Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7316 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir a abordagem de uma formação continuada de professores que ensinam matemática realizada no ambiente escolar acerca do sistema de numeração decimal e sua relação com as estratégias de contagem utilizadas para resolver problemas aditivos. A metodologia da pesquisa de natureza qualitativa e com caráter de intervenção, envolveu a participação de sete professoras que atuam nos anos iniciais das escolas municipais de São Paulo. A fundamentação teórica pautou-se principalmente nas ideias de Zeichner, Imbernón e Shulman em relação à formação do professor e nos estudos realizados por Brizuela, Lerner e Sadovsky sobre o desenvolvimento do pensamento numérico, entre outros pesquisadores destes temas. A pesquisa mostrou que esse processo de formação exigiu reflexões e caminhos alternativos que colaborassem com a reconstrução dos conteúdos matemáticos a ser ensinados, bem como, a escolha de intervenções que ampliasse as possibilidades de aprendizagem dos alunos em sala de aula |
id |
UFGD-9_593e41492ec223bb905cd33f8b5ec620 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7316 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemáticaEste artigo tem como objetivo discutir a abordagem de uma formação continuada de professores que ensinam matemática realizada no ambiente escolar acerca do sistema de numeração decimal e sua relação com as estratégias de contagem utilizadas para resolver problemas aditivos. A metodologia da pesquisa de natureza qualitativa e com caráter de intervenção, envolveu a participação de sete professoras que atuam nos anos iniciais das escolas municipais de São Paulo. A fundamentação teórica pautou-se principalmente nas ideias de Zeichner, Imbernón e Shulman em relação à formação do professor e nos estudos realizados por Brizuela, Lerner e Sadovsky sobre o desenvolvimento do pensamento numérico, entre outros pesquisadores destes temas. A pesquisa mostrou que esse processo de formação exigiu reflexões e caminhos alternativos que colaborassem com a reconstrução dos conteúdos matemáticos a ser ensinados, bem como, a escolha de intervenções que ampliasse as possibilidades de aprendizagem dos alunos em sala de aulaFederal University of Grande Dourados (UFGD)2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/731610.30612/tangram.v1i2.7316TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 2 (2018); 39-582595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7316/4472Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreto, Maria das Graças BezerraPrado, Maria Elisabette Brisola Brito2018-06-27T11:46:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7316Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-06-27T11:46:55Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática |
title |
Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática |
spellingShingle |
Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática Barreto, Maria das Graças Bezerra |
title_short |
Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática |
title_full |
Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática |
title_fullStr |
Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática |
title_full_unstemmed |
Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática |
title_sort |
Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática |
author |
Barreto, Maria das Graças Bezerra |
author_facet |
Barreto, Maria das Graças Bezerra Prado, Maria Elisabette Brisola Brito |
author_role |
author |
author2 |
Prado, Maria Elisabette Brisola Brito |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Maria das Graças Bezerra Prado, Maria Elisabette Brisola Brito |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir a abordagem de uma formação continuada de professores que ensinam matemática realizada no ambiente escolar acerca do sistema de numeração decimal e sua relação com as estratégias de contagem utilizadas para resolver problemas aditivos. A metodologia da pesquisa de natureza qualitativa e com caráter de intervenção, envolveu a participação de sete professoras que atuam nos anos iniciais das escolas municipais de São Paulo. A fundamentação teórica pautou-se principalmente nas ideias de Zeichner, Imbernón e Shulman em relação à formação do professor e nos estudos realizados por Brizuela, Lerner e Sadovsky sobre o desenvolvimento do pensamento numérico, entre outros pesquisadores destes temas. A pesquisa mostrou que esse processo de formação exigiu reflexões e caminhos alternativos que colaborassem com a reconstrução dos conteúdos matemáticos a ser ensinados, bem como, a escolha de intervenções que ampliasse as possibilidades de aprendizagem dos alunos em sala de aula |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7316 10.30612/tangram.v1i2.7316 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7316 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v1i2.7316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7316/4472 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 2 (2018); 39-58 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479475384320 |