A invisibilidade do gênero nas discussões das professoras de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Juliana Boanova
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Loguercio, Rochele de Quadros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13111
Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar como o processo de generificação da Matemática está sendo produzido nos discursos das professoras de Matemática.  Para isso, analisamos as falas de um grupo focal, composto por professoras de Matemática, onde relatamos a invisibilidade de questões de gênero nos discursos das docentes. Nesta pesquisa de cunho pós crítico, utilizamos o gênero como categoria de análise, e abordamos questões que surgiram do grupo focal como a verdade da Matemática e o erro na Matemática. Na análise dos discursos, legitimamos que a inserção das mulheres na Matemática pode ser vista como uma migração do privado para o público. Consideramos que há um processo histórico de produção de discursos sobre a inferioridade feminina que interditou a presença das mulheres em lugares de saber poder e, assim, a possibilidade destas mostrarem o quão inconcebível é a diferenciação desigual das capacidades intelectuais baseadas no sexo, ou no gênero.
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