O ensino das funções trigonométricas através da resolução de problemas com o uso do geogebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Felipe de Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Allevato, Norma Suely Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/14617
Resumo: Esse artigo trata de uma ação realizada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, em que o primeiro autor é professor. Aqui traremos uma aplicação do GeoGebra que foi disponibilizada para a turma com o objetivo de que eles, alunos, iniciassem o estudo de funções trigonométricas. Nessa ação utilizou-se um problema gerador e ao manusear a aplicação e a partir de seus conhecimentos prévios os alunos discutiam as possíveis soluções para os problemas, que os levavam a construir o novo conhecimento “funções trigonométricas”. Este trabalho é de cunho qualitativo e para a Resolução de Problemas utilizamos como referencial as proposições de Onuchic e Allevato (2014). Concluímos que o trabalho com a Resolução de Problemas e o GeoGebra foram facilitadores para a aprendizagem de um novo conceito por parte dos alunos desse estudo e que um problema gerador pode constituir-se a partir das próprias inquietações dos alunos acerca do conteúdo.
id UFGD-9_a70a083d7b737735fd9557cbe75fc061
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14617
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling O ensino das funções trigonométricas através da resolução de problemas com o uso do geogebraEsse artigo trata de uma ação realizada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, em que o primeiro autor é professor. Aqui traremos uma aplicação do GeoGebra que foi disponibilizada para a turma com o objetivo de que eles, alunos, iniciassem o estudo de funções trigonométricas. Nessa ação utilizou-se um problema gerador e ao manusear a aplicação e a partir de seus conhecimentos prévios os alunos discutiam as possíveis soluções para os problemas, que os levavam a construir o novo conhecimento “funções trigonométricas”. Este trabalho é de cunho qualitativo e para a Resolução de Problemas utilizamos como referencial as proposições de Onuchic e Allevato (2014). Concluímos que o trabalho com a Resolução de Problemas e o GeoGebra foram facilitadores para a aprendizagem de um novo conceito por parte dos alunos desse estudo e que um problema gerador pode constituir-se a partir das próprias inquietações dos alunos acerca do conteúdo.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1461710.30612/tangram.v4i4.14617TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 4 (2021); 92-1132595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/14617/8280Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Felipe de AlmeidaAllevato, Norma Suely Gomes2021-12-01T14:23:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14617Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-12-01T14:23:39Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino das funções trigonométricas através da resolução de problemas com o uso do geogebra
title O ensino das funções trigonométricas através da resolução de problemas com o uso do geogebra
spellingShingle O ensino das funções trigonométricas através da resolução de problemas com o uso do geogebra
Costa, Felipe de Almeida
title_short O ensino das funções trigonométricas através da resolução de problemas com o uso do geogebra
title_full O ensino das funções trigonométricas através da resolução de problemas com o uso do geogebra
title_fullStr O ensino das funções trigonométricas através da resolução de problemas com o uso do geogebra
title_full_unstemmed O ensino das funções trigonométricas através da resolução de problemas com o uso do geogebra
title_sort O ensino das funções trigonométricas através da resolução de problemas com o uso do geogebra
author Costa, Felipe de Almeida
author_facet Costa, Felipe de Almeida
Allevato, Norma Suely Gomes
author_role author
author2 Allevato, Norma Suely Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Felipe de Almeida
Allevato, Norma Suely Gomes
description Esse artigo trata de uma ação realizada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, em que o primeiro autor é professor. Aqui traremos uma aplicação do GeoGebra que foi disponibilizada para a turma com o objetivo de que eles, alunos, iniciassem o estudo de funções trigonométricas. Nessa ação utilizou-se um problema gerador e ao manusear a aplicação e a partir de seus conhecimentos prévios os alunos discutiam as possíveis soluções para os problemas, que os levavam a construir o novo conhecimento “funções trigonométricas”. Este trabalho é de cunho qualitativo e para a Resolução de Problemas utilizamos como referencial as proposições de Onuchic e Allevato (2014). Concluímos que o trabalho com a Resolução de Problemas e o GeoGebra foram facilitadores para a aprendizagem de um novo conceito por parte dos alunos desse estudo e que um problema gerador pode constituir-se a partir das próprias inquietações dos alunos acerca do conteúdo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/14617
10.30612/tangram.v4i4.14617
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/14617
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v4i4.14617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/14617/8280
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 4 (2021); 92-113
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480024838144