Funções Quadráticas com o auxílio do software Winplot

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10087
Resumo: Este trabalho tem o propósito de apresentar resultados de um estudo feito com um grupo de 4(quatro) sujeitos: 2(dois) professores da educação básica e 2(dois) alunos da 1ª série do ensino médio. O objetivo principal, utilizando comandos do software Winplot, foi de desenhar alguns tipos de funções quadráticas e promover procedimentos para resolver inequações do 2º grau a partir do conhecimento do gráfico da função f(x) = x2; verificar a aplicabilidade do software, com o seu uso, no sentido de avaliar possibilidades de utilizá-lo para o ensino desse conteúdo, com alunos da educação básica. A metodologia Design Experiments in Educational Research foi escolhida, por conta de ela possibilitar mudanças no desenho original da proposta. Valemo-nos de Shulman (1986), acerca dos conhecimentos dos professores no tocante à docência. Embora as atividades tenham contemplado parte do conteúdo sugerido para ser apresentado na Educação Básica, em relação ao que foi abordado os resultados mostraram-se promissores.
id UFGD-9_b12056c305b66978d92d84ed2fd6b228
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10087
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Funções Quadráticas com o auxílio do software WinplotFunções quadráticas. Software Winplot. Ensino.Este trabalho tem o propósito de apresentar resultados de um estudo feito com um grupo de 4(quatro) sujeitos: 2(dois) professores da educação básica e 2(dois) alunos da 1ª série do ensino médio. O objetivo principal, utilizando comandos do software Winplot, foi de desenhar alguns tipos de funções quadráticas e promover procedimentos para resolver inequações do 2º grau a partir do conhecimento do gráfico da função f(x) = x2; verificar a aplicabilidade do software, com o seu uso, no sentido de avaliar possibilidades de utilizá-lo para o ensino desse conteúdo, com alunos da educação básica. A metodologia Design Experiments in Educational Research foi escolhida, por conta de ela possibilitar mudanças no desenho original da proposta. Valemo-nos de Shulman (1986), acerca dos conhecimentos dos professores no tocante à docência. Embora as atividades tenham contemplado parte do conteúdo sugerido para ser apresentado na Educação Básica, em relação ao que foi abordado os resultados mostraram-se promissores. Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1008710.30612/tangram.v2i4.10087TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 4 (2019); 58-782595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10087/5427Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Paulo Jorge Magalhães2019-12-10T14:49:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10087Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2019-12-10T14:49:33Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Funções Quadráticas com o auxílio do software Winplot
title Funções Quadráticas com o auxílio do software Winplot
spellingShingle Funções Quadráticas com o auxílio do software Winplot
Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
Funções quadráticas. Software Winplot. Ensino.
title_short Funções Quadráticas com o auxílio do software Winplot
title_full Funções Quadráticas com o auxílio do software Winplot
title_fullStr Funções Quadráticas com o auxílio do software Winplot
title_full_unstemmed Funções Quadráticas com o auxílio do software Winplot
title_sort Funções Quadráticas com o auxílio do software Winplot
author Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
author_facet Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Funções quadráticas. Software Winplot. Ensino.
topic Funções quadráticas. Software Winplot. Ensino.
description Este trabalho tem o propósito de apresentar resultados de um estudo feito com um grupo de 4(quatro) sujeitos: 2(dois) professores da educação básica e 2(dois) alunos da 1ª série do ensino médio. O objetivo principal, utilizando comandos do software Winplot, foi de desenhar alguns tipos de funções quadráticas e promover procedimentos para resolver inequações do 2º grau a partir do conhecimento do gráfico da função f(x) = x2; verificar a aplicabilidade do software, com o seu uso, no sentido de avaliar possibilidades de utilizá-lo para o ensino desse conteúdo, com alunos da educação básica. A metodologia Design Experiments in Educational Research foi escolhida, por conta de ela possibilitar mudanças no desenho original da proposta. Valemo-nos de Shulman (1986), acerca dos conhecimentos dos professores no tocante à docência. Embora as atividades tenham contemplado parte do conteúdo sugerido para ser apresentado na Educação Básica, em relação ao que foi abordado os resultados mostraram-se promissores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10087
10.30612/tangram.v2i4.10087
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10087
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v2i4.10087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10087/5427
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 4 (2019); 58-78
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479555076096