FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: conta e reconta para resolver problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Maria das Graças Bezerra
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brito, Maria Elisabette Brisola Prado, Garcia Silva, Angélica Fontoura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8067
Resumo:  Esse artigo tem como objetivo analisar o conhecimento do conteúdo matemático e dos alunos explicitados por professoras atuantes nos anos iniciais da Educação Básica durante um processo formativo.  Trata-se de uma parceria entre a Universidade e a Escola que promoveu estudos, vivências, observações e análises da prática docente. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu a formação de sete professoras dentro da escola pertencente à Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A análise dos dados se pautou em autores da formação do professor, como, Ball. Thames e Phelps, Schön, Zeichner e Serrrazina e em autores que discutem mais especificamente a aprendizagem de Matemática, tais como, Vergnaud, Brizuela, Moreno, Nunes e Bryant entre outros. A análise desta investigação mostrou que o processo formativo, desenvolvido na perspectiva colaborativa contribuiu para a ressignificação de conhecimentos sobre contagem e resolução de problemas aditivos e seu ensino, sobretudo acerca das estratégias utilizadas pelos estudantes. Observou-se ainda, uma postura investigativa das professoras participantes sobre as discussões teóricas e suas eventuais aplicações práticas.Palavras-chave: Conhecimento Profissional.  Prática Docente. Contagem. Problemas Aditivos.CONTINUED EDUCATION OF MATHEMATICS TEACHERS: counts and accounts to solve problems Abstract: This article aims to analyze how the knowledge of mathematics content and of students is expressed by early elementary school teachers during a development process.   The study is a partnership between the university and the school where the readings, experiences, observations and teacher's practice analysis took place.  This research uses a qualitative approach and involved the development of seven teachers of a designated school, which belongs to the Regional Educational Directory of Sao Miguel Paulista linked to Sao Paulo's Municipal Education Department.  Data analysis was based on teacher development authors such as Ball, Thames and Phelps, Schon, Zeichner and Serrrazina, and on authors who specifically discuss mathematical teaching, such as Vergnaud, Brizuela, Moreno, Nunes and Bryant, among others. The analysis of this investigation showed that the development process taken under the collaborative perspective contributed to re-signify knowledge about counting and solving addition problems and their teaching, mainly with regard to the strategies used by students. It was also noticed the investigative attitude demonstrated by the participating teachers about the theoretical discussions and their possible practical applications.Keywords: Professional knowledge.  Teaching Practice. Counting. Addition Problems.FORMACIÓN CONTINUADA DE PROFESORES QUE ENSEÑAN MATEMÁTICAS: cuenta y recuenta para resolver problemas Resumen: Ese artículo tiene como objetivo analizar el conocimiento del contenido matemático y de los alumnos explicitados por profesoras actuantes en los años iniciales de la Educación Básica durante un proceso de formación.  Se trata de una alianza entre la Universidad y la Escuela que promovió estudios, vivencias, observaciones y análisis de la práctica docente. Este estudio, de carácter cualitativo, involucró la formación de siete profesoras dentro de la escuela perteneciente al Directorio Regional de Educación de São Miguel Paulista, de la Secretaría Municipal de Educación de São Paulo. El análisis de los datos se basó en autores de la formación del profesor, como Ball, Thames y Phelps, Schon, Zeichner y Serrrazina y en autores que discuten más específicamente el aprendizaje de Matemáticas, tales como Vergnaud, Brizuela, Moreno, Nunes y Bryant entre otros. El análisis de esta investigación mostró que el proceso de formación, desarrollado en la perspectiva colaborativa contribuyó para la resignificación de conocimientos sobre cuenta y resolución de problemas adictivos y su enseñanza, principalmente acerca de las estrategias utilizadas por los estudiantes. Se observó también una postura investigativa de las profesoras participantes sobre las discusiones teóricas y sus eventuales aplicaciones prácticas.Palabras claves: Conocimiento profesional. Práctica docente. Cuenta. Problemas adictivos.
id UFMA-5_19080c09ca6cf89b4d2f6306364224cb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8067
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: conta e reconta para resolver problemasConhecimento Profissional. Prática Docente. Contagem. Problemas Aditivos. Esse artigo tem como objetivo analisar o conhecimento do conteúdo matemático e dos alunos explicitados por professoras atuantes nos anos iniciais da Educação Básica durante um processo formativo.  Trata-se de uma parceria entre a Universidade e a Escola que promoveu estudos, vivências, observações e análises da prática docente. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu a formação de sete professoras dentro da escola pertencente à Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A análise dos dados se pautou em autores da formação do professor, como, Ball. Thames e Phelps, Schön, Zeichner e Serrrazina e em autores que discutem mais especificamente a aprendizagem de Matemática, tais como, Vergnaud, Brizuela, Moreno, Nunes e Bryant entre outros. A análise desta investigação mostrou que o processo formativo, desenvolvido na perspectiva colaborativa contribuiu para a ressignificação de conhecimentos sobre contagem e resolução de problemas aditivos e seu ensino, sobretudo acerca das estratégias utilizadas pelos estudantes. Observou-se ainda, uma postura investigativa das professoras participantes sobre as discussões teóricas e suas eventuais aplicações práticas.Palavras-chave: Conhecimento Profissional.  Prática Docente. Contagem. Problemas Aditivos.CONTINUED EDUCATION OF MATHEMATICS TEACHERS: counts and accounts to solve problems Abstract: This article aims to analyze how the knowledge of mathematics content and of students is expressed by early elementary school teachers during a development process.   The study is a partnership between the university and the school where the readings, experiences, observations and teacher's practice analysis took place.  This research uses a qualitative approach and involved the development of seven teachers of a designated school, which belongs to the Regional Educational Directory of Sao Miguel Paulista linked to Sao Paulo's Municipal Education Department.  Data analysis was based on teacher development authors such as Ball, Thames and Phelps, Schon, Zeichner and Serrrazina, and on authors who specifically discuss mathematical teaching, such as Vergnaud, Brizuela, Moreno, Nunes and Bryant, among others. The analysis of this investigation showed that the development process taken under the collaborative perspective contributed to re-signify knowledge about counting and solving addition problems and their teaching, mainly with regard to the strategies used by students. It was also noticed the investigative attitude demonstrated by the participating teachers about the theoretical discussions and their possible practical applications.Keywords: Professional knowledge.  Teaching Practice. Counting. Addition Problems.FORMACIÓN CONTINUADA DE PROFESORES QUE ENSEÑAN MATEMÁTICAS: cuenta y recuenta para resolver problemas Resumen: Ese artículo tiene como objetivo analizar el conocimiento del contenido matemático y de los alumnos explicitados por profesoras actuantes en los años iniciales de la Educación Básica durante un proceso de formación.  Se trata de una alianza entre la Universidad y la Escuela que promovió estudios, vivencias, observaciones y análisis de la práctica docente. Este estudio, de carácter cualitativo, involucró la formación de siete profesoras dentro de la escuela perteneciente al Directorio Regional de Educación de São Miguel Paulista, de la Secretaría Municipal de Educación de São Paulo. El análisis de los datos se basó en autores de la formación del profesor, como Ball, Thames y Phelps, Schon, Zeichner y Serrrazina y en autores que discuten más específicamente el aprendizaje de Matemáticas, tales como Vergnaud, Brizuela, Moreno, Nunes y Bryant entre otros. El análisis de esta investigación mostró que el proceso de formación, desarrollado en la perspectiva colaborativa contribuyó para la resignificación de conocimientos sobre cuenta y resolución de problemas adictivos y su enseñanza, principalmente acerca de las estrategias utilizadas por los estudiantes. Se observó también una postura investigativa de las profesoras participantes sobre las discusiones teóricas y sus eventuales aplicaciones prácticas.Palabras claves: Conocimiento profesional. Práctica docente. Cuenta. Problemas adictivos.Universidade Federal do Maranhão2018-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/806710.18764/2178-2229.v24n.especialp20-35Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. especial, set./dez. 2017; 20-352178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8067/5156Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreto, Maria das Graças BezerraBrito, Maria Elisabette Brisola PradoGarcia Silva, Angélica Fontoura2018-12-17T15:35:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8067Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:54.740284Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: conta e reconta para resolver problemas
title FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: conta e reconta para resolver problemas
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: conta e reconta para resolver problemas
Barreto, Maria das Graças Bezerra
Conhecimento Profissional. Prática Docente. Contagem. Problemas Aditivos.
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: conta e reconta para resolver problemas
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: conta e reconta para resolver problemas
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: conta e reconta para resolver problemas
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: conta e reconta para resolver problemas
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: conta e reconta para resolver problemas
author Barreto, Maria das Graças Bezerra
author_facet Barreto, Maria das Graças Bezerra
Brito, Maria Elisabette Brisola Prado
Garcia Silva, Angélica Fontoura
author_role author
author2 Brito, Maria Elisabette Brisola Prado
Garcia Silva, Angélica Fontoura
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Maria das Graças Bezerra
Brito, Maria Elisabette Brisola Prado
Garcia Silva, Angélica Fontoura
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento Profissional. Prática Docente. Contagem. Problemas Aditivos.
topic Conhecimento Profissional. Prática Docente. Contagem. Problemas Aditivos.
description  Esse artigo tem como objetivo analisar o conhecimento do conteúdo matemático e dos alunos explicitados por professoras atuantes nos anos iniciais da Educação Básica durante um processo formativo.  Trata-se de uma parceria entre a Universidade e a Escola que promoveu estudos, vivências, observações e análises da prática docente. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu a formação de sete professoras dentro da escola pertencente à Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A análise dos dados se pautou em autores da formação do professor, como, Ball. Thames e Phelps, Schön, Zeichner e Serrrazina e em autores que discutem mais especificamente a aprendizagem de Matemática, tais como, Vergnaud, Brizuela, Moreno, Nunes e Bryant entre outros. A análise desta investigação mostrou que o processo formativo, desenvolvido na perspectiva colaborativa contribuiu para a ressignificação de conhecimentos sobre contagem e resolução de problemas aditivos e seu ensino, sobretudo acerca das estratégias utilizadas pelos estudantes. Observou-se ainda, uma postura investigativa das professoras participantes sobre as discussões teóricas e suas eventuais aplicações práticas.Palavras-chave: Conhecimento Profissional.  Prática Docente. Contagem. Problemas Aditivos.CONTINUED EDUCATION OF MATHEMATICS TEACHERS: counts and accounts to solve problems Abstract: This article aims to analyze how the knowledge of mathematics content and of students is expressed by early elementary school teachers during a development process.   The study is a partnership between the university and the school where the readings, experiences, observations and teacher's practice analysis took place.  This research uses a qualitative approach and involved the development of seven teachers of a designated school, which belongs to the Regional Educational Directory of Sao Miguel Paulista linked to Sao Paulo's Municipal Education Department.  Data analysis was based on teacher development authors such as Ball, Thames and Phelps, Schon, Zeichner and Serrrazina, and on authors who specifically discuss mathematical teaching, such as Vergnaud, Brizuela, Moreno, Nunes and Bryant, among others. The analysis of this investigation showed that the development process taken under the collaborative perspective contributed to re-signify knowledge about counting and solving addition problems and their teaching, mainly with regard to the strategies used by students. It was also noticed the investigative attitude demonstrated by the participating teachers about the theoretical discussions and their possible practical applications.Keywords: Professional knowledge.  Teaching Practice. Counting. Addition Problems.FORMACIÓN CONTINUADA DE PROFESORES QUE ENSEÑAN MATEMÁTICAS: cuenta y recuenta para resolver problemas Resumen: Ese artículo tiene como objetivo analizar el conocimiento del contenido matemático y de los alumnos explicitados por profesoras actuantes en los años iniciales de la Educación Básica durante un proceso de formación.  Se trata de una alianza entre la Universidad y la Escuela que promovió estudios, vivencias, observaciones y análisis de la práctica docente. Este estudio, de carácter cualitativo, involucró la formación de siete profesoras dentro de la escuela perteneciente al Directorio Regional de Educación de São Miguel Paulista, de la Secretaría Municipal de Educación de São Paulo. El análisis de los datos se basó en autores de la formación del profesor, como Ball, Thames y Phelps, Schon, Zeichner y Serrrazina y en autores que discuten más específicamente el aprendizaje de Matemáticas, tales como Vergnaud, Brizuela, Moreno, Nunes y Bryant entre otros. El análisis de esta investigación mostró que el proceso de formación, desarrollado en la perspectiva colaborativa contribuyó para la resignificación de conocimientos sobre cuenta y resolución de problemas adictivos y su enseñanza, principalmente acerca de las estrategias utilizadas por los estudiantes. Se observó también una postura investigativa de las profesoras participantes sobre las discusiones teóricas y sus eventuales aplicaciones prácticas.Palabras claves: Conocimiento profesional. Práctica docente. Cuenta. Problemas adictivos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8067
10.18764/2178-2229.v24n.especialp20-35
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8067
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v24n.especialp20-35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8067/5156
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. especial, set./dez. 2017; 20-35
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879055462400