Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaspary Zwirtes, Andresa
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Roesler Luersen Vieira Lopes, Anemari, dos Santos, Caroline, Pozebon, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17619
Resumo: Este artigo, tem por objetivo discutir sobre a aprendizagem de futuros professores, ao produzirem materiais para o ensino de matemática para uma turma de licenciandos com um aluno cego. Fundamentados na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, proposta por Vigotski, e na Teoria da Atividade, desenvolvida por Leontiev, compreende-se que os sujeitos se desenvolvem e aprendem na interação com os seus pares. Partindo desta premissa, retrata-se aqui a experiência vivenciada por futuros professores durante a organização de materiais que foram utilizados em uma turma de um curso de licenciatura em que um dos estudantes é cego, durante a disciplina de Educação Matemática. A organização e o desenvolvimento das ações se deram por meio do projeto Clube de Matemática (CluMat) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do qual participavam um estudante e uma estudante do curso de Licenciatura em Matemática e duas do curso de Pedagogia. Para a produção de dados, foram utilizados planejamentos, relatórios, registros fotográficos e depoimentos dos integrantes do CluMat. Os resultados permitiram evidenciar alguns aspectos que se mostraram como indicativos de aprendizagens tais como: a relevância da constituição de um espaço coletivo de discussão sobre a elaboração de materiais; a mobilização de outros conhecimentos para além dos matemáticos, ao se colocarem no movimento de pensar sobre como envolver todos os estudantes da turma; a preocupação com relação à função que o material exerce no processo educativo; e a troca de conhecimentos, vivências e experiências, interagindo com sujeitos de distintas formações. Palavras-chave: Formação inicial de professores. Ensino de Matemática. Inclusão.
id UFGD-9_4a3bac677537125c19b99e652d538e31
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17619
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusãoFormação inicial de professores.Ensino de Matemática.Inclusão.Este artigo, tem por objetivo discutir sobre a aprendizagem de futuros professores, ao produzirem materiais para o ensino de matemática para uma turma de licenciandos com um aluno cego. Fundamentados na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, proposta por Vigotski, e na Teoria da Atividade, desenvolvida por Leontiev, compreende-se que os sujeitos se desenvolvem e aprendem na interação com os seus pares. Partindo desta premissa, retrata-se aqui a experiência vivenciada por futuros professores durante a organização de materiais que foram utilizados em uma turma de um curso de licenciatura em que um dos estudantes é cego, durante a disciplina de Educação Matemática. A organização e o desenvolvimento das ações se deram por meio do projeto Clube de Matemática (CluMat) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do qual participavam um estudante e uma estudante do curso de Licenciatura em Matemática e duas do curso de Pedagogia. Para a produção de dados, foram utilizados planejamentos, relatórios, registros fotográficos e depoimentos dos integrantes do CluMat. Os resultados permitiram evidenciar alguns aspectos que se mostraram como indicativos de aprendizagens tais como: a relevância da constituição de um espaço coletivo de discussão sobre a elaboração de materiais; a mobilização de outros conhecimentos para além dos matemáticos, ao se colocarem no movimento de pensar sobre como envolver todos os estudantes da turma; a preocupação com relação à função que o material exerce no processo educativo; e a troca de conhecimentos, vivências e experiências, interagindo com sujeitos de distintas formações. Palavras-chave: Formação inicial de professores. Ensino de Matemática. Inclusão.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2024-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1761910.30612/tangram.v7i1.17619TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 7 n. 1 (2024); 02-222595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17619/10062https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessKaspary Zwirtes, AndresaRoesler Luersen Vieira Lopes, Anemaridos Santos, CarolinePozebon, Simone2024-03-30T17:15:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17619Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-03-30T17:15:13Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão
title Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão
spellingShingle Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão
Kaspary Zwirtes, Andresa
Formação inicial de professores.
Ensino de Matemática.
Inclusão.
title_short Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão
title_full Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão
title_fullStr Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão
title_full_unstemmed Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão
title_sort Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão
author Kaspary Zwirtes, Andresa
author_facet Kaspary Zwirtes, Andresa
Roesler Luersen Vieira Lopes, Anemari
dos Santos, Caroline
Pozebon, Simone
author_role author
author2 Roesler Luersen Vieira Lopes, Anemari
dos Santos, Caroline
Pozebon, Simone
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kaspary Zwirtes, Andresa
Roesler Luersen Vieira Lopes, Anemari
dos Santos, Caroline
Pozebon, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores.
Ensino de Matemática.
Inclusão.
topic Formação inicial de professores.
Ensino de Matemática.
Inclusão.
description Este artigo, tem por objetivo discutir sobre a aprendizagem de futuros professores, ao produzirem materiais para o ensino de matemática para uma turma de licenciandos com um aluno cego. Fundamentados na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, proposta por Vigotski, e na Teoria da Atividade, desenvolvida por Leontiev, compreende-se que os sujeitos se desenvolvem e aprendem na interação com os seus pares. Partindo desta premissa, retrata-se aqui a experiência vivenciada por futuros professores durante a organização de materiais que foram utilizados em uma turma de um curso de licenciatura em que um dos estudantes é cego, durante a disciplina de Educação Matemática. A organização e o desenvolvimento das ações se deram por meio do projeto Clube de Matemática (CluMat) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do qual participavam um estudante e uma estudante do curso de Licenciatura em Matemática e duas do curso de Pedagogia. Para a produção de dados, foram utilizados planejamentos, relatórios, registros fotográficos e depoimentos dos integrantes do CluMat. Os resultados permitiram evidenciar alguns aspectos que se mostraram como indicativos de aprendizagens tais como: a relevância da constituição de um espaço coletivo de discussão sobre a elaboração de materiais; a mobilização de outros conhecimentos para além dos matemáticos, ao se colocarem no movimento de pensar sobre como envolver todos os estudantes da turma; a preocupação com relação à função que o material exerce no processo educativo; e a troca de conhecimentos, vivências e experiências, interagindo com sujeitos de distintas formações. Palavras-chave: Formação inicial de professores. Ensino de Matemática. Inclusão.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17619
10.30612/tangram.v7i1.17619
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17619
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v7i1.17619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17619/10062
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 7 n. 1 (2024); 02-22
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480271253504