Magnitudes nos livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguilera-García, Cristina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Arnal-Palacián, Mónica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Tangram (Dourados)
DOI: 10.30612/tangram.v3i3.12516
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12516
Resumo: Neste artigo analisamos o aparecimento das magnitudes em três livros didáticos espanhóis do sexto ano do Ensino Fundamental. A fim de realizar este estudo, revisamos a pesquisa realizada sobre o ensino-aprendizagem da medida no Ensino Fundamental e o uso dos livros didáticos na sala de aula. Posteriormente, foi selecionada uma amostra e foi necessário construir um instrumento que permitisse  a  análise  de  cada  um  deles.  Entre  os  resultados  deste  estudo  estão  a  apresentação  da magnitude  da  área  em  todos  os  livros  didáticos,  uma  predominância  do  sistema  de  representação verbal, problemas específicos relacionados à vida diária e a presença de imagens que acompanham algumas das noções.
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spelling Magnitudes nos livros didáticos do 6º ano do Ensino FundamentalMagnitudes en libros de texto de 6º curso de Educación PrimariaMagnitudesin textbooks of the sixth grade of Primary EducationEducação matemática. Livros didáticos. Ensino primário. Magnitudes.Educación matemática. Libros de texto. Educación Primaria. Magnitudes.Educación MatemáticaMathematics Education. Textbooks. Primary Education. Magnitudes.Neste artigo analisamos o aparecimento das magnitudes em três livros didáticos espanhóis do sexto ano do Ensino Fundamental. A fim de realizar este estudo, revisamos a pesquisa realizada sobre o ensino-aprendizagem da medida no Ensino Fundamental e o uso dos livros didáticos na sala de aula. Posteriormente, foi selecionada uma amostra e foi necessário construir um instrumento que permitisse  a  análise  de  cada  um  deles.  Entre  os  resultados  deste  estudo  estão  a  apresentação  da magnitude  da  área  em  todos  os  livros  didáticos,  uma  predominância  do  sistema  de  representação verbal, problemas específicos relacionados à vida diária e a presença de imagens que acompanham algumas das noções.En este trabajo se analiza la aparición de las magnitudesen tres libros de texto españoles de sexto curso de Educación Primaria. Para poder llevarlo a cabo se han revisado las investigaciones realizadassobre la enseñanza-aprendizaje de la medida en Educación Primaria y el uso de los libros de textoen el aula. Posteriormente, se ha seleccionado una muestra y ha sido necesario construir un instrumentoque  permita  poder  analizar  cada  uno  de  ellos.  Entre  los  resultados  arrojados  de  esteestudiose encuentra la presentación de la magnitud área en todos los manuales, una predominancia delsistema de representación verbal, problemas específicos relacionados con la vida cotidiana y la presencia de imágenes que acompañan a alguna de las nociones.In this paperwe analyze the appearance of the magnitudes in three Spanish textbooks of the sixth year of Primary Education. In order to carry out this study, we havewe have reviewed the research carried out on the teaching-learning of the measurein Primary Education and the use of the textbooks in the classroom.To do so, a sample has been selected and it has been necessary to build an instrument to be able to analyse each of them. Among the results of this study are the presentation of the area magnitude in everytextbook, a predominance of the verbal representation system, specific problems related to daily life and the presence of images that accompany some of the notions.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1251610.30612/tangram.v3i3.12516TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2020); 25-432595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDspahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12516/6119Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAguilera-García, CristinaArnal-Palacián, Mónica2020-12-15T08:47:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12516Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-12-15T08:47:16Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
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