A invisibilidade do gênero nas discussões das professoras de Matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13111 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo problematizar como o processo de generificação da Matemática está sendo produzido nos discursos das professoras de Matemática. Para isso, analisamos as falas de um grupo focal, composto por professoras de Matemática, onde relatamos a invisibilidade de questões de gênero nos discursos das docentes. Nesta pesquisa de cunho pós crítico, utilizamos o gênero como categoria de análise, e abordamos questões que surgiram do grupo focal como a verdade da Matemática e o erro na Matemática. Na análise dos discursos, legitimamos que a inserção das mulheres na Matemática pode ser vista como uma migração do privado para o público. Consideramos que há um processo histórico de produção de discursos sobre a inferioridade feminina que interditou a presença das mulheres em lugares de saber poder e, assim, a possibilidade destas mostrarem o quão inconcebível é a diferenciação desigual das capacidades intelectuais baseadas no sexo, ou no gênero. |
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