Aprendizagem baseada em projetos e difusão de inovações: um estudo com alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordano, Cassio Cristiano
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Douglas Borreio Maciel dos, Santos, Eliana Calixto, Guimarães, Jailma Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7304
Resumo: Apresentamos, aqui, os resultados de uma pesquisa qualitativa envolvendo 104 alunos do Ensino Médio de uma escola pública brasileira, sobre aprendizagem baseada em projetos (ABP) no contexto de aulas compartilhadas de Matemática e Língua Portuguesa, tendo a Difusão de Inovações como marco teórico. Analisamos as contribuições a metodologia de ensino ABP em práticas docentes interdisciplinares sobre os temas curriculares funções trigonométricas e o movimento literário Romantismo, com ênfase na utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), particularmente o app para smartphones GeoGebra. A música foi o principal elemento mediador entre os conteúdos disciplinares de Matemática e Língua Portuguesa. Esse projeto envolveu clips musicais, documentários, poemas e, sobretudo, a exploração dos recursos algébricos e geométricos do GeoGebra. Além do desenvolvimento de aspectos cognitivos, avaliados tanto processualmente quanto nas apresentações finais dos trabalhos, por meio de um painel, observamos, mudanças atitudinais, como mobilização do interesse e engajamento dos alunos nas atividades propostas.
id UFGD-9_3e0a18a54fe4ca39a76532190d5af5db
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7304
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Aprendizagem baseada em projetos e difusão de inovações: um estudo com alunos do ensino médioAprendizaje basado en proyectos y difusión de innovaciones: un estudio con estudiantes de secundariaProject-based learning and diffusion of innovations: a study with high school studentsDifusão de Inovações. Projetos Interdisciplinares. GeoGebra.Difusión de innovaciones. Proyectos interdisciplinarios. GeoGebra.Diffusion of Innovations. Interdisciplinary Projects. GeoGebraApresentamos, aqui, os resultados de uma pesquisa qualitativa envolvendo 104 alunos do Ensino Médio de uma escola pública brasileira, sobre aprendizagem baseada em projetos (ABP) no contexto de aulas compartilhadas de Matemática e Língua Portuguesa, tendo a Difusão de Inovações como marco teórico. Analisamos as contribuições a metodologia de ensino ABP em práticas docentes interdisciplinares sobre os temas curriculares funções trigonométricas e o movimento literário Romantismo, com ênfase na utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), particularmente o app para smartphones GeoGebra. A música foi o principal elemento mediador entre os conteúdos disciplinares de Matemática e Língua Portuguesa. Esse projeto envolveu clips musicais, documentários, poemas e, sobretudo, a exploração dos recursos algébricos e geométricos do GeoGebra. Além do desenvolvimento de aspectos cognitivos, avaliados tanto processualmente quanto nas apresentações finais dos trabalhos, por meio de um painel, observamos, mudanças atitudinais, como mobilização do interesse e engajamento dos alunos nas atividades propostas.Este  artículo  presenta una  investigación  cualitativa contres  clases  de  estudiantes  de secundaria de una escuela pública de São Paulo, sobre el desarrollo de un proyecto interdisciplinario de Matemática y Lengua Portuguesa, analizado a la luz del marco teórico de la Teoría de Difusión de Innovaciones. Pretendemos discutir las posibles aportaciones de un enfoque a través de proyectos de  temáticas  curriculares  aparentemente  lejanas,  comolas  funciones  trigonométricas  y  la  estética literaria del Romanticismo, destacando el uso de la aplicación para smartphoneGeoGebra. En este caso,  la  conexión  entre  estas  dos  disciplinas  se  estableció  a  través  de  la  música.  La  mediación tecnológica  tuvo  lugar  a  través  del  acceso  a  música,  videos,  poemas  y,  sobre  todo,  a  través  de  la exploración  de  los  recursos  algebraicos  y  geométricos  de  GeoGebra.  Al  final  del  proyecto, consideramos  la  experiencia  positiva,  tanto  en  los  aspectos  actitudinales,  como  movilización  del interés y motivación de los estudiantes, como en los aspectos cognitivos, expresados por la calidad de los productos finales de los trabajos presentados.This article presents a qualitative research involving three classes of high school students from a brazilian public school. On the development of an interdisciplinary project of Mathematics and Portuguese Language, analyzed under the theoretical framework of the Theory of the Diffusion of Innovations. We intend to discuss the possible contributions of an approach through projects of apparently  distant  curricular  themes,  such  as  trigonometric  functions  and  the  literary  aesthetic  of Romanticism, highlighting the  use  of the  application for  GeoGebra  smartphones.  In  this  case, the connection between these two disciplines was established through music. Technological mediation took place through access to music, videos, poems and, above all, by the exploitation of GeoGebra's algebraic and  geometric  resources. At the end  of the project, we consider the  positive experience, both in the attitudinal aspects, as the mobilization of interest and motivation of the students, as well as in the cognitive aspects, expressed by the quality of the final products of their researches presented.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/730410.30612/tangram.v3i3.7304TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2020); 03-242595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7304/6226Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGiordano, Cassio CristianoSantos, Douglas Borreio Maciel dosSantos, Eliana CalixtoGuimarães, Jailma Ferreira2020-12-15T08:47:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7304Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-12-15T08:47:15Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em projetos e difusão de inovações: um estudo com alunos do ensino médio
Aprendizaje basado en proyectos y difusión de innovaciones: un estudio con estudiantes de secundaria
Project-based learning and diffusion of innovations: a study with high school students
title Aprendizagem baseada em projetos e difusão de inovações: um estudo com alunos do ensino médio
spellingShingle Aprendizagem baseada em projetos e difusão de inovações: um estudo com alunos do ensino médio
Giordano, Cassio Cristiano
Difusão de Inovações. Projetos Interdisciplinares. GeoGebra.
Difusión de innovaciones. Proyectos interdisciplinarios. GeoGebra.
Diffusion of Innovations. Interdisciplinary Projects. GeoGebra
title_short Aprendizagem baseada em projetos e difusão de inovações: um estudo com alunos do ensino médio
title_full Aprendizagem baseada em projetos e difusão de inovações: um estudo com alunos do ensino médio
title_fullStr Aprendizagem baseada em projetos e difusão de inovações: um estudo com alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em projetos e difusão de inovações: um estudo com alunos do ensino médio
title_sort Aprendizagem baseada em projetos e difusão de inovações: um estudo com alunos do ensino médio
author Giordano, Cassio Cristiano
author_facet Giordano, Cassio Cristiano
Santos, Douglas Borreio Maciel dos
Santos, Eliana Calixto
Guimarães, Jailma Ferreira
author_role author
author2 Santos, Douglas Borreio Maciel dos
Santos, Eliana Calixto
Guimarães, Jailma Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordano, Cassio Cristiano
Santos, Douglas Borreio Maciel dos
Santos, Eliana Calixto
Guimarães, Jailma Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Difusão de Inovações. Projetos Interdisciplinares. GeoGebra.
Difusión de innovaciones. Proyectos interdisciplinarios. GeoGebra.
Diffusion of Innovations. Interdisciplinary Projects. GeoGebra
topic Difusão de Inovações. Projetos Interdisciplinares. GeoGebra.
Difusión de innovaciones. Proyectos interdisciplinarios. GeoGebra.
Diffusion of Innovations. Interdisciplinary Projects. GeoGebra
description Apresentamos, aqui, os resultados de uma pesquisa qualitativa envolvendo 104 alunos do Ensino Médio de uma escola pública brasileira, sobre aprendizagem baseada em projetos (ABP) no contexto de aulas compartilhadas de Matemática e Língua Portuguesa, tendo a Difusão de Inovações como marco teórico. Analisamos as contribuições a metodologia de ensino ABP em práticas docentes interdisciplinares sobre os temas curriculares funções trigonométricas e o movimento literário Romantismo, com ênfase na utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), particularmente o app para smartphones GeoGebra. A música foi o principal elemento mediador entre os conteúdos disciplinares de Matemática e Língua Portuguesa. Esse projeto envolveu clips musicais, documentários, poemas e, sobretudo, a exploração dos recursos algébricos e geométricos do GeoGebra. Além do desenvolvimento de aspectos cognitivos, avaliados tanto processualmente quanto nas apresentações finais dos trabalhos, por meio de um painel, observamos, mudanças atitudinais, como mobilização do interesse e engajamento dos alunos nas atividades propostas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7304
10.30612/tangram.v3i3.7304
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7304
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i3.7304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7304/6226
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2020); 03-24
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479469092864