A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8851 |
Resumo: | A pesquisa em questão apresenta alguns aspectos sobre a presença da disciplina de Matemática no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná de Cascavel/PR. Com uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico, esse estudo integra o Projeto de Pesquisa: “A Matemática Financeira e a Educação Financeira no contexto educacional: um olhar para a formação de professores de Matemática”, que é desenvolvido no Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Foz do Iguaçu/PR. Nesse sentido, considera-se que o desenvolvimento de competências no processo de formação inicial de um docente de matemática pode ser favorecido por movimentos colaborativos entre as instâncias de ensino: a Educação Superior e a Educação Básica. Além disso, o estudo faz considerações sobre as temáticas matemática financeira e educação financeira e pretende colaborar para um repensar sobre a formação financeira em todos os níveis de ensino, assim como para os cidadãos em geral. |
id |
UFGD-9_030d7897af108402df181cd6d60f9f3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8851 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professorMatemática Financeira. Educação Financeira. Licenciatura em Matemática.A pesquisa em questão apresenta alguns aspectos sobre a presença da disciplina de Matemática no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná de Cascavel/PR. Com uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico, esse estudo integra o Projeto de Pesquisa: “A Matemática Financeira e a Educação Financeira no contexto educacional: um olhar para a formação de professores de Matemática”, que é desenvolvido no Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Foz do Iguaçu/PR. Nesse sentido, considera-se que o desenvolvimento de competências no processo de formação inicial de um docente de matemática pode ser favorecido por movimentos colaborativos entre as instâncias de ensino: a Educação Superior e a Educação Básica. Além disso, o estudo faz considerações sobre as temáticas matemática financeira e educação financeira e pretende colaborar para um repensar sobre a formação financeira em todos os níveis de ensino, assim como para os cidadãos em geral. Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/885110.30612/tangram.v2i1.8851TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2019); 102-1212595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8851/5008Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSomavilla, Adriana StefanelloAndretti, Evandro CarlosBassoi, Tania Stella2019-02-26T14:08:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8851Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2019-02-26T14:08:56Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor |
title |
A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor |
spellingShingle |
A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor Somavilla, Adriana Stefanello Matemática Financeira. Educação Financeira. Licenciatura em Matemática. |
title_short |
A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor |
title_full |
A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor |
title_fullStr |
A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor |
title_full_unstemmed |
A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor |
title_sort |
A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor |
author |
Somavilla, Adriana Stefanello |
author_facet |
Somavilla, Adriana Stefanello Andretti, Evandro Carlos Bassoi, Tania Stella |
author_role |
author |
author2 |
Andretti, Evandro Carlos Bassoi, Tania Stella |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Somavilla, Adriana Stefanello Andretti, Evandro Carlos Bassoi, Tania Stella |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Financeira. Educação Financeira. Licenciatura em Matemática. |
topic |
Matemática Financeira. Educação Financeira. Licenciatura em Matemática. |
description |
A pesquisa em questão apresenta alguns aspectos sobre a presença da disciplina de Matemática no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná de Cascavel/PR. Com uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico, esse estudo integra o Projeto de Pesquisa: “A Matemática Financeira e a Educação Financeira no contexto educacional: um olhar para a formação de professores de Matemática”, que é desenvolvido no Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Foz do Iguaçu/PR. Nesse sentido, considera-se que o desenvolvimento de competências no processo de formação inicial de um docente de matemática pode ser favorecido por movimentos colaborativos entre as instâncias de ensino: a Educação Superior e a Educação Básica. Além disso, o estudo faz considerações sobre as temáticas matemática financeira e educação financeira e pretende colaborar para um repensar sobre a formação financeira em todos os níveis de ensino, assim como para os cidadãos em geral. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8851 10.30612/tangram.v2i1.8851 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8851 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v2i1.8851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8851/5008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2019); 102-121 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479525715968 |