Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas: : discutindo a parábola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12967 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo que investiga a inserção de smartphones nas aulas de Geometria Analítica no ensino aprendizagem de cônicas, com o objetivo de analisar possibilidades e limites dessa inserção. Foi realizada uma reflexão teórica quanto ao uso das tecnologias, focando nas possibilidades da Geometria Dinâmica em uma perspectiva Mobile Learning. Foram elaboradas e desenvolvidas junto aos alunos atividades de construção e investigação das cônicas a partir de suas definições, usando o aplicativo GeoGebra para celular, o que permitiu que cada aluno investigasse a construção que realizava em seu próprio dispositivo, podendo retomá-la ou compará-la às dos colegas. Em meio às adversidades encontradas, o planejamento e realização das atividades didáticas abriu caminhos para um ensino dialogado, permitindo o envolvimento dos alunos não apenas como observadores, mas como investigadores de suas próprias construções. |
id |
UFGD-9_34ba3fd3b4583f973f83b84100f7593d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12967 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas: : discutindo a parábolaGeometria Dinâmica. Aprendizado Móvel. Celular.Geometria AnalíticaEste artigo apresenta um estudo que investiga a inserção de smartphones nas aulas de Geometria Analítica no ensino aprendizagem de cônicas, com o objetivo de analisar possibilidades e limites dessa inserção. Foi realizada uma reflexão teórica quanto ao uso das tecnologias, focando nas possibilidades da Geometria Dinâmica em uma perspectiva Mobile Learning. Foram elaboradas e desenvolvidas junto aos alunos atividades de construção e investigação das cônicas a partir de suas definições, usando o aplicativo GeoGebra para celular, o que permitiu que cada aluno investigasse a construção que realizava em seu próprio dispositivo, podendo retomá-la ou compará-la às dos colegas. Em meio às adversidades encontradas, o planejamento e realização das atividades didáticas abriu caminhos para um ensino dialogado, permitindo o envolvimento dos alunos não apenas como observadores, mas como investigadores de suas próprias construções.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1296710.30612/tangram.v5i1.12967TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 188-2052595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12967/8540Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, Isabela Matias dosSantos, Marli Regina dos2022-04-22T03:28:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12967Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2022-04-22T03:28:42Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas: : discutindo a parábola |
title |
Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas: : discutindo a parábola |
spellingShingle |
Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas: : discutindo a parábola Anjos, Isabela Matias dos Geometria Dinâmica. Aprendizado Móvel. Celular. Geometria Analítica |
title_short |
Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas: : discutindo a parábola |
title_full |
Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas: : discutindo a parábola |
title_fullStr |
Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas: : discutindo a parábola |
title_full_unstemmed |
Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas: : discutindo a parábola |
title_sort |
Geometria Dinâmica e Mobile Learning no ensino de cônicas: : discutindo a parábola |
author |
Anjos, Isabela Matias dos |
author_facet |
Anjos, Isabela Matias dos Santos, Marli Regina dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Marli Regina dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Isabela Matias dos Santos, Marli Regina dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Dinâmica. Aprendizado Móvel. Celular. Geometria Analítica |
topic |
Geometria Dinâmica. Aprendizado Móvel. Celular. Geometria Analítica |
description |
Este artigo apresenta um estudo que investiga a inserção de smartphones nas aulas de Geometria Analítica no ensino aprendizagem de cônicas, com o objetivo de analisar possibilidades e limites dessa inserção. Foi realizada uma reflexão teórica quanto ao uso das tecnologias, focando nas possibilidades da Geometria Dinâmica em uma perspectiva Mobile Learning. Foram elaboradas e desenvolvidas junto aos alunos atividades de construção e investigação das cônicas a partir de suas definições, usando o aplicativo GeoGebra para celular, o que permitiu que cada aluno investigasse a construção que realizava em seu próprio dispositivo, podendo retomá-la ou compará-la às dos colegas. Em meio às adversidades encontradas, o planejamento e realização das atividades didáticas abriu caminhos para um ensino dialogado, permitindo o envolvimento dos alunos não apenas como observadores, mas como investigadores de suas próprias construções. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12967 10.30612/tangram.v5i1.12967 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12967 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v5i1.12967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12967/8540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 188-205 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479970312192 |