Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas: : discutindo a parábola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Isabela Matias dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Marli Regina dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12967
Resumo: Este artigo apresenta um estudo que investiga a inserção de smartphones nas aulas de Geometria Analítica no ensino aprendizagem de cônicas, com o objetivo de analisar possibilidades e limites dessa inserção. Foi realizada uma reflexão teórica quanto ao uso das tecnologias, focando nas possibilidades da Geometria Dinâmica em uma perspectiva Mobile Learning. Foram elaboradas e desenvolvidas junto aos alunos atividades de construção e investigação das cônicas a partir de suas definições, usando o aplicativo GeoGebra para celular, o que permitiu que cada aluno investigasse a construção que realizava em seu próprio dispositivo, podendo retomá-la ou compará-la às dos colegas.  Em meio às adversidades encontradas, o planejamento e realização das atividades didáticas abriu caminhos para um ensino dialogado, permitindo o envolvimento dos alunos não apenas como observadores, mas como investigadores de suas próprias construções.
id UFGD-9_34ba3fd3b4583f973f83b84100f7593d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12967
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas: : discutindo a parábolaGeometria Dinâmica. Aprendizado Móvel. Celular.Geometria AnalíticaEste artigo apresenta um estudo que investiga a inserção de smartphones nas aulas de Geometria Analítica no ensino aprendizagem de cônicas, com o objetivo de analisar possibilidades e limites dessa inserção. Foi realizada uma reflexão teórica quanto ao uso das tecnologias, focando nas possibilidades da Geometria Dinâmica em uma perspectiva Mobile Learning. Foram elaboradas e desenvolvidas junto aos alunos atividades de construção e investigação das cônicas a partir de suas definições, usando o aplicativo GeoGebra para celular, o que permitiu que cada aluno investigasse a construção que realizava em seu próprio dispositivo, podendo retomá-la ou compará-la às dos colegas.  Em meio às adversidades encontradas, o planejamento e realização das atividades didáticas abriu caminhos para um ensino dialogado, permitindo o envolvimento dos alunos não apenas como observadores, mas como investigadores de suas próprias construções.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1296710.30612/tangram.v5i1.12967TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 188-2052595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12967/8540Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, Isabela Matias dosSantos, Marli Regina dos2022-04-22T03:28:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12967Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2022-04-22T03:28:42Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas: : discutindo a parábola
title Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas: : discutindo a parábola
spellingShingle Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas: : discutindo a parábola
Anjos, Isabela Matias dos
Geometria Dinâmica. Aprendizado Móvel. Celular.
Geometria Analítica
title_short Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas: : discutindo a parábola
title_full Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas: : discutindo a parábola
title_fullStr Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas: : discutindo a parábola
title_full_unstemmed Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas: : discutindo a parábola
title_sort Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas: : discutindo a parábola
author Anjos, Isabela Matias dos
author_facet Anjos, Isabela Matias dos
Santos, Marli Regina dos
author_role author
author2 Santos, Marli Regina dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Isabela Matias dos
Santos, Marli Regina dos
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria Dinâmica. Aprendizado Móvel. Celular.
Geometria Analítica
topic Geometria Dinâmica. Aprendizado Móvel. Celular.
Geometria Analítica
description Este artigo apresenta um estudo que investiga a inserção de smartphones nas aulas de Geometria Analítica no ensino aprendizagem de cônicas, com o objetivo de analisar possibilidades e limites dessa inserção. Foi realizada uma reflexão teórica quanto ao uso das tecnologias, focando nas possibilidades da Geometria Dinâmica em uma perspectiva Mobile Learning. Foram elaboradas e desenvolvidas junto aos alunos atividades de construção e investigação das cônicas a partir de suas definições, usando o aplicativo GeoGebra para celular, o que permitiu que cada aluno investigasse a construção que realizava em seu próprio dispositivo, podendo retomá-la ou compará-la às dos colegas.  Em meio às adversidades encontradas, o planejamento e realização das atividades didáticas abriu caminhos para um ensino dialogado, permitindo o envolvimento dos alunos não apenas como observadores, mas como investigadores de suas próprias construções.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12967
10.30612/tangram.v5i1.12967
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12967
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v5i1.12967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12967/8540
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 188-205
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479970312192