Dados estatísticos da pandemia do COVID-19: possíveis utilizações para o letramento estatístico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diego Felipe Lourenço da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3631
Resumo: A pandemia do COVID-19 acarretou em muitas situações imprevistas, dentre estas pode-se ressaltar as relacionadas com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, como por exemplo, o aumento do uso do comércio eletrônico e a implementação de modelos de ensino inspirados no ensino híbrido, porém muitas situações difíceis e ruins para a população, ressaltando a brasileira, realidade em questão. Ainda nesta perspectiva, verifica-se uma quantidade massiva de informações divulgadas a todo o momento sobre a pandemia, inclusive em formato de dados estatísticos. Contudo, é de suma importância que esses dados sejam entendidos pela população, emergindo então as preocupações com o Letramento Estatístico (LE) nas escolas auxiliam na formação de cidadãos. Assim, essa pesquisa objetiva construir atividades que podem ser desenvolvidas com os dados estatísticos da pandemia do novo coronavírus, visando o letramento estatístico para os discentes do Ensino Básico, tomando por base as discussões de Gal (2002). Para tanto, fez-se necessário enquadrar a pesquisa como qualitativa e como um estudo de caso para analisar os dados da pandemia no Brasil, adicionalmente foram realizadas pesquisas nos sites oficiais do Ministério da Saúde para extração dos dados necessários para análise. Com isso, foi possível identificar assuntos de matemática, mais especificamente do Ensino Fundamental anos finais 9º ano, que podem ser incorporados junto aos dados estatísticos, possibilitando o desenvolvimento de atividades com intuito de proporcionar o Letramento Estatístico. Portanto, a pesquisa traz a visibilidade da importância do LE para formação do cidadão, com atividades que podem ser aplicadas no 9º ano e podem melhorar o entendimento estatístico dos discentes, acarretando em impactos sociais benéficos para a sociedade.
id UFRPE_b326aa625769f59181ccaed53c584acb
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/3631
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Dados estatísticos da pandemia do COVID-19: possíveis utilizações para o letramento estatístico.COVID-19EstatísticaLetramento EstatísticoEnsino BásicoA pandemia do COVID-19 acarretou em muitas situações imprevistas, dentre estas pode-se ressaltar as relacionadas com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, como por exemplo, o aumento do uso do comércio eletrônico e a implementação de modelos de ensino inspirados no ensino híbrido, porém muitas situações difíceis e ruins para a população, ressaltando a brasileira, realidade em questão. Ainda nesta perspectiva, verifica-se uma quantidade massiva de informações divulgadas a todo o momento sobre a pandemia, inclusive em formato de dados estatísticos. Contudo, é de suma importância que esses dados sejam entendidos pela população, emergindo então as preocupações com o Letramento Estatístico (LE) nas escolas auxiliam na formação de cidadãos. Assim, essa pesquisa objetiva construir atividades que podem ser desenvolvidas com os dados estatísticos da pandemia do novo coronavírus, visando o letramento estatístico para os discentes do Ensino Básico, tomando por base as discussões de Gal (2002). Para tanto, fez-se necessário enquadrar a pesquisa como qualitativa e como um estudo de caso para analisar os dados da pandemia no Brasil, adicionalmente foram realizadas pesquisas nos sites oficiais do Ministério da Saúde para extração dos dados necessários para análise. Com isso, foi possível identificar assuntos de matemática, mais especificamente do Ensino Fundamental anos finais 9º ano, que podem ser incorporados junto aos dados estatísticos, possibilitando o desenvolvimento de atividades com intuito de proporcionar o Letramento Estatístico. Portanto, a pesquisa traz a visibilidade da importância do LE para formação do cidadão, com atividades que podem ser aplicadas no 9º ano e podem melhorar o entendimento estatístico dos discentes, acarretando em impactos sociais benéficos para a sociedade.The COVID-19 pandemic has led to many unforeseen situations, among which we can highlight those related to the advancement of information and communication technologies, such as, for example, the increase in the use of electronic commerce and the implementation of teaching models inspired by the hybrid education, but many difficult and bad situations for the population, highlighting the Brazilian, reality in question. Still in this perspective, there is a massive amount of information disseminated at all times about the pandemic, including in the form of statistical data. However, it is of paramount importance that these data are understood by the population, and then concerns about Statistical Literacy (LE) in schools emerge assist in the formation of citizens. Thus, this research aims to identify activities that can be developed with the statistical data of the pandemic of the new coronavirus, aiming at Statistical Literacy for students of Basic Education, based on the discussions of Gal (2002). Therefore, it was necessary to frame the research as qualitative and as a case study to analyze the data of the pandemic in Brazil, additionally, research was carried out on the official websites of the Ministry of Health to extract the data necessary for analysis. As a result, it was possible to identify mathematical subjects, more specifically in elementary school, final years 9th year, which can be incorporated together with statistical data, enabling the development of activities in order to provide Statistical Literacy. Therefore, the research brings the visibility of the importance of the LE for the formation of the citizen, with activities that can be applied in the 9th year and can improve the statistical understanding of the students, resulting in beneficial social impacts for society.BrasilOliveira, Wanderson Aleksander da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0553453285776196http://lattes.cnpq.br/2008221101871542Silva, Diego Felipe Lourenço da2022-11-29T18:22:48Z2022-11-29T18:22:48Z2021-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis38 f.application/pdfSilva, Diego Felipe Lourenço da. Dados estatísticos da pandemia do COVID-19: possíveis utilizações para o letramento estatístico. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3631porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-11-29T18:23:08Zoai:dspace:123456789/3631Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-11-29T18:23:08Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Dados estatísticos da pandemia do COVID-19: possíveis utilizações para o letramento estatístico.
title Dados estatísticos da pandemia do COVID-19: possíveis utilizações para o letramento estatístico.
spellingShingle Dados estatísticos da pandemia do COVID-19: possíveis utilizações para o letramento estatístico.
Silva, Diego Felipe Lourenço da
COVID-19
Estatística
Letramento Estatístico
Ensino Básico
title_short Dados estatísticos da pandemia do COVID-19: possíveis utilizações para o letramento estatístico.
title_full Dados estatísticos da pandemia do COVID-19: possíveis utilizações para o letramento estatístico.
title_fullStr Dados estatísticos da pandemia do COVID-19: possíveis utilizações para o letramento estatístico.
title_full_unstemmed Dados estatísticos da pandemia do COVID-19: possíveis utilizações para o letramento estatístico.
title_sort Dados estatísticos da pandemia do COVID-19: possíveis utilizações para o letramento estatístico.
author Silva, Diego Felipe Lourenço da
author_facet Silva, Diego Felipe Lourenço da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Wanderson Aleksander da Silva
http://lattes.cnpq.br/0553453285776196
http://lattes.cnpq.br/2008221101871542
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diego Felipe Lourenço da
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
Estatística
Letramento Estatístico
Ensino Básico
topic COVID-19
Estatística
Letramento Estatístico
Ensino Básico
description A pandemia do COVID-19 acarretou em muitas situações imprevistas, dentre estas pode-se ressaltar as relacionadas com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, como por exemplo, o aumento do uso do comércio eletrônico e a implementação de modelos de ensino inspirados no ensino híbrido, porém muitas situações difíceis e ruins para a população, ressaltando a brasileira, realidade em questão. Ainda nesta perspectiva, verifica-se uma quantidade massiva de informações divulgadas a todo o momento sobre a pandemia, inclusive em formato de dados estatísticos. Contudo, é de suma importância que esses dados sejam entendidos pela população, emergindo então as preocupações com o Letramento Estatístico (LE) nas escolas auxiliam na formação de cidadãos. Assim, essa pesquisa objetiva construir atividades que podem ser desenvolvidas com os dados estatísticos da pandemia do novo coronavírus, visando o letramento estatístico para os discentes do Ensino Básico, tomando por base as discussões de Gal (2002). Para tanto, fez-se necessário enquadrar a pesquisa como qualitativa e como um estudo de caso para analisar os dados da pandemia no Brasil, adicionalmente foram realizadas pesquisas nos sites oficiais do Ministério da Saúde para extração dos dados necessários para análise. Com isso, foi possível identificar assuntos de matemática, mais especificamente do Ensino Fundamental anos finais 9º ano, que podem ser incorporados junto aos dados estatísticos, possibilitando o desenvolvimento de atividades com intuito de proporcionar o Letramento Estatístico. Portanto, a pesquisa traz a visibilidade da importância do LE para formação do cidadão, com atividades que podem ser aplicadas no 9º ano e podem melhorar o entendimento estatístico dos discentes, acarretando em impactos sociais benéficos para a sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-27
2022-11-29T18:22:48Z
2022-11-29T18:22:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Diego Felipe Lourenço da. Dados estatísticos da pandemia do COVID-19: possíveis utilizações para o letramento estatístico. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3631
identifier_str_mv Silva, Diego Felipe Lourenço da. Dados estatísticos da pandemia do COVID-19: possíveis utilizações para o letramento estatístico. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277152265240576