de Oliveira, Marcos Paulo
author_facet de Oliveira, Marcos Paulo
de Almeida, Alessandra Rodrigues
Ribeiro, Miguel
author_role author
author2 de Almeida, Alessandra Rodrigues
Ribeiro, Miguel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Marcos Paulo
de Almeida, Alessandra Rodrigues
Ribeiro, Miguel
description O presente trabalho aborda a implementação de uma tarefa de multiplicação com alunos de terceiro ano do ensino fundamental. Durante a tarefa foi analisado o raciocínio dos alunos, considerando uma maior ou menor evidência na multiplicação. Usamos como referencial teórico os estudos de Vergnaud para melhor entender diferentes raciocínios associados à operação de multiplicação e fazemos uma análise qualitativa do nível de raciocínio dos alunos, percebidos através da escrita ou da explicação oral sobre a resolução a tarefa. Os resultados mostraram que grande parte dos alunos passaram para um raciocínio de transição do pensamento aditivo para o multiplicativo, mas poucos apresentaram pensamento multiplicativo de fato.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7367
10.30612/tangram.v1i1.7367
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7367
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v1i1.7367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7367/4223
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 1 (2018); 89-101
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479484821504