Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9573 |
Resumo: | O presente trabalho aponta para a realização de um Minicurso de GeoGebra que analisamos por meio de uma pesquisa qualitativa com a adoção da análise textual discursiva sobre algumas impressões que uma participante (professora de matemática) traz a respeito das possíveis formas de construção de significados em matemática quando na utilização do software GeoGebra como dispositivo de ensino e estudo, e apontamos como principal resultado a percepção de que a construção, manipulação e visualização de diferentes representações de um mesmo objeto matemático e de diferentes conceitos matemáticos que se complementam é uma importante contribuição que o uso deste software disponibiliza. |
id |
UFGD-9_16c726687597b4c5a24c4f320ace4dd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9573 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebraGeoGebra. Ensino. Aprendizagem.O presente trabalho aponta para a realização de um Minicurso de GeoGebra que analisamos por meio de uma pesquisa qualitativa com a adoção da análise textual discursiva sobre algumas impressões que uma participante (professora de matemática) traz a respeito das possíveis formas de construção de significados em matemática quando na utilização do software GeoGebra como dispositivo de ensino e estudo, e apontamos como principal resultado a percepção de que a construção, manipulação e visualização de diferentes representações de um mesmo objeto matemático e de diferentes conceitos matemáticos que se complementam é uma importante contribuição que o uso deste software disponibiliza.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/957310.30612/tangram.v2i4.9573TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 4 (2019); 42-572595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9573/5422Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ricardo Augusto deGonçalves, William Vieira2019-12-10T14:40:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9573Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2019-12-10T14:40:11Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra |
title |
Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra |
spellingShingle |
Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra Oliveira, Ricardo Augusto de GeoGebra. Ensino. Aprendizagem. |
title_short |
Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra |
title_full |
Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra |
title_fullStr |
Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra |
title_full_unstemmed |
Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra |
title_sort |
Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra |
author |
Oliveira, Ricardo Augusto de |
author_facet |
Oliveira, Ricardo Augusto de Gonçalves, William Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, William Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ricardo Augusto de Gonçalves, William Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra. Ensino. Aprendizagem. |
topic |
GeoGebra. Ensino. Aprendizagem. |
description |
O presente trabalho aponta para a realização de um Minicurso de GeoGebra que analisamos por meio de uma pesquisa qualitativa com a adoção da análise textual discursiva sobre algumas impressões que uma participante (professora de matemática) traz a respeito das possíveis formas de construção de significados em matemática quando na utilização do software GeoGebra como dispositivo de ensino e estudo, e apontamos como principal resultado a percepção de que a construção, manipulação e visualização de diferentes representações de um mesmo objeto matemático e de diferentes conceitos matemáticos que se complementam é uma importante contribuição que o uso deste software disponibiliza. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9573 10.30612/tangram.v2i4.9573 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9573 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v2i4.9573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9573/5422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 4 (2019); 42-57 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479546687488 |