O juro real no contexto da educação financeira crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8863 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar e aprofundar o conceito de letramento financeiro dentro da sua vertente crítica e descrever uma possibilidade de desenvolvimento prático dessas ideias em um projeto pedagógico que visa discutir o conceito de juro real no dia-a-dia dos brasileiros, favorecendo a reflexão e o debate sobre as problemáticas econômicas, sociais e políticas que derivam do tema proposto. Pretendemos demonstrar algumas possibilidades de trabalho com a educação financeira crítica, de modo a contribuir para o seu desenvolvimento e sua disseminação. A atividade pedagógica envolveu o cálculo da taxa real de juro considerando diversas medidas de inflação e de rendimento de operações financeiras. A educação crítica se fez presente na atividade e a modelagem matemática se mostrou adequada à proposta, abrindo espaço para discussões sobre problemas concretos que fazem parte da realidade dos alunos e que estão ligados à formação profissional deles. |
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O juro real no contexto da educação financeira críticaeducação financeirataxa real de juroletramento financeiroO objetivo deste trabalho é apresentar e aprofundar o conceito de letramento financeiro dentro da sua vertente crítica e descrever uma possibilidade de desenvolvimento prático dessas ideias em um projeto pedagógico que visa discutir o conceito de juro real no dia-a-dia dos brasileiros, favorecendo a reflexão e o debate sobre as problemáticas econômicas, sociais e políticas que derivam do tema proposto. Pretendemos demonstrar algumas possibilidades de trabalho com a educação financeira crítica, de modo a contribuir para o seu desenvolvimento e sua disseminação. A atividade pedagógica envolveu o cálculo da taxa real de juro considerando diversas medidas de inflação e de rendimento de operações financeiras. A educação crítica se fez presente na atividade e a modelagem matemática se mostrou adequada à proposta, abrindo espaço para discussões sobre problemas concretos que fazem parte da realidade dos alunos e que estão ligados à formação profissional deles.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/886310.30612/tangram.v2i2.8863TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2019); 67-862595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8863/5071Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Celso RibeiroCoutinho, Cileda Queiroz e Silva2019-04-10T23:09:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8863Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2019-04-10T23:09:36Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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