Jogos de boole no ambiente virtual como estratégia para trabalhar o raciocínio lógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortez, Anne Caroline Cabral Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Corrêa, Danilo Alvarenga, Ferreira, Luciana de Oliveira, Romão, Estaner Claro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/14415
Resumo: Em tempos de ensino remoto, devido à pandemia da Covid-19, os jogos digitais têm desempenhado um papel importante no processo de ressignificação das práticas pedagógicas. Com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico, por meio do pensamento computacional (PC) utilizando os Jogos de Boole, este trabalho procurou desenvolver nos alunos a competência de resolução de problemas. Trata-se de uma pesquisa-ação, de natureza quanti-qualitativa, desenvolvida em uma escola particular com uma turma de 19 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Os encontros aconteceram por meio das plataformas Microsoft Teams e Microsoft Forms, de maneira síncrona e assíncrona, respectivamente. No momento síncrono foi aplicado o jogo de Boole, adaptado para a versão digital por meio do programa Power Point. Acompanhando as histórias contendo situações-problema, os alunos tinham que resolver os problemas com as cartas digitalizadas. Para análise e interpretação dos dados foram utilizados um pré-teste e um pós-teste, com aplicação de questões objetivas contendo situações-problema envolvendo raciocínio lógico, semelhantes ao jogo. Os resultados demonstraram que houve uma evolução no aprendizado dos alunos em relação às competências de leitura e interpretação de premissas, ordenação lógica do pensamento, construção de hipóteses e resolução de situações-problema. Conclui-se que, apesar dos desafios provenientes da adaptação de um jogo analógico para o ambiente virtual, é possível ensinar não só habilidades de raciocínio lógico e pensamento computacional para alunos da educação básica, mas também potencializar as diversas áreas do conhecimento favorecendo, de forma significativa, a maneira de pensar e organizar as informações.
id UFGD-9_3441f3a66b48917d9f6941b007b2ad53
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14415
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Jogos de boole no ambiente virtual como estratégia para trabalhar o raciocínio lógicoJogos de BooleRaciocínio LógicoResolução de problemasEm tempos de ensino remoto, devido à pandemia da Covid-19, os jogos digitais têm desempenhado um papel importante no processo de ressignificação das práticas pedagógicas. Com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico, por meio do pensamento computacional (PC) utilizando os Jogos de Boole, este trabalho procurou desenvolver nos alunos a competência de resolução de problemas. Trata-se de uma pesquisa-ação, de natureza quanti-qualitativa, desenvolvida em uma escola particular com uma turma de 19 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Os encontros aconteceram por meio das plataformas Microsoft Teams e Microsoft Forms, de maneira síncrona e assíncrona, respectivamente. No momento síncrono foi aplicado o jogo de Boole, adaptado para a versão digital por meio do programa Power Point. Acompanhando as histórias contendo situações-problema, os alunos tinham que resolver os problemas com as cartas digitalizadas. Para análise e interpretação dos dados foram utilizados um pré-teste e um pós-teste, com aplicação de questões objetivas contendo situações-problema envolvendo raciocínio lógico, semelhantes ao jogo. Os resultados demonstraram que houve uma evolução no aprendizado dos alunos em relação às competências de leitura e interpretação de premissas, ordenação lógica do pensamento, construção de hipóteses e resolução de situações-problema. Conclui-se que, apesar dos desafios provenientes da adaptação de um jogo analógico para o ambiente virtual, é possível ensinar não só habilidades de raciocínio lógico e pensamento computacional para alunos da educação básica, mas também potencializar as diversas áreas do conhecimento favorecendo, de forma significativa, a maneira de pensar e organizar as informações.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1441510.30612/tangram.v5i2.14415TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2022); 150 - 1692595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/14415/8740Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCortez, Anne Caroline Cabral RodriguesCorrêa, Danilo AlvarengaFerreira, Luciana de OliveiraRomão, Estaner Claro2023-03-20T12:18:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14415Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2023-03-20T12:18:27Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos de boole no ambiente virtual como estratégia para trabalhar o raciocínio lógico
title Jogos de boole no ambiente virtual como estratégia para trabalhar o raciocínio lógico
spellingShingle Jogos de boole no ambiente virtual como estratégia para trabalhar o raciocínio lógico
Cortez, Anne Caroline Cabral Rodrigues
Jogos de Boole
Raciocínio Lógico
Resolução de problemas
title_short Jogos de boole no ambiente virtual como estratégia para trabalhar o raciocínio lógico
title_full Jogos de boole no ambiente virtual como estratégia para trabalhar o raciocínio lógico
title_fullStr Jogos de boole no ambiente virtual como estratégia para trabalhar o raciocínio lógico
title_full_unstemmed Jogos de boole no ambiente virtual como estratégia para trabalhar o raciocínio lógico
title_sort Jogos de boole no ambiente virtual como estratégia para trabalhar o raciocínio lógico
author Cortez, Anne Caroline Cabral Rodrigues
author_facet Cortez, Anne Caroline Cabral Rodrigues
Corrêa, Danilo Alvarenga
Ferreira, Luciana de Oliveira
Romão, Estaner Claro
author_role author
author2 Corrêa, Danilo Alvarenga
Ferreira, Luciana de Oliveira
Romão, Estaner Claro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortez, Anne Caroline Cabral Rodrigues
Corrêa, Danilo Alvarenga
Ferreira, Luciana de Oliveira
Romão, Estaner Claro
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos de Boole
Raciocínio Lógico
Resolução de problemas
topic Jogos de Boole
Raciocínio Lógico
Resolução de problemas
description Em tempos de ensino remoto, devido à pandemia da Covid-19, os jogos digitais têm desempenhado um papel importante no processo de ressignificação das práticas pedagógicas. Com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico, por meio do pensamento computacional (PC) utilizando os Jogos de Boole, este trabalho procurou desenvolver nos alunos a competência de resolução de problemas. Trata-se de uma pesquisa-ação, de natureza quanti-qualitativa, desenvolvida em uma escola particular com uma turma de 19 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Os encontros aconteceram por meio das plataformas Microsoft Teams e Microsoft Forms, de maneira síncrona e assíncrona, respectivamente. No momento síncrono foi aplicado o jogo de Boole, adaptado para a versão digital por meio do programa Power Point. Acompanhando as histórias contendo situações-problema, os alunos tinham que resolver os problemas com as cartas digitalizadas. Para análise e interpretação dos dados foram utilizados um pré-teste e um pós-teste, com aplicação de questões objetivas contendo situações-problema envolvendo raciocínio lógico, semelhantes ao jogo. Os resultados demonstraram que houve uma evolução no aprendizado dos alunos em relação às competências de leitura e interpretação de premissas, ordenação lógica do pensamento, construção de hipóteses e resolução de situações-problema. Conclui-se que, apesar dos desafios provenientes da adaptação de um jogo analógico para o ambiente virtual, é possível ensinar não só habilidades de raciocínio lógico e pensamento computacional para alunos da educação básica, mas também potencializar as diversas áreas do conhecimento favorecendo, de forma significativa, a maneira de pensar e organizar as informações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/14415
10.30612/tangram.v5i2.14415
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/14415
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v5i2.14415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/14415/8740
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2022); 150 - 169
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480019595264