A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Somavilla, Adriana Stefanello
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Andretti, Evandro Carlos, Bassoi, Tania Stella
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8851
Resumo: A pesquisa em questão apresenta alguns aspectos sobre a presença da disciplina de Matemática no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná de Cascavel/PR. Com uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico, esse estudo integra o Projeto de Pesquisa: “A Matemática Financeira e a Educação Financeira no contexto educacional: um olhar para a formação de professores de Matemática”, que é desenvolvido no Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Foz do Iguaçu/PR. Nesse sentido, considera-se que o desenvolvimento de competências no processo de formação inicial de um docente de matemática pode ser favorecido por movimentos colaborativos entre as instâncias de ensino: a Educação Superior e a Educação Básica. Além disso, o estudo faz considerações sobre as temáticas matemática financeira e educação financeira e pretende colaborar para um repensar sobre a formação financeira em todos os níveis de ensino, assim como para os cidadãos em geral.  
id UFGD-9_030d7897af108402df181cd6d60f9f3f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8851
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professorMatemática Financeira. Educação Financeira. Licenciatura em Matemática.A pesquisa em questão apresenta alguns aspectos sobre a presença da disciplina de Matemática no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná de Cascavel/PR. Com uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico, esse estudo integra o Projeto de Pesquisa: “A Matemática Financeira e a Educação Financeira no contexto educacional: um olhar para a formação de professores de Matemática”, que é desenvolvido no Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Foz do Iguaçu/PR. Nesse sentido, considera-se que o desenvolvimento de competências no processo de formação inicial de um docente de matemática pode ser favorecido por movimentos colaborativos entre as instâncias de ensino: a Educação Superior e a Educação Básica. Além disso, o estudo faz considerações sobre as temáticas matemática financeira e educação financeira e pretende colaborar para um repensar sobre a formação financeira em todos os níveis de ensino, assim como para os cidadãos em geral.  Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/885110.30612/tangram.v2i1.8851TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2019); 102-1212595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8851/5008Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSomavilla, Adriana StefanelloAndretti, Evandro CarlosBassoi, Tania Stella2019-02-26T14:08:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8851Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2019-02-26T14:08:56Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor
title A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor
spellingShingle A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor
Somavilla, Adriana Stefanello
Matemática Financeira. Educação Financeira. Licenciatura em Matemática.
title_short A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor
title_full A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor
title_fullStr A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor
title_full_unstemmed A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor
title_sort A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor
author Somavilla, Adriana Stefanello
author_facet Somavilla, Adriana Stefanello
Andretti, Evandro Carlos
Bassoi, Tania Stella
author_role author
author2 Andretti, Evandro Carlos
Bassoi, Tania Stella
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Somavilla, Adriana Stefanello
Andretti, Evandro Carlos
Bassoi, Tania Stella
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática Financeira. Educação Financeira. Licenciatura em Matemática.
topic Matemática Financeira. Educação Financeira. Licenciatura em Matemática.
description A pesquisa em questão apresenta alguns aspectos sobre a presença da disciplina de Matemática no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná de Cascavel/PR. Com uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico, esse estudo integra o Projeto de Pesquisa: “A Matemática Financeira e a Educação Financeira no contexto educacional: um olhar para a formação de professores de Matemática”, que é desenvolvido no Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Foz do Iguaçu/PR. Nesse sentido, considera-se que o desenvolvimento de competências no processo de formação inicial de um docente de matemática pode ser favorecido por movimentos colaborativos entre as instâncias de ensino: a Educação Superior e a Educação Básica. Além disso, o estudo faz considerações sobre as temáticas matemática financeira e educação financeira e pretende colaborar para um repensar sobre a formação financeira em todos os níveis de ensino, assim como para os cidadãos em geral.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8851
10.30612/tangram.v2i1.8851
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8851
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v2i1.8851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8851/5008
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2019); 102-121
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479525715968