Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17619 |
Resumo: | Este artigo, tem por objetivo discutir sobre a aprendizagem de futuros professores, ao produzirem materiais para o ensino de matemática para uma turma de licenciandos com um aluno cego. Fundamentados na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, proposta por Vigotski, e na Teoria da Atividade, desenvolvida por Leontiev, compreende-se que os sujeitos se desenvolvem e aprendem na interação com os seus pares. Partindo desta premissa, retrata-se aqui a experiência vivenciada por futuros professores durante a organização de materiais que foram utilizados em uma turma de um curso de licenciatura em que um dos estudantes é cego, durante a disciplina de Educação Matemática. A organização e o desenvolvimento das ações se deram por meio do projeto Clube de Matemática (CluMat) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do qual participavam um estudante e uma estudante do curso de Licenciatura em Matemática e duas do curso de Pedagogia. Para a produção de dados, foram utilizados planejamentos, relatórios, registros fotográficos e depoimentos dos integrantes do CluMat. Os resultados permitiram evidenciar alguns aspectos que se mostraram como indicativos de aprendizagens tais como: a relevância da constituição de um espaço coletivo de discussão sobre a elaboração de materiais; a mobilização de outros conhecimentos para além dos matemáticos, ao se colocarem no movimento de pensar sobre como envolver todos os estudantes da turma; a preocupação com relação à função que o material exerce no processo educativo; e a troca de conhecimentos, vivências e experiências, interagindo com sujeitos de distintas formações. Palavras-chave: Formação inicial de professores. Ensino de Matemática. Inclusão. |
id |
UFGD-9_4a3bac677537125c19b99e652d538e31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17619 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusãoFormação inicial de professores.Ensino de Matemática.Inclusão.Este artigo, tem por objetivo discutir sobre a aprendizagem de futuros professores, ao produzirem materiais para o ensino de matemática para uma turma de licenciandos com um aluno cego. Fundamentados na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, proposta por Vigotski, e na Teoria da Atividade, desenvolvida por Leontiev, compreende-se que os sujeitos se desenvolvem e aprendem na interação com os seus pares. Partindo desta premissa, retrata-se aqui a experiência vivenciada por futuros professores durante a organização de materiais que foram utilizados em uma turma de um curso de licenciatura em que um dos estudantes é cego, durante a disciplina de Educação Matemática. A organização e o desenvolvimento das ações se deram por meio do projeto Clube de Matemática (CluMat) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do qual participavam um estudante e uma estudante do curso de Licenciatura em Matemática e duas do curso de Pedagogia. Para a produção de dados, foram utilizados planejamentos, relatórios, registros fotográficos e depoimentos dos integrantes do CluMat. Os resultados permitiram evidenciar alguns aspectos que se mostraram como indicativos de aprendizagens tais como: a relevância da constituição de um espaço coletivo de discussão sobre a elaboração de materiais; a mobilização de outros conhecimentos para além dos matemáticos, ao se colocarem no movimento de pensar sobre como envolver todos os estudantes da turma; a preocupação com relação à função que o material exerce no processo educativo; e a troca de conhecimentos, vivências e experiências, interagindo com sujeitos de distintas formações. Palavras-chave: Formação inicial de professores. Ensino de Matemática. Inclusão.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2024-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1761910.30612/tangram.v7i1.17619TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 7 n. 1 (2024); 02-222595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17619/10062https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessKaspary Zwirtes, AndresaRoesler Luersen Vieira Lopes, Anemaridos Santos, CarolinePozebon, Simone2024-03-30T17:15:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17619Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-03-30T17:15:13Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão |
title |
Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão |
spellingShingle |
Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão Kaspary Zwirtes, Andresa Formação inicial de professores. Ensino de Matemática. Inclusão. |
title_short |
Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão |
title_full |
Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão |
title_fullStr |
Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão |
title_full_unstemmed |
Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão |
title_sort |
Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão |
author |
Kaspary Zwirtes, Andresa |
author_facet |
Kaspary Zwirtes, Andresa Roesler Luersen Vieira Lopes, Anemari dos Santos, Caroline Pozebon, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Roesler Luersen Vieira Lopes, Anemari dos Santos, Caroline Pozebon, Simone |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kaspary Zwirtes, Andresa Roesler Luersen Vieira Lopes, Anemari dos Santos, Caroline Pozebon, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores. Ensino de Matemática. Inclusão. |
topic |
Formação inicial de professores. Ensino de Matemática. Inclusão. |
description |
Este artigo, tem por objetivo discutir sobre a aprendizagem de futuros professores, ao produzirem materiais para o ensino de matemática para uma turma de licenciandos com um aluno cego. Fundamentados na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, proposta por Vigotski, e na Teoria da Atividade, desenvolvida por Leontiev, compreende-se que os sujeitos se desenvolvem e aprendem na interação com os seus pares. Partindo desta premissa, retrata-se aqui a experiência vivenciada por futuros professores durante a organização de materiais que foram utilizados em uma turma de um curso de licenciatura em que um dos estudantes é cego, durante a disciplina de Educação Matemática. A organização e o desenvolvimento das ações se deram por meio do projeto Clube de Matemática (CluMat) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do qual participavam um estudante e uma estudante do curso de Licenciatura em Matemática e duas do curso de Pedagogia. Para a produção de dados, foram utilizados planejamentos, relatórios, registros fotográficos e depoimentos dos integrantes do CluMat. Os resultados permitiram evidenciar alguns aspectos que se mostraram como indicativos de aprendizagens tais como: a relevância da constituição de um espaço coletivo de discussão sobre a elaboração de materiais; a mobilização de outros conhecimentos para além dos matemáticos, ao se colocarem no movimento de pensar sobre como envolver todos os estudantes da turma; a preocupação com relação à função que o material exerce no processo educativo; e a troca de conhecimentos, vivências e experiências, interagindo com sujeitos de distintas formações. Palavras-chave: Formação inicial de professores. Ensino de Matemática. Inclusão. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17619 10.30612/tangram.v7i1.17619 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17619 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v7i1.17619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17619/10062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 7 n. 1 (2024); 02-22 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220480271253504 |