Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ricardo Augusto de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gonçalves, William Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9573
Resumo: O presente trabalho aponta para a realização de um Minicurso de GeoGebra que analisamos por meio de uma pesquisa qualitativa com a adoção da análise textual discursiva sobre algumas impressões que uma participante (professora de matemática) traz a respeito das possíveis formas de construção de significados em matemática quando na utilização do software GeoGebra como dispositivo de ensino e estudo, e apontamos como principal resultado a percepção de que a construção, manipulação e visualização de diferentes representações de um mesmo objeto matemático e de diferentes conceitos matemáticos que se complementam é uma importante contribuição que o uso deste software disponibiliza.
id UFGD-9_16c726687597b4c5a24c4f320ace4dd4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9573
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebraGeoGebra. Ensino. Aprendizagem.O presente trabalho aponta para a realização de um Minicurso de GeoGebra que analisamos por meio de uma pesquisa qualitativa com a adoção da análise textual discursiva sobre algumas impressões que uma participante (professora de matemática) traz a respeito das possíveis formas de construção de significados em matemática quando na utilização do software GeoGebra como dispositivo de ensino e estudo, e apontamos como principal resultado a percepção de que a construção, manipulação e visualização de diferentes representações de um mesmo objeto matemático e de diferentes conceitos matemáticos que se complementam é uma importante contribuição que o uso deste software disponibiliza.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/957310.30612/tangram.v2i4.9573TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 4 (2019); 42-572595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9573/5422Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ricardo Augusto deGonçalves, William Vieira2019-12-10T14:40:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9573Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2019-12-10T14:40:11Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra
title Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra
spellingShingle Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra
Oliveira, Ricardo Augusto de
GeoGebra. Ensino. Aprendizagem.
title_short Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra
title_full Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra
title_fullStr Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra
title_full_unstemmed Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra
title_sort Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra
author Oliveira, Ricardo Augusto de
author_facet Oliveira, Ricardo Augusto de
Gonçalves, William Vieira
author_role author
author2 Gonçalves, William Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ricardo Augusto de
Gonçalves, William Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra. Ensino. Aprendizagem.
topic GeoGebra. Ensino. Aprendizagem.
description O presente trabalho aponta para a realização de um Minicurso de GeoGebra que analisamos por meio de uma pesquisa qualitativa com a adoção da análise textual discursiva sobre algumas impressões que uma participante (professora de matemática) traz a respeito das possíveis formas de construção de significados em matemática quando na utilização do software GeoGebra como dispositivo de ensino e estudo, e apontamos como principal resultado a percepção de que a construção, manipulação e visualização de diferentes representações de um mesmo objeto matemático e de diferentes conceitos matemáticos que se complementam é uma importante contribuição que o uso deste software disponibiliza.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9573
10.30612/tangram.v2i4.9573
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9573
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v2i4.9573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9573/5422
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 4 (2019); 42-57
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479546687488