Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kistemann Jr, Marco Aurélio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Giordano, Cassio Cristiano, dos Santos Souza, Fabiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16819
Resumo: Esse artigo apresenta reflexões a respeito do desenvolvimento do pensamento e letramento financeiro e estatístico, contemplando demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que busca, por meio de propostas didáticas criativas que exploram metodologias ativas de ensino e de aprendizagem, oferecer alternativas didáticas para a promoção da Educação Financeira e da Educação Estatística na Educação Básica brasileira. O quadro teórico que embasa nossa pesquisa constitui-se pela perspectiva de desenvolvimento de pensamento financeiro por meio de cenários de investigação, na concepção de Ole Skovsmose, e do letramento estatístico amparado por estatísticas cívicas, segundo Iddo Gal.  Ao final, acreditamos ter alcançado nosso objetivo ao oferecer ao professor de Matemática alternativas didáticas para o desenvolvimento da criticidade e autonomia investigativa discente, prescritas na BNCC, no campo do tema contemporâneo transversal Educação Financeira e da unidade temática Probabilidade e Estatística.
id UFGD-9_57405859eb81e67de5054d491311090c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16819
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidadesPensamento Financeiro Multidimensional.Letramento Financeiro.Letramento Estatístico.Cenários de Investigação.Estatística Cívica.Esse artigo apresenta reflexões a respeito do desenvolvimento do pensamento e letramento financeiro e estatístico, contemplando demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que busca, por meio de propostas didáticas criativas que exploram metodologias ativas de ensino e de aprendizagem, oferecer alternativas didáticas para a promoção da Educação Financeira e da Educação Estatística na Educação Básica brasileira. O quadro teórico que embasa nossa pesquisa constitui-se pela perspectiva de desenvolvimento de pensamento financeiro por meio de cenários de investigação, na concepção de Ole Skovsmose, e do letramento estatístico amparado por estatísticas cívicas, segundo Iddo Gal.  Ao final, acreditamos ter alcançado nosso objetivo ao oferecer ao professor de Matemática alternativas didáticas para o desenvolvimento da criticidade e autonomia investigativa discente, prescritas na BNCC, no campo do tema contemporâneo transversal Educação Financeira e da unidade temática Probabilidade e Estatística.This article presents reflections on the development of thought and financial and statistical literacy, contemplating demands of the National Common Curricular Base (BNCC). This is an exploratory qualitative research that seeks, through creative didactic proposals that explore active teaching and learning methodologies, to offer didactic alternatives for the promotion of Financial Education and Statistical Education in Brazilian Basic Education. The theoretical framework that supports our research is constituted by the perspective of developing financial thinking through research scenarios, in the conception of Ole Skovsmose, and statistical literacy supported by civic statistics, according to Iddo Gal. In the end, we believe we have achieved our objective by offering the mathematics teacher didactic alternatives for the development of criticality and student investigative autonomy, prescribed in the BNCC, in the field of the contemporary transversal theme Financial Education and the thematic unit Probability and Statistics.Este artículo presenta reflexiones sobre el desarrollo del pensamiento y la alfabetización financiera y estadística, contemplando las demandas de la Base Nacional Común Curricular (BNCC). Esta es una investigación cualitativa exploratoria que busca, a través de propuestas didácticas creativas que exploran metodologías activas de enseñanza y aprendizaje, ofrecer alternativas didácticas para la promoción de la Educación Financiera y la Educación Estadística en la Educación Básica Brasileña. El marco teórico que sustenta nuestra investigación está constituido por la perspectiva de desarrollar el pensamiento financiero a través de escenarios de investigación, en la concepción de Ole Skovsmose, y la alfabetización estadística sustentada en la estadística cívica, según Iddo Gal. Al final, creemos haber logrado nuestro objetivo al ofrecer al profesor de Matemática alternativas didácticas para el desarrollo de la criticidad y autonomía investigativa del estudiante, prescritas en la BNCC, en el campo del tema transversal contemporáneo Educación Financiera y la unidad temática Probabilidad y Estadística.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2023-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1681910.30612/tangram.v6i1.16819TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2023); 162-1842595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16819/9342https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessKistemann Jr, Marco AurélioGiordano, Cassio Cristianodos Santos Souza, Fabiano2024-02-16T11:54:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16819Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-02-16T11:54:14Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades
title Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades
spellingShingle Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades
Kistemann Jr, Marco Aurélio
Pensamento Financeiro Multidimensional.
Letramento Financeiro.
Letramento Estatístico.
Cenários de Investigação.
Estatística Cívica.
title_short Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades
title_full Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades
title_fullStr Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades
title_sort Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades
author Kistemann Jr, Marco Aurélio
author_facet Kistemann Jr, Marco Aurélio
Giordano, Cassio Cristiano
dos Santos Souza, Fabiano
author_role author
author2 Giordano, Cassio Cristiano
dos Santos Souza, Fabiano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kistemann Jr, Marco Aurélio
Giordano, Cassio Cristiano
dos Santos Souza, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento Financeiro Multidimensional.
Letramento Financeiro.
Letramento Estatístico.
Cenários de Investigação.
Estatística Cívica.
topic Pensamento Financeiro Multidimensional.
Letramento Financeiro.
Letramento Estatístico.
Cenários de Investigação.
Estatística Cívica.
description Esse artigo apresenta reflexões a respeito do desenvolvimento do pensamento e letramento financeiro e estatístico, contemplando demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que busca, por meio de propostas didáticas criativas que exploram metodologias ativas de ensino e de aprendizagem, oferecer alternativas didáticas para a promoção da Educação Financeira e da Educação Estatística na Educação Básica brasileira. O quadro teórico que embasa nossa pesquisa constitui-se pela perspectiva de desenvolvimento de pensamento financeiro por meio de cenários de investigação, na concepção de Ole Skovsmose, e do letramento estatístico amparado por estatísticas cívicas, segundo Iddo Gal.  Ao final, acreditamos ter alcançado nosso objetivo ao oferecer ao professor de Matemática alternativas didáticas para o desenvolvimento da criticidade e autonomia investigativa discente, prescritas na BNCC, no campo do tema contemporâneo transversal Educação Financeira e da unidade temática Probabilidade e Estatística.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16819
10.30612/tangram.v6i1.16819
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16819
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v6i1.16819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16819/9342
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2023); 162-184
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480061538304