Estatísticas e probabilidade no ensino pré-primário e primário: dez manipuladores essenciais para desenvolver o sentido estocástico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alsina, Angel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bosch, Ester
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17587
Resumo: Estatísticas e probabilidade é o bloco de conteúdo mais recentemente incorporado no currículo de matemática para o ensino infantil e primário. Sua presença se deve à necessidade de desenvolver a senso estocástico desde as primeiras idades, para que as crianças mobilizem os conhecimentos e ferramentas necessárias para interpretar criticamente os dados e tomar decisões em situações de incerteza. A fim de ajudar os professores da primeira infância a enfrentar este desafio, a primeira parte deste artigo descreve os importantes conhecimentos e idéias centrais de estatística e probabilidade para desenvolver a senso estocástico, e a segunda parte apresenta uma selecção de dez materiais manipuladores essenciais, com base em critérios de conteúdo, fins didácticos e tipo de material. Para cada material, as actividades são descritas por grupo etário: 3-6 anos; 6-8 anos; 8-10 anos; 10-12 anos.
id UFGD-9_75c70d9f9b7d6ae2e96481679eb1785c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17587
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Estatísticas e probabilidade no ensino pré-primário e primário: dez manipuladores essenciais para desenvolver o sentido estocásticoEstadística y probabilidad en infantil y primaria: Diez materiales manipulativos esenciales para desarrollar el sentido estocásticoEstatísticas e probabilidadeSenso estocástico.Educação pré-escolarEnsino primárioEstadística y probabilidadSentido estocásticoMateriales manipulativosEducación InfantilEducación PrimariaEstatísticas e probabilidade é o bloco de conteúdo mais recentemente incorporado no currículo de matemática para o ensino infantil e primário. Sua presença se deve à necessidade de desenvolver a senso estocástico desde as primeiras idades, para que as crianças mobilizem os conhecimentos e ferramentas necessárias para interpretar criticamente os dados e tomar decisões em situações de incerteza. A fim de ajudar os professores da primeira infância a enfrentar este desafio, a primeira parte deste artigo descreve os importantes conhecimentos e idéias centrais de estatística e probabilidade para desenvolver a senso estocástico, e a segunda parte apresenta uma selecção de dez materiais manipuladores essenciais, com base em critérios de conteúdo, fins didácticos e tipo de material. Para cada material, as actividades são descritas por grupo etário: 3-6 anos; 6-8 anos; 8-10 anos; 10-12 anos.La estadística y la probabilidad es el estándar de contenidos de más reciente incorporación en el currículo de matemáticas de infantil y primaria. Su presencia se debe a la necesidad de desarrollar el sentido estocástico desde las primeras edades, para que la ciudadanía movilice los conocimientos y las herramientas necesarias para interpretar críticamente los datos y tomar decisiones em situaciones de incertidumbre. Con el propósito de ayudar al profesorado de las primeras etapas a conseguir este reto, en la primera parte de este artículo se describen los conocimientos importantes e ideas centrales de estadística y probabilidad para desarrollar el sentido estocástico; y, en la segunda parte, se presenta una selección de diez materiales manipulativos esenciales, a partir de criterios de contenido, de finalidades didácticas y de tipo de material. Para cada material, se describen diversas actividades por grupos de edad: 3-6 años; 6-8 años; 8-10 años; 10-12 años.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2023-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1758710.30612/tangram.v6i3.17587TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2023); 23-592595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDspahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17587/9707https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAlsina, AngelBosch, Ester2024-02-08T18:10:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17587Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-02-08T18:10:27Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Estatísticas e probabilidade no ensino pré-primário e primário: dez manipuladores essenciais para desenvolver o sentido estocástico
Estadística y probabilidad en infantil y primaria: Diez materiales manipulativos esenciales para desarrollar el sentido estocástico
title Estatísticas e probabilidade no ensino pré-primário e primário: dez manipuladores essenciais para desenvolver o sentido estocástico
spellingShingle Estatísticas e probabilidade no ensino pré-primário e primário: dez manipuladores essenciais para desenvolver o sentido estocástico
Alsina, Angel
Estatísticas e probabilidade
Senso estocástico.
Educação pré-escolar
Ensino primário
Estadística y probabilidad
Sentido estocástico
Materiales manipulativos
Educación Infantil
Educación Primaria
title_short Estatísticas e probabilidade no ensino pré-primário e primário: dez manipuladores essenciais para desenvolver o sentido estocástico
title_full Estatísticas e probabilidade no ensino pré-primário e primário: dez manipuladores essenciais para desenvolver o sentido estocástico
title_fullStr Estatísticas e probabilidade no ensino pré-primário e primário: dez manipuladores essenciais para desenvolver o sentido estocástico
title_full_unstemmed Estatísticas e probabilidade no ensino pré-primário e primário: dez manipuladores essenciais para desenvolver o sentido estocástico
title_sort Estatísticas e probabilidade no ensino pré-primário e primário: dez manipuladores essenciais para desenvolver o sentido estocástico
author Alsina, Angel
author_facet Alsina, Angel
Bosch, Ester
author_role author
author2 Bosch, Ester
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alsina, Angel
Bosch, Ester
dc.subject.por.fl_str_mv Estatísticas e probabilidade
Senso estocástico.
Educação pré-escolar
Ensino primário
Estadística y probabilidad
Sentido estocástico
Materiales manipulativos
Educación Infantil
Educación Primaria
topic Estatísticas e probabilidade
Senso estocástico.
Educação pré-escolar
Ensino primário
Estadística y probabilidad
Sentido estocástico
Materiales manipulativos
Educación Infantil
Educación Primaria
description Estatísticas e probabilidade é o bloco de conteúdo mais recentemente incorporado no currículo de matemática para o ensino infantil e primário. Sua presença se deve à necessidade de desenvolver a senso estocástico desde as primeiras idades, para que as crianças mobilizem os conhecimentos e ferramentas necessárias para interpretar criticamente os dados e tomar decisões em situações de incerteza. A fim de ajudar os professores da primeira infância a enfrentar este desafio, a primeira parte deste artigo descreve os importantes conhecimentos e idéias centrais de estatística e probabilidade para desenvolver a senso estocástico, e a segunda parte apresenta uma selecção de dez materiais manipuladores essenciais, com base em critérios de conteúdo, fins didácticos e tipo de material. Para cada material, as actividades são descritas por grupo etário: 3-6 anos; 6-8 anos; 8-10 anos; 10-12 anos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17587
10.30612/tangram.v6i3.17587
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17587
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v6i3.17587
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17587/9707
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2023); 23-59
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480256573440