Um modelo de ensino híbrido: uma proposta para formação continuada de professores pedagogos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12742 |
Resumo: | Este artigo apresenta parte dos resultados de um projeto que teve como objetivo investigar se as estratégias utilizadas para a formação continuada de professores pedagogos utilizando um modelo de Ensino Híbrido –"Sala de Aula Invertida" poderia ser um instrumento favorável para a formação continuada de professores no contexto da Matemática (Shulman,1987), em especial da Geometria. A proposta foi uma tentativa de buscar o aprimoramento de conceitos e práticas didáticas para o ensino de Geometria nos primeiros anos do ensino fundamental, abordando aspectos teóricos (Van Hiele,1986) e metodológicos e com o uso de tecnologias digitais, especialmente o software GeoGebra. Foi oferecida uma capacitação com a proposta de capacitar educadores, que lecionam no ensinofundamental, a ensinar Geometria Plana com o uso de tecnologias digitais e incentivá-los na busca contínua pelo aperfeiçoamento profissional. Os professores participaram da criação de um modelo proposto, em suas respectivas áreas de atuação, contribuindo para resultados significativos. |
id |
UFGD-9_71158f598b644b06326d00c93c4280cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12742 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um modelo de ensino híbrido: uma proposta para formação continuada de professores pedagogosUn modelo de enseñanza híbrida: una propuesta para la formación continua de los profesores pedagogosThe hybrid teaching model: a proposal continuing education for first grade teachersFormação de professores pedagogos. Sala de Aula Invertida. GeoGebra.Formación de pedagogos. Aula Invertida. GeoGebra.Teacher training pedagogues. Inverted Classroom. GeoGebra.Tecnologias na Educação MatemáticaEste artigo apresenta parte dos resultados de um projeto que teve como objetivo investigar se as estratégias utilizadas para a formação continuada de professores pedagogos utilizando um modelo de Ensino Híbrido –"Sala de Aula Invertida" poderia ser um instrumento favorável para a formação continuada de professores no contexto da Matemática (Shulman,1987), em especial da Geometria. A proposta foi uma tentativa de buscar o aprimoramento de conceitos e práticas didáticas para o ensino de Geometria nos primeiros anos do ensino fundamental, abordando aspectos teóricos (Van Hiele,1986) e metodológicos e com o uso de tecnologias digitais, especialmente o software GeoGebra. Foi oferecida uma capacitação com a proposta de capacitar educadores, que lecionam no ensinofundamental, a ensinar Geometria Plana com o uso de tecnologias digitais e incentivá-los na busca contínua pelo aperfeiçoamento profissional. Os professores participaram da criação de um modelo proposto, em suas respectivas áreas de atuação, contribuindo para resultados significativos.Este artículo presenta parte de los resultados de un proyecto para investigar si las estrategias utilizadas para la educación contínua de los pedagogos, utilizando un modelo de “Enseñanza Híbrida”, podría ser un instrumento favorable para la formación de los profesores en el contexto de las Matemáticas (Shulman,1987), especialmente la geometría. La propuesta fue un intento de buscar la mejora de los conceptos didácticos y prácticas para la enseñanza de la Geometría en los primeros años de la escuela primaria, abordando aspectos teóricos (Van Hiele,1986) y metodológicos y con el uso de tecnologías digitales, especialmente softwareGeoGebra. Se ofreció formación con la propuesta de capacitar a educadores, que enseñan en la escuela primaria, para enseñar Geometría Plana con el uso de tecnologías digitales y animarlos en la búsqueda contínua de la mejora profesional. Los profesoresparticiparon en la creación de un modelo propuesto, en sus respectivas áreas de actividad, contribuyendo conresultados significativos.This paper presents part of the results of a project that aimed to investigate whether strategies used for continuing education of first grade teachers, using a Hybrid Teaching model,“Flipped Classroom” could be a favorable instrument for the continued training of elementary school teachers in the context of Mathematics (Shulman,1987), in particular Geometry. The proposal was an attempt to seek the improvement of didactic concepts and practices for the teaching of Geometry in the early years of basic school, addressing theoretical (Van Hiele,1986) and methodological aspects and with the use of digital technologies, especially GeoGebra software. A training was offered with the proposal of empowering educators, who teach in elementary school, to teach Plane Geometry with the use of digital technologies and encourage them in the continuous search for professional improvement. The teachers participated forcreating the proposed model, offering their respective areas of expertise, and contributing to significant results.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1274210.30612/tangram.v3i3.12742TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2020); 44-592595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDenghttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12742/6121Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAbar, Celina Aparecida Almeida PereiraRodrigues, Renata UdvaryAlmeida, Marcio Vieira de2020-12-15T08:47:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12742Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-12-15T08:47:16Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um modelo de ensino híbrido: uma proposta para formação continuada de professores pedagogos Un modelo de enseñanza híbrida: una propuesta para la formación continua de los profesores pedagogos The hybrid teaching model: a proposal continuing education for first grade teachers |
title |
Um modelo de ensino híbrido: uma proposta para formação continuada de professores pedagogos |
spellingShingle |
Um modelo de ensino híbrido: uma proposta para formação continuada de professores pedagogos Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira Formação de professores pedagogos. Sala de Aula Invertida. GeoGebra. Formación de pedagogos. Aula Invertida. GeoGebra. Teacher training pedagogues. Inverted Classroom. GeoGebra. Tecnologias na Educação Matemática |
title_short |
Um modelo de ensino híbrido: uma proposta para formação continuada de professores pedagogos |
title_full |
Um modelo de ensino híbrido: uma proposta para formação continuada de professores pedagogos |
title_fullStr |
Um modelo de ensino híbrido: uma proposta para formação continuada de professores pedagogos |
title_full_unstemmed |
Um modelo de ensino híbrido: uma proposta para formação continuada de professores pedagogos |
title_sort |
Um modelo de ensino híbrido: uma proposta para formação continuada de professores pedagogos |
author |
Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira |
author_facet |
Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira Rodrigues, Renata Udvary Almeida, Marcio Vieira de |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Renata Udvary Almeida, Marcio Vieira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira Rodrigues, Renata Udvary Almeida, Marcio Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores pedagogos. Sala de Aula Invertida. GeoGebra. Formación de pedagogos. Aula Invertida. GeoGebra. Teacher training pedagogues. Inverted Classroom. GeoGebra. Tecnologias na Educação Matemática |
topic |
Formação de professores pedagogos. Sala de Aula Invertida. GeoGebra. Formación de pedagogos. Aula Invertida. GeoGebra. Teacher training pedagogues. Inverted Classroom. GeoGebra. Tecnologias na Educação Matemática |
description |
Este artigo apresenta parte dos resultados de um projeto que teve como objetivo investigar se as estratégias utilizadas para a formação continuada de professores pedagogos utilizando um modelo de Ensino Híbrido –"Sala de Aula Invertida" poderia ser um instrumento favorável para a formação continuada de professores no contexto da Matemática (Shulman,1987), em especial da Geometria. A proposta foi uma tentativa de buscar o aprimoramento de conceitos e práticas didáticas para o ensino de Geometria nos primeiros anos do ensino fundamental, abordando aspectos teóricos (Van Hiele,1986) e metodológicos e com o uso de tecnologias digitais, especialmente o software GeoGebra. Foi oferecida uma capacitação com a proposta de capacitar educadores, que lecionam no ensinofundamental, a ensinar Geometria Plana com o uso de tecnologias digitais e incentivá-los na busca contínua pelo aperfeiçoamento profissional. Os professores participaram da criação de um modelo proposto, em suas respectivas áreas de atuação, contribuindo para resultados significativos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12742 10.30612/tangram.v3i3.12742 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12742 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v3i3.12742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12742/6121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2020); 44-59 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479950389248 |