Ensino remoto emergencial: : uma experiência no ensino de cálculo
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Tangram (Dourados) |
Download full: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13819 |
Summary: | Este artigo visa relatar e refletir sobre uma experiência de ensino em Cálculo Diferencial e Integral I, vivenciada na iminência da inflexão de aulas presenciais para as não presenciais por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), devido à pandemia causada pela covid-19. Devido a essa transformação, professores passaram a atuar diante de um contexto excepcional, ao buscarem alternativas e ferramentas tecnológicas, para diminuir o dano educacional, preservando a qualidade de ensino sem prejuízo dos fundamentos matemáticos. Desse modo, a matemática deve ser abordada em uma perspectiva que inclui elementos de contextualização que envolve competências de professores e alunos. Portanto, o professor exerce um papel importante no processo de ensino-aprendizagem. Para este fim, propôs-se um problema de otimização onde a interação professor/aluno é evidenciada e aumento no nível de interesse na realização das tarefas foi constatado. |
id |
UFGD-9_1e40ebbfc13357dd5ff3849cc7d87b61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13819 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino remoto emergencial: : uma experiência no ensino de cálculoEnsino Remoto EmergencialCompetênciasCálculo Diferencial e IntegralEnsino de Calculo na modalidade de Ensino RemotoEste artigo visa relatar e refletir sobre uma experiência de ensino em Cálculo Diferencial e Integral I, vivenciada na iminência da inflexão de aulas presenciais para as não presenciais por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), devido à pandemia causada pela covid-19. Devido a essa transformação, professores passaram a atuar diante de um contexto excepcional, ao buscarem alternativas e ferramentas tecnológicas, para diminuir o dano educacional, preservando a qualidade de ensino sem prejuízo dos fundamentos matemáticos. Desse modo, a matemática deve ser abordada em uma perspectiva que inclui elementos de contextualização que envolve competências de professores e alunos. Portanto, o professor exerce um papel importante no processo de ensino-aprendizagem. Para este fim, propôs-se um problema de otimização onde a interação professor/aluno é evidenciada e aumento no nível de interesse na realização das tarefas foi constatado.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1381910.30612/tangram.v5i1.13819TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 206 -2222595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13819/8542Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSimonetti, Helio LuizBraga, Nádia HelenaSantos-Wagner, Vãnia Maria Pereira dos2022-04-22T03:34:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13819Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2022-04-22T03:34:39Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino remoto emergencial: : uma experiência no ensino de cálculo |
title |
Ensino remoto emergencial: : uma experiência no ensino de cálculo |
spellingShingle |
Ensino remoto emergencial: : uma experiência no ensino de cálculo Simonetti, Helio Luiz Ensino Remoto Emergencial Competências Cálculo Diferencial e Integral Ensino de Calculo na modalidade de Ensino Remoto |
title_short |
Ensino remoto emergencial: : uma experiência no ensino de cálculo |
title_full |
Ensino remoto emergencial: : uma experiência no ensino de cálculo |
title_fullStr |
Ensino remoto emergencial: : uma experiência no ensino de cálculo |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto emergencial: : uma experiência no ensino de cálculo |
title_sort |
Ensino remoto emergencial: : uma experiência no ensino de cálculo |
author |
Simonetti, Helio Luiz |
author_facet |
Simonetti, Helio Luiz Braga, Nádia Helena Santos-Wagner, Vãnia Maria Pereira dos |
author_role |
author |
author2 |
Braga, Nádia Helena Santos-Wagner, Vãnia Maria Pereira dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simonetti, Helio Luiz Braga, Nádia Helena Santos-Wagner, Vãnia Maria Pereira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Remoto Emergencial Competências Cálculo Diferencial e Integral Ensino de Calculo na modalidade de Ensino Remoto |
topic |
Ensino Remoto Emergencial Competências Cálculo Diferencial e Integral Ensino de Calculo na modalidade de Ensino Remoto |
description |
Este artigo visa relatar e refletir sobre uma experiência de ensino em Cálculo Diferencial e Integral I, vivenciada na iminência da inflexão de aulas presenciais para as não presenciais por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), devido à pandemia causada pela covid-19. Devido a essa transformação, professores passaram a atuar diante de um contexto excepcional, ao buscarem alternativas e ferramentas tecnológicas, para diminuir o dano educacional, preservando a qualidade de ensino sem prejuízo dos fundamentos matemáticos. Desse modo, a matemática deve ser abordada em uma perspectiva que inclui elementos de contextualização que envolve competências de professores e alunos. Portanto, o professor exerce um papel importante no processo de ensino-aprendizagem. Para este fim, propôs-se um problema de otimização onde a interação professor/aluno é evidenciada e aumento no nível de interesse na realização das tarefas foi constatado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13819 10.30612/tangram.v5i1.13819 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13819 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v5i1.13819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13819/8542 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 206 -222 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220480009109504 |