O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7343 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo com alunos do 8º ano do ensino fundamental, realizado em uma escola municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES. O estudo objetivou investigar a compreensão dos alunos na realização de atividades envolvendo Generalização de Padrões, o que se deu por meio de duas atividades investigativas. A primeira teve o propósito de diagnosticar as dificuldades dos alunos, para, a partir de sua correção, apresentar formas de resolução dessas atividades. A segunda atividade teve o propósito de analisar os resultados. Os resultados apontaram que a atividade envolvendo a Generalização de Padrões possibilitou aos alunos ter contato com um aspecto da álgebra que é essencial para o seu desenvolvimento cognitivo, que até então não tinham conhecimento. Por meio das atividades utilizadas, os sujeitos puderam desenvolver as habilidades de observação, generalização e abstração.Palavras-chave: Generalização de Padrões. Pensamento Algébrico. Processo Ensino-Aprendizagem. |
id |
UFGD-9_7438edfd46635a8fb83fb6766655f6f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7343 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamentalEste artigo apresenta um estudo com alunos do 8º ano do ensino fundamental, realizado em uma escola municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES. O estudo objetivou investigar a compreensão dos alunos na realização de atividades envolvendo Generalização de Padrões, o que se deu por meio de duas atividades investigativas. A primeira teve o propósito de diagnosticar as dificuldades dos alunos, para, a partir de sua correção, apresentar formas de resolução dessas atividades. A segunda atividade teve o propósito de analisar os resultados. Os resultados apontaram que a atividade envolvendo a Generalização de Padrões possibilitou aos alunos ter contato com um aspecto da álgebra que é essencial para o seu desenvolvimento cognitivo, que até então não tinham conhecimento. Por meio das atividades utilizadas, os sujeitos puderam desenvolver as habilidades de observação, generalização e abstração.Palavras-chave: Generalização de Padrões. Pensamento Algébrico. Processo Ensino-Aprendizagem.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/734310.30612/tangram.v1i2.7343TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 2 (2018); 91-1042595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7343/4458Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGualandi, Jorge HenriqueZerbinato, Jéssica AlvesSoares, Maria Rosana2018-06-27T11:46:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7343Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-06-27T11:46:55Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental |
title |
O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental |
spellingShingle |
O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental Gualandi, Jorge Henrique |
title_short |
O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental |
title_full |
O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental |
title_fullStr |
O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental |
title_sort |
O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental |
author |
Gualandi, Jorge Henrique |
author_facet |
Gualandi, Jorge Henrique Zerbinato, Jéssica Alves Soares, Maria Rosana |
author_role |
author |
author2 |
Zerbinato, Jéssica Alves Soares, Maria Rosana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gualandi, Jorge Henrique Zerbinato, Jéssica Alves Soares, Maria Rosana |
description |
Este artigo apresenta um estudo com alunos do 8º ano do ensino fundamental, realizado em uma escola municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES. O estudo objetivou investigar a compreensão dos alunos na realização de atividades envolvendo Generalização de Padrões, o que se deu por meio de duas atividades investigativas. A primeira teve o propósito de diagnosticar as dificuldades dos alunos, para, a partir de sua correção, apresentar formas de resolução dessas atividades. A segunda atividade teve o propósito de analisar os resultados. Os resultados apontaram que a atividade envolvendo a Generalização de Padrões possibilitou aos alunos ter contato com um aspecto da álgebra que é essencial para o seu desenvolvimento cognitivo, que até então não tinham conhecimento. Por meio das atividades utilizadas, os sujeitos puderam desenvolver as habilidades de observação, generalização e abstração.Palavras-chave: Generalização de Padrões. Pensamento Algébrico. Processo Ensino-Aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7343 10.30612/tangram.v1i2.7343 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7343 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v1i2.7343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7343/4458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 2 (2018); 91-104 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479478530048 |