O juro real no contexto da educação financeira crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Celso Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Coutinho, Cileda Queiroz e Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8863
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar e aprofundar o conceito de letramento financeiro dentro da sua vertente crítica e descrever uma possibilidade de desenvolvimento prático dessas ideias em um projeto pedagógico que visa discutir o conceito de juro real no dia-a-dia dos brasileiros, favorecendo a reflexão e o debate sobre as problemáticas econômicas, sociais e políticas que derivam do tema proposto. Pretendemos demonstrar algumas possibilidades de trabalho com a educação financeira crítica, de modo a contribuir para o seu desenvolvimento e sua disseminação. A atividade pedagógica envolveu o cálculo da taxa real de juro considerando diversas medidas de inflação e de rendimento de operações financeiras. A educação crítica se fez presente na atividade e a modelagem matemática se mostrou adequada à proposta, abrindo espaço para discussões sobre problemas concretos que fazem parte da realidade dos alunos e que estão ligados à formação profissional deles.
id UFGD-9_6fbb5aea5476ef17ab796519ea1a2c43
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8863
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling O juro real no contexto da educação financeira críticaeducação financeirataxa real de juroletramento financeiroO objetivo deste trabalho é apresentar e aprofundar o conceito de letramento financeiro dentro da sua vertente crítica e descrever uma possibilidade de desenvolvimento prático dessas ideias em um projeto pedagógico que visa discutir o conceito de juro real no dia-a-dia dos brasileiros, favorecendo a reflexão e o debate sobre as problemáticas econômicas, sociais e políticas que derivam do tema proposto. Pretendemos demonstrar algumas possibilidades de trabalho com a educação financeira crítica, de modo a contribuir para o seu desenvolvimento e sua disseminação. A atividade pedagógica envolveu o cálculo da taxa real de juro considerando diversas medidas de inflação e de rendimento de operações financeiras. A educação crítica se fez presente na atividade e a modelagem matemática se mostrou adequada à proposta, abrindo espaço para discussões sobre problemas concretos que fazem parte da realidade dos alunos e que estão ligados à formação profissional deles.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/886310.30612/tangram.v2i2.8863TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2019); 67-862595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8863/5071Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Celso RibeiroCoutinho, Cileda Queiroz e Silva2019-04-10T23:09:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8863Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2019-04-10T23:09:36Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O juro real no contexto da educação financeira crítica
title O juro real no contexto da educação financeira crítica
spellingShingle O juro real no contexto da educação financeira crítica
Campos, Celso Ribeiro
educação financeira
taxa real de juro
letramento financeiro
title_short O juro real no contexto da educação financeira crítica
title_full O juro real no contexto da educação financeira crítica
title_fullStr O juro real no contexto da educação financeira crítica
title_full_unstemmed O juro real no contexto da educação financeira crítica
title_sort O juro real no contexto da educação financeira crítica
author Campos, Celso Ribeiro
author_facet Campos, Celso Ribeiro
Coutinho, Cileda Queiroz e Silva
author_role author
author2 Coutinho, Cileda Queiroz e Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Celso Ribeiro
Coutinho, Cileda Queiroz e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv educação financeira
taxa real de juro
letramento financeiro
topic educação financeira
taxa real de juro
letramento financeiro
description O objetivo deste trabalho é apresentar e aprofundar o conceito de letramento financeiro dentro da sua vertente crítica e descrever uma possibilidade de desenvolvimento prático dessas ideias em um projeto pedagógico que visa discutir o conceito de juro real no dia-a-dia dos brasileiros, favorecendo a reflexão e o debate sobre as problemáticas econômicas, sociais e políticas que derivam do tema proposto. Pretendemos demonstrar algumas possibilidades de trabalho com a educação financeira crítica, de modo a contribuir para o seu desenvolvimento e sua disseminação. A atividade pedagógica envolveu o cálculo da taxa real de juro considerando diversas medidas de inflação e de rendimento de operações financeiras. A educação crítica se fez presente na atividade e a modelagem matemática se mostrou adequada à proposta, abrindo espaço para discussões sobre problemas concretos que fazem parte da realidade dos alunos e que estão ligados à formação profissional deles.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8863
10.30612/tangram.v2i2.8863
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8863
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v2i2.8863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8863/5071
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2019); 67-86
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479532007424