Uma reavaliação do pensamento lógico de George Boole à luz da história da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Giselle Costa de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14224
Resumo: The aim of the present study is to reevaluate the logical thought of the English mathematician George Boole (1815 - 1864). Thus, our research centers on the mathematical analysis of logic in the context of the history of mathematics. In order to do so, we present various biographical considerations about Boole in the light of events that happened in the 19th century and their consequences for mathematical production. We briefly describe Boole's innovations in the areas of differential equations and invariant theory and undertake an analysis of Boole's logic, especially as formulated in the book The Mathematical Analysis of Logic, comparing it not only with the traditional Aristotelian logic, but also with modern symbolic logic. We conclude that Boole, as he intended, expanded logic both in terms of its content and also in terms of its methods and formal elaboration. We further conclude that his purpose was the mathematical modeling of deductive reasoning, which led him to present an innovative formalism for logic and, because the different ways it can be interpreted, a new conception of mathematics
id UFRN_85586a2061831adb2a56869873c3a2c7
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14224
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Giselle Costa dehttp://lattes.cnpq.br/2466525106349625Sad, Ligia Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1714140036102231Mendes, Iran Abreuhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8Fossa, John Andrew2014-12-17T14:36:04Z2006-08-072014-12-17T14:36:04Z2005-10-14SOUZA, Giselle Costa de. Uma reavaliação do pensamento lógico de George Boole à luz da história da matemática. 2005. 319 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14224The aim of the present study is to reevaluate the logical thought of the English mathematician George Boole (1815 - 1864). Thus, our research centers on the mathematical analysis of logic in the context of the history of mathematics. In order to do so, we present various biographical considerations about Boole in the light of events that happened in the 19th century and their consequences for mathematical production. We briefly describe Boole's innovations in the areas of differential equations and invariant theory and undertake an analysis of Boole's logic, especially as formulated in the book The Mathematical Analysis of Logic, comparing it not only with the traditional Aristotelian logic, but also with modern symbolic logic. We conclude that Boole, as he intended, expanded logic both in terms of its content and also in terms of its methods and formal elaboration. We further conclude that his purpose was the mathematical modeling of deductive reasoning, which led him to present an innovative formalism for logic and, because the different ways it can be interpreted, a new conception of mathematicsO presente estudo tem como objetivo fazer uma reavaliação do pensamento lógico do matemático inglês George Boole (1815 1864). Desta forma, nossa pesquisa versa sobre reflexões concernentes a análise matemática da lógica permeada pela história da matemática. Para isso, realizamos uma coletânea de considerações biográficas deste personagem à luz de um estudo dos acontecimentos ocorridos no século XIX e seu reflexo na produção matemática. Descrevemos brevemente as inovações feitas por Boole nas áreas de equações diferenciais e da teoria de invariantes. Fizemos ainda uma análise da lógica de Boole, especialmente como formulada no livro The Mathematical Analysis of Logic, fazendo uma comparação desta tanto com a lógica aristotélica tradicional, quanto à lógica moderna. Concluímos que Boole, como pretendia, expandiu a lógica, não somente em termos do seu conteúdo, mas também em termos dos seus métodos e elaboração formal. Concluímos ainda que o seu propósito foi a modelagem matemática do raciocínio dedutivo, o que o levou a apresentar um formalismo que marcou época para a lógica e que, através de suas interpretações distintas, levou Boole a uma nova conceituação do que é a própria matemáticaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoHistória da matemáticaPensamento lógico - George BooleEducaçãoHistory of mathematicsLogical thought - George BooleEducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUma reavaliação do pensamento lógico de George Boole à luz da história da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGiselleCS.pdfapplication/pdf1317056https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14224/1/GiselleCS.pdf7a18c243029448082b124844381ad4baMD51TEXTGiselleCS.pdf.txtGiselleCS.pdf.txtExtracted texttext/plain519798https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14224/6/GiselleCS.pdf.txt41efaea1b6377fd66c959f83a17c3e65MD56THUMBNAILGiselleCS.pdf.jpgGiselleCS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5948https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14224/7/GiselleCS.pdf.jpg64530a9a5252a408bc072ba0cbac84bdMD57123456789/142242017-11-01 15:46:57.095oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14224Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-01T18:46:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma reavaliação do pensamento lógico de George Boole à luz da história da matemática
title Uma reavaliação do pensamento lógico de George Boole à luz da história da matemática
spellingShingle Uma reavaliação do pensamento lógico de George Boole à luz da história da matemática
Souza, Giselle Costa de
História da matemática
Pensamento lógico - George Boole
Educação
History of mathematics
Logical thought - George Boole
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Uma reavaliação do pensamento lógico de George Boole à luz da história da matemática
title_full Uma reavaliação do pensamento lógico de George Boole à luz da história da matemática
title_fullStr Uma reavaliação do pensamento lógico de George Boole à luz da história da matemática
title_full_unstemmed Uma reavaliação do pensamento lógico de George Boole à luz da história da matemática
title_sort Uma reavaliação do pensamento lógico de George Boole à luz da história da matemática
author Souza, Giselle Costa de
author_facet Souza, Giselle Costa de
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2466525106349625
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Sad, Ligia Arantes
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1714140036102231
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Giselle Costa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fossa, John Andrew
contributor_str_mv Fossa, John Andrew
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Pensamento lógico - George Boole
Educação
topic História da matemática
Pensamento lógico - George Boole
Educação
History of mathematics
Logical thought - George Boole
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv History of mathematics
Logical thought - George Boole
Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The aim of the present study is to reevaluate the logical thought of the English mathematician George Boole (1815 - 1864). Thus, our research centers on the mathematical analysis of logic in the context of the history of mathematics. In order to do so, we present various biographical considerations about Boole in the light of events that happened in the 19th century and their consequences for mathematical production. We briefly describe Boole's innovations in the areas of differential equations and invariant theory and undertake an analysis of Boole's logic, especially as formulated in the book The Mathematical Analysis of Logic, comparing it not only with the traditional Aristotelian logic, but also with modern symbolic logic. We conclude that Boole, as he intended, expanded logic both in terms of its content and also in terms of its methods and formal elaboration. We further conclude that his purpose was the mathematical modeling of deductive reasoning, which led him to present an innovative formalism for logic and, because the different ways it can be interpreted, a new conception of mathematics
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-10-14
dc.date.available.fl_str_mv 2006-08-07
2014-12-17T14:36:04Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:36:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Giselle Costa de. Uma reavaliação do pensamento lógico de George Boole à luz da história da matemática. 2005. 319 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14224
identifier_str_mv SOUZA, Giselle Costa de. Uma reavaliação do pensamento lógico de George Boole à luz da história da matemática. 2005. 319 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14224/1/GiselleCS.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14224/6/GiselleCS.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14224/7/GiselleCS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a18c243029448082b124844381ad4ba
41efaea1b6377fd66c959f83a17c3e65
64530a9a5252a408bc072ba0cbac84bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117683658883072