Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo de Souza, Ana Gabrielle
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues Mendes, Lucas, Berres Hartmann, Andrei Luís, Maltempi, Marcus Vinicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12975
Resumo: A inclusão da Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular, principalmente na área de Matemática, requer que discussões sobre essa temática sejam realizadas na formação inicial e continuada de professores de Matemática, visando o preparo para a abordagem desse tema. Nesse sentido, objetivamos apresentar e discutir possíveis contribuições de monitorias relacionadas a Educação Financeira para a formação inicial de futuros professores de Matemática. Para tanto, consideramos ações realizadas no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp), durante o primeiro semestre de 2020, em que as atividades se realizaram de modo remoto em decorrência da pandemia COVID-19. Por meio das atividades realizadas, apontamos a necessidade de estudos sobre Educação Financeira na formação inicial e continuada de professores de Matemática e contribuições de monitorias na formação de licenciandos.
id UFGD-9_f7d9e17dcfdd1eccf05c5fd7d2fcb900
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12975
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de MatemáticaLicenciatura em MatemáticaPandemiaRelato de experiênciaEducação MatemáticaA inclusão da Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular, principalmente na área de Matemática, requer que discussões sobre essa temática sejam realizadas na formação inicial e continuada de professores de Matemática, visando o preparo para a abordagem desse tema. Nesse sentido, objetivamos apresentar e discutir possíveis contribuições de monitorias relacionadas a Educação Financeira para a formação inicial de futuros professores de Matemática. Para tanto, consideramos ações realizadas no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp), durante o primeiro semestre de 2020, em que as atividades se realizaram de modo remoto em decorrência da pandemia COVID-19. Por meio das atividades realizadas, apontamos a necessidade de estudos sobre Educação Financeira na formação inicial e continuada de professores de Matemática e contribuições de monitorias na formação de licenciandos.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1297510.30612/tangram.v4i1.12975TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2021); 185-2002595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12975/7619Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCamargo de Souza, Ana GabrielleRodrigues Mendes, LucasBerres Hartmann, Andrei LuísMaltempi, Marcus Vinicius2021-03-29T12:18:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12975Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-03-29T12:18:58Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática
title Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática
spellingShingle Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática
Camargo de Souza, Ana Gabrielle
Licenciatura em Matemática
Pandemia
Relato de experiência
Educação Matemática
title_short Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática
title_full Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática
title_fullStr Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática
title_full_unstemmed Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática
title_sort Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática
author Camargo de Souza, Ana Gabrielle
author_facet Camargo de Souza, Ana Gabrielle
Rodrigues Mendes, Lucas
Berres Hartmann, Andrei Luís
Maltempi, Marcus Vinicius
author_role author
author2 Rodrigues Mendes, Lucas
Berres Hartmann, Andrei Luís
Maltempi, Marcus Vinicius
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo de Souza, Ana Gabrielle
Rodrigues Mendes, Lucas
Berres Hartmann, Andrei Luís
Maltempi, Marcus Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em Matemática
Pandemia
Relato de experiência
Educação Matemática
topic Licenciatura em Matemática
Pandemia
Relato de experiência
Educação Matemática
description A inclusão da Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular, principalmente na área de Matemática, requer que discussões sobre essa temática sejam realizadas na formação inicial e continuada de professores de Matemática, visando o preparo para a abordagem desse tema. Nesse sentido, objetivamos apresentar e discutir possíveis contribuições de monitorias relacionadas a Educação Financeira para a formação inicial de futuros professores de Matemática. Para tanto, consideramos ações realizadas no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp), durante o primeiro semestre de 2020, em que as atividades se realizaram de modo remoto em decorrência da pandemia COVID-19. Por meio das atividades realizadas, apontamos a necessidade de estudos sobre Educação Financeira na formação inicial e continuada de professores de Matemática e contribuições de monitorias na formação de licenciandos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12975
10.30612/tangram.v4i1.12975
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12975
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v4i1.12975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12975/7619
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2021); 185-200
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479972409344