O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gualandi, Jorge Henrique
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Zerbinato, Jéssica Alves, Soares, Maria Rosana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7343
Resumo: Este artigo apresenta um estudo com alunos do 8º ano do ensino fundamental, realizado em uma escola municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES. O estudo objetivou investigar a compreensão dos alunos na realização de atividades envolvendo Generalização de Padrões, o que se deu por meio de duas atividades investigativas. A primeira teve o propósito de diagnosticar as dificuldades dos alunos, para, a partir de sua correção, apresentar formas de resolução dessas atividades. A segunda atividade teve o propósito de analisar os resultados. Os resultados apontaram que a atividade envolvendo a Generalização de Padrões possibilitou aos alunos ter contato com um aspecto da álgebra que é essencial para o seu desenvolvimento cognitivo, que até então não tinham conhecimento. Por meio das atividades utilizadas, os sujeitos puderam desenvolver as habilidades de observação, generalização e abstração.Palavras-chave: Generalização de Padrões. Pensamento Algébrico. Processo Ensino-Aprendizagem.
id UFGD-9_7438edfd46635a8fb83fb6766655f6f7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7343
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamentalEste artigo apresenta um estudo com alunos do 8º ano do ensino fundamental, realizado em uma escola municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES. O estudo objetivou investigar a compreensão dos alunos na realização de atividades envolvendo Generalização de Padrões, o que se deu por meio de duas atividades investigativas. A primeira teve o propósito de diagnosticar as dificuldades dos alunos, para, a partir de sua correção, apresentar formas de resolução dessas atividades. A segunda atividade teve o propósito de analisar os resultados. Os resultados apontaram que a atividade envolvendo a Generalização de Padrões possibilitou aos alunos ter contato com um aspecto da álgebra que é essencial para o seu desenvolvimento cognitivo, que até então não tinham conhecimento. Por meio das atividades utilizadas, os sujeitos puderam desenvolver as habilidades de observação, generalização e abstração.Palavras-chave: Generalização de Padrões. Pensamento Algébrico. Processo Ensino-Aprendizagem.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/734310.30612/tangram.v1i2.7343TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 2 (2018); 91-1042595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7343/4458Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGualandi, Jorge HenriqueZerbinato, Jéssica AlvesSoares, Maria Rosana2018-06-27T11:46:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7343Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-06-27T11:46:55Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental
title O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental
spellingShingle O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental
Gualandi, Jorge Henrique
title_short O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental
title_full O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental
title_fullStr O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental
title_sort O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental
author Gualandi, Jorge Henrique
author_facet Gualandi, Jorge Henrique
Zerbinato, Jéssica Alves
Soares, Maria Rosana
author_role author
author2 Zerbinato, Jéssica Alves
Soares, Maria Rosana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gualandi, Jorge Henrique
Zerbinato, Jéssica Alves
Soares, Maria Rosana
description Este artigo apresenta um estudo com alunos do 8º ano do ensino fundamental, realizado em uma escola municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES. O estudo objetivou investigar a compreensão dos alunos na realização de atividades envolvendo Generalização de Padrões, o que se deu por meio de duas atividades investigativas. A primeira teve o propósito de diagnosticar as dificuldades dos alunos, para, a partir de sua correção, apresentar formas de resolução dessas atividades. A segunda atividade teve o propósito de analisar os resultados. Os resultados apontaram que a atividade envolvendo a Generalização de Padrões possibilitou aos alunos ter contato com um aspecto da álgebra que é essencial para o seu desenvolvimento cognitivo, que até então não tinham conhecimento. Por meio das atividades utilizadas, os sujeitos puderam desenvolver as habilidades de observação, generalização e abstração.Palavras-chave: Generalização de Padrões. Pensamento Algébrico. Processo Ensino-Aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7343
10.30612/tangram.v1i2.7343
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7343
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v1i2.7343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7343/4458
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 2 (2018); 91-104
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479478530048