Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7367 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a implementação de uma tarefa de multiplicação com alunos de terceiro ano do ensino fundamental. Durante a tarefa foi analisado o raciocínio dos alunos, considerando uma maior ou menor evidência na multiplicação. Usamos como referencial teórico os estudos de Vergnaud para melhor entender diferentes raciocínios associados à operação de multiplicação e fazemos uma análise qualitativa do nível de raciocínio dos alunos, percebidos através da escrita ou da explicação oral sobre a resolução a tarefa. Os resultados mostraram que grande parte dos alunos passaram para um raciocínio de transição do pensamento aditivo para o multiplicativo, mas poucos apresentaram pensamento multiplicativo de fato. |
id |
UFGD-9_02a3b50c6b578a678c8675010e7bcf30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7367 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental.O presente trabalho aborda a implementação de uma tarefa de multiplicação com alunos de terceiro ano do ensino fundamental. Durante a tarefa foi analisado o raciocínio dos alunos, considerando uma maior ou menor evidência na multiplicação. Usamos como referencial teórico os estudos de Vergnaud para melhor entender diferentes raciocínios associados à operação de multiplicação e fazemos uma análise qualitativa do nível de raciocínio dos alunos, percebidos através da escrita ou da explicação oral sobre a resolução a tarefa. Os resultados mostraram que grande parte dos alunos passaram para um raciocínio de transição do pensamento aditivo para o multiplicativo, mas poucos apresentaram pensamento multiplicativo de fato.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2018-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/736710.30612/tangram.v1i1.7367TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 1 (2018); 89-1012595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7367/4223Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Marcos Paulode Almeida, Alessandra RodriguesRibeiro, Miguel2018-06-27T01:02:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7367Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-06-27T01:02:49Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental. |
title |
Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental. |
spellingShingle |
Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental. de Oliveira, Marcos Paulo |
title_short |
Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental. |
title_full |
Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental. |
title_fullStr |
Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental. |
title_sort |
Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental. |
author |
de Oliveira, Marcos Paulo |
author_facet |
de Oliveira, Marcos Paulo de Almeida, Alessandra Rodrigues Ribeiro, Miguel |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida, Alessandra Rodrigues Ribeiro, Miguel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Marcos Paulo de Almeida, Alessandra Rodrigues Ribeiro, Miguel |
description |
O presente trabalho aborda a implementação de uma tarefa de multiplicação com alunos de terceiro ano do ensino fundamental. Durante a tarefa foi analisado o raciocínio dos alunos, considerando uma maior ou menor evidência na multiplicação. Usamos como referencial teórico os estudos de Vergnaud para melhor entender diferentes raciocínios associados à operação de multiplicação e fazemos uma análise qualitativa do nível de raciocínio dos alunos, percebidos através da escrita ou da explicação oral sobre a resolução a tarefa. Os resultados mostraram que grande parte dos alunos passaram para um raciocínio de transição do pensamento aditivo para o multiplicativo, mas poucos apresentaram pensamento multiplicativo de fato. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7367 10.30612/tangram.v1i1.7367 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7367 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v1i1.7367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7367/4223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 1 (2018); 89-101 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479484821504 |