Educação financeira no currículo escolar de matemática: Um olhar para o novo enem no período de 2009 a 2017
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8627 |
Resumo: | Apresentamos, neste artigo, resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar a presença da temática da Educação Financeira nas questões das provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2017, para legitimar sua presença no currículo de Matemática da Educação Básica. Utilizamos a abordagem qualitativa na modalidade documental, pois o corpus foi constituído por documentos oficiais (405 questões contidas nas provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2017). Para analisar os dados, recorremos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977), a qual nos proporcionou constituir três Categorias de Análise (Conhecimentos Numéricos; Conhecimentos Algébricos; Conhecimentos de Estatística e Probabilidade), pelas quais refletimos sobre a importância de abordar a temática da Educação Financeira na prática pedagógica dos professores de Matemática em serviço nas escolas da Educação Básica, pois 14,8% das questões da provas de Matemática do Novo ENEM estão relacionadas a situações problemas envolvendo a Educação Financeira. |
id |
UFGD-9_5786aadaa8a039d8493932091b166dcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8627 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação financeira no currículo escolar de matemática: Um olhar para o novo enem no período de 2009 a 2017Educação FinanceiraNovo ENEMEnsino de MatemáticaPrática Pedagógica.Apresentamos, neste artigo, resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar a presença da temática da Educação Financeira nas questões das provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2017, para legitimar sua presença no currículo de Matemática da Educação Básica. Utilizamos a abordagem qualitativa na modalidade documental, pois o corpus foi constituído por documentos oficiais (405 questões contidas nas provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2017). Para analisar os dados, recorremos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977), a qual nos proporcionou constituir três Categorias de Análise (Conhecimentos Numéricos; Conhecimentos Algébricos; Conhecimentos de Estatística e Probabilidade), pelas quais refletimos sobre a importância de abordar a temática da Educação Financeira na prática pedagógica dos professores de Matemática em serviço nas escolas da Educação Básica, pois 14,8% das questões da provas de Matemática do Novo ENEM estão relacionadas a situações problemas envolvendo a Educação Financeira.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2018-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/862710.30612/tangram.v1i4.8627TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 4 (2018); 23-472595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8627/4809Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Marcio UrelAntunes, Maria Madalena da SilvaRodrigues, Rosiane Souza da Silva2018-12-11T14:36:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8627Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-12-11T14:36:26Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação financeira no currículo escolar de matemática: Um olhar para o novo enem no período de 2009 a 2017 |
title |
Educação financeira no currículo escolar de matemática: Um olhar para o novo enem no período de 2009 a 2017 |
spellingShingle |
Educação financeira no currículo escolar de matemática: Um olhar para o novo enem no período de 2009 a 2017 Rodrigues, Marcio Urel Educação Financeira Novo ENEM Ensino de Matemática Prática Pedagógica. |
title_short |
Educação financeira no currículo escolar de matemática: Um olhar para o novo enem no período de 2009 a 2017 |
title_full |
Educação financeira no currículo escolar de matemática: Um olhar para o novo enem no período de 2009 a 2017 |
title_fullStr |
Educação financeira no currículo escolar de matemática: Um olhar para o novo enem no período de 2009 a 2017 |
title_full_unstemmed |
Educação financeira no currículo escolar de matemática: Um olhar para o novo enem no período de 2009 a 2017 |
title_sort |
Educação financeira no currículo escolar de matemática: Um olhar para o novo enem no período de 2009 a 2017 |
author |
Rodrigues, Marcio Urel |
author_facet |
Rodrigues, Marcio Urel Antunes, Maria Madalena da Silva Rodrigues, Rosiane Souza da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Antunes, Maria Madalena da Silva Rodrigues, Rosiane Souza da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Marcio Urel Antunes, Maria Madalena da Silva Rodrigues, Rosiane Souza da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Financeira Novo ENEM Ensino de Matemática Prática Pedagógica. |
topic |
Educação Financeira Novo ENEM Ensino de Matemática Prática Pedagógica. |
description |
Apresentamos, neste artigo, resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar a presença da temática da Educação Financeira nas questões das provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2017, para legitimar sua presença no currículo de Matemática da Educação Básica. Utilizamos a abordagem qualitativa na modalidade documental, pois o corpus foi constituído por documentos oficiais (405 questões contidas nas provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2017). Para analisar os dados, recorremos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977), a qual nos proporcionou constituir três Categorias de Análise (Conhecimentos Numéricos; Conhecimentos Algébricos; Conhecimentos de Estatística e Probabilidade), pelas quais refletimos sobre a importância de abordar a temática da Educação Financeira na prática pedagógica dos professores de Matemática em serviço nas escolas da Educação Básica, pois 14,8% das questões da provas de Matemática do Novo ENEM estão relacionadas a situações problemas envolvendo a Educação Financeira. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8627 10.30612/tangram.v1i4.8627 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8627 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v1i4.8627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8627/4809 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 4 (2018); 23-47 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479512084480 |