Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Maria das Graças Bezerra
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7316
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir a abordagem de uma formação continuada de professores que ensinam matemática realizada no ambiente escolar acerca do sistema de numeração decimal e sua relação com as estratégias de contagem utilizadas para resolver problemas aditivos. A metodologia da pesquisa de natureza qualitativa e com caráter de intervenção, envolveu a participação de sete professoras que atuam nos anos iniciais das escolas municipais de São Paulo.  A fundamentação teórica pautou-se principalmente nas ideias de Zeichner, Imbernón e Shulman em relação à formação do professor e nos estudos realizados por Brizuela, Lerner e Sadovsky sobre o desenvolvimento do pensamento numérico, entre outros pesquisadores destes temas.  A pesquisa mostrou que esse processo de formação exigiu reflexões e caminhos alternativos que colaborassem com a reconstrução dos conteúdos matemáticos a ser ensinados, bem como, a escolha de intervenções que ampliasse as possibilidades de aprendizagem dos alunos em sala de aula
id UFGD-9_593e41492ec223bb905cd33f8b5ec620
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7316
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemáticaEste artigo tem como objetivo discutir a abordagem de uma formação continuada de professores que ensinam matemática realizada no ambiente escolar acerca do sistema de numeração decimal e sua relação com as estratégias de contagem utilizadas para resolver problemas aditivos. A metodologia da pesquisa de natureza qualitativa e com caráter de intervenção, envolveu a participação de sete professoras que atuam nos anos iniciais das escolas municipais de São Paulo.  A fundamentação teórica pautou-se principalmente nas ideias de Zeichner, Imbernón e Shulman em relação à formação do professor e nos estudos realizados por Brizuela, Lerner e Sadovsky sobre o desenvolvimento do pensamento numérico, entre outros pesquisadores destes temas.  A pesquisa mostrou que esse processo de formação exigiu reflexões e caminhos alternativos que colaborassem com a reconstrução dos conteúdos matemáticos a ser ensinados, bem como, a escolha de intervenções que ampliasse as possibilidades de aprendizagem dos alunos em sala de aulaFederal University of Grande Dourados (UFGD)2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/731610.30612/tangram.v1i2.7316TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 2 (2018); 39-582595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7316/4472Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreto, Maria das Graças BezerraPrado, Maria Elisabette Brisola Brito2018-06-27T11:46:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7316Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-06-27T11:46:55Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática
title Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática
spellingShingle Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática
Barreto, Maria das Graças Bezerra
title_short Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática
title_full Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática
title_fullStr Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática
title_full_unstemmed Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática
title_sort Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática
author Barreto, Maria das Graças Bezerra
author_facet Barreto, Maria das Graças Bezerra
Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
author_role author
author2 Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Maria das Graças Bezerra
Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
description Este artigo tem como objetivo discutir a abordagem de uma formação continuada de professores que ensinam matemática realizada no ambiente escolar acerca do sistema de numeração decimal e sua relação com as estratégias de contagem utilizadas para resolver problemas aditivos. A metodologia da pesquisa de natureza qualitativa e com caráter de intervenção, envolveu a participação de sete professoras que atuam nos anos iniciais das escolas municipais de São Paulo.  A fundamentação teórica pautou-se principalmente nas ideias de Zeichner, Imbernón e Shulman em relação à formação do professor e nos estudos realizados por Brizuela, Lerner e Sadovsky sobre o desenvolvimento do pensamento numérico, entre outros pesquisadores destes temas.  A pesquisa mostrou que esse processo de formação exigiu reflexões e caminhos alternativos que colaborassem com a reconstrução dos conteúdos matemáticos a ser ensinados, bem como, a escolha de intervenções que ampliasse as possibilidades de aprendizagem dos alunos em sala de aula
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7316
10.30612/tangram.v1i2.7316
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7316
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v1i2.7316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7316/4472
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 2 (2018); 39-58
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479475384320