Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16819 |
Resumo: | Esse artigo apresenta reflexões a respeito do desenvolvimento do pensamento e letramento financeiro e estatístico, contemplando demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que busca, por meio de propostas didáticas criativas que exploram metodologias ativas de ensino e de aprendizagem, oferecer alternativas didáticas para a promoção da Educação Financeira e da Educação Estatística na Educação Básica brasileira. O quadro teórico que embasa nossa pesquisa constitui-se pela perspectiva de desenvolvimento de pensamento financeiro por meio de cenários de investigação, na concepção de Ole Skovsmose, e do letramento estatístico amparado por estatísticas cívicas, segundo Iddo Gal. Ao final, acreditamos ter alcançado nosso objetivo ao oferecer ao professor de Matemática alternativas didáticas para o desenvolvimento da criticidade e autonomia investigativa discente, prescritas na BNCC, no campo do tema contemporâneo transversal Educação Financeira e da unidade temática Probabilidade e Estatística. |
id |
UFGD-9_57405859eb81e67de5054d491311090c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16819 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidadesPensamento Financeiro Multidimensional.Letramento Financeiro.Letramento Estatístico.Cenários de Investigação.Estatística Cívica.Esse artigo apresenta reflexões a respeito do desenvolvimento do pensamento e letramento financeiro e estatístico, contemplando demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que busca, por meio de propostas didáticas criativas que exploram metodologias ativas de ensino e de aprendizagem, oferecer alternativas didáticas para a promoção da Educação Financeira e da Educação Estatística na Educação Básica brasileira. O quadro teórico que embasa nossa pesquisa constitui-se pela perspectiva de desenvolvimento de pensamento financeiro por meio de cenários de investigação, na concepção de Ole Skovsmose, e do letramento estatístico amparado por estatísticas cívicas, segundo Iddo Gal. Ao final, acreditamos ter alcançado nosso objetivo ao oferecer ao professor de Matemática alternativas didáticas para o desenvolvimento da criticidade e autonomia investigativa discente, prescritas na BNCC, no campo do tema contemporâneo transversal Educação Financeira e da unidade temática Probabilidade e Estatística.This article presents reflections on the development of thought and financial and statistical literacy, contemplating demands of the National Common Curricular Base (BNCC). This is an exploratory qualitative research that seeks, through creative didactic proposals that explore active teaching and learning methodologies, to offer didactic alternatives for the promotion of Financial Education and Statistical Education in Brazilian Basic Education. The theoretical framework that supports our research is constituted by the perspective of developing financial thinking through research scenarios, in the conception of Ole Skovsmose, and statistical literacy supported by civic statistics, according to Iddo Gal. In the end, we believe we have achieved our objective by offering the mathematics teacher didactic alternatives for the development of criticality and student investigative autonomy, prescribed in the BNCC, in the field of the contemporary transversal theme Financial Education and the thematic unit Probability and Statistics.Este artículo presenta reflexiones sobre el desarrollo del pensamiento y la alfabetización financiera y estadística, contemplando las demandas de la Base Nacional Común Curricular (BNCC). Esta es una investigación cualitativa exploratoria que busca, a través de propuestas didácticas creativas que exploran metodologías activas de enseñanza y aprendizaje, ofrecer alternativas didácticas para la promoción de la Educación Financiera y la Educación Estadística en la Educación Básica Brasileña. El marco teórico que sustenta nuestra investigación está constituido por la perspectiva de desarrollar el pensamiento financiero a través de escenarios de investigación, en la concepción de Ole Skovsmose, y la alfabetización estadística sustentada en la estadística cívica, según Iddo Gal. Al final, creemos haber logrado nuestro objetivo al ofrecer al profesor de Matemática alternativas didácticas para el desarrollo de la criticidad y autonomía investigativa del estudiante, prescritas en la BNCC, en el campo del tema transversal contemporáneo Educación Financiera y la unidad temática Probabilidad y Estadística.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2023-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1681910.30612/tangram.v6i1.16819TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2023); 162-1842595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16819/9342https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessKistemann Jr, Marco AurélioGiordano, Cassio Cristianodos Santos Souza, Fabiano2024-02-16T11:54:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16819Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-02-16T11:54:14Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades |
title |
Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades |
spellingShingle |
Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades Kistemann Jr, Marco Aurélio Pensamento Financeiro Multidimensional. Letramento Financeiro. Letramento Estatístico. Cenários de Investigação. Estatística Cívica. |
title_short |
Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades |
title_full |
Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades |
title_fullStr |
Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades |
title_sort |
Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades |
author |
Kistemann Jr, Marco Aurélio |
author_facet |
Kistemann Jr, Marco Aurélio Giordano, Cassio Cristiano dos Santos Souza, Fabiano |
author_role |
author |
author2 |
Giordano, Cassio Cristiano dos Santos Souza, Fabiano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kistemann Jr, Marco Aurélio Giordano, Cassio Cristiano dos Santos Souza, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento Financeiro Multidimensional. Letramento Financeiro. Letramento Estatístico. Cenários de Investigação. Estatística Cívica. |
topic |
Pensamento Financeiro Multidimensional. Letramento Financeiro. Letramento Estatístico. Cenários de Investigação. Estatística Cívica. |
description |
Esse artigo apresenta reflexões a respeito do desenvolvimento do pensamento e letramento financeiro e estatístico, contemplando demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que busca, por meio de propostas didáticas criativas que exploram metodologias ativas de ensino e de aprendizagem, oferecer alternativas didáticas para a promoção da Educação Financeira e da Educação Estatística na Educação Básica brasileira. O quadro teórico que embasa nossa pesquisa constitui-se pela perspectiva de desenvolvimento de pensamento financeiro por meio de cenários de investigação, na concepção de Ole Skovsmose, e do letramento estatístico amparado por estatísticas cívicas, segundo Iddo Gal. Ao final, acreditamos ter alcançado nosso objetivo ao oferecer ao professor de Matemática alternativas didáticas para o desenvolvimento da criticidade e autonomia investigativa discente, prescritas na BNCC, no campo do tema contemporâneo transversal Educação Financeira e da unidade temática Probabilidade e Estatística. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16819 10.30612/tangram.v6i1.16819 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16819 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v6i1.16819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16819/9342 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2023); 162-184 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220480061538304 |