“Professora, não entendi o problema!” Conversando sobre a interpretação de enunciados que envolvem volume de sólidos
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13827 |
Resumo: | “Professora, não entendi o problema! O que ele está dizendo?” Essas e outras expressões costumam ser recorrentes em aulas de matemática quando se trabalha com resolução de problemas, principalmente quando em situações que exigem mais leitura e interpretação. Por isso, discute-se, neste artigo, dificuldades apresentadas por estudantes da terceira série do ensino médio quando interpretam enunciados complexos de problemas do ENEM que envolvem volume de sólidos. A partir dos estudos de Polya (1973) e Autor 2, analisa-se dados de um estudo de caso qualitativo, desenvolvido em 2019 com 61 estudantes de uma escola estadual de Itapemirim/ES. Os resultados apontaram que a resolução de problemas pautada na identificação de atributos relevantes auxilia na interpretação de enunciados complexos e possibilita a identificação e a compreensão dos conceitos matemáticos implícitos. Além disso, promove a interação ativa e reflexiva entre professor e aluno durante o processo de produção do conhecimento. |
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“Professora, não entendi o problema!” Conversando sobre a interpretação de enunciados que envolvem volume de sólidosResolução de problemasEnsino médioVolume de sólidosInterpretação de enunciados que envolvem volume de sólidos“Professora, não entendi o problema! O que ele está dizendo?” Essas e outras expressões costumam ser recorrentes em aulas de matemática quando se trabalha com resolução de problemas, principalmente quando em situações que exigem mais leitura e interpretação. Por isso, discute-se, neste artigo, dificuldades apresentadas por estudantes da terceira série do ensino médio quando interpretam enunciados complexos de problemas do ENEM que envolvem volume de sólidos. A partir dos estudos de Polya (1973) e Autor 2, analisa-se dados de um estudo de caso qualitativo, desenvolvido em 2019 com 61 estudantes de uma escola estadual de Itapemirim/ES. Os resultados apontaram que a resolução de problemas pautada na identificação de atributos relevantes auxilia na interpretação de enunciados complexos e possibilita a identificação e a compreensão dos conceitos matemáticos implícitos. Além disso, promove a interação ativa e reflexiva entre professor e aluno durante o processo de produção do conhecimento. Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1382710.30612/tangram.v5i4.13827TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 4 (2022); 25-472595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13827/9124Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Lais Scorziello Feitosa daZanon, Thiarla Xavier Dal-CinVieira, Rônei Sandro2023-03-20T11:05:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13827Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2023-03-20T11:05:42Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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